A POLÍCIA QUE PROTEGE VOCÊ: PROJETO ESCOLINHA DE CICLISMO MIRIM CALIFÓRNIA



O Projeto Escolinha de Ciclismo Mirim foi idealizado em meados dos anos 2000 pela 3ª Cia do 25° Batalhão de Polícia Militar do Interior, que analisando as particularidades da região e, em especial, a cidade de Osvaldo Cruz, observou que dentre outros aspectos culturais, grande parte da população, sobretudo crianças e adolescentes, utilizava a bicicleta como meio de transporte e lazer sendo constantemente registrados acidentes de transito envolvendo ciclistas em descumprimento às regras básicas de circulação no trânsito. Diante do levantamento, foi gerado o desafio em definir e desenvolver uma iniciativa que fosse capaz de envolver policiais militares e sociedade na busca de mudar os rumos das estatísticas, foi criado o "Projeto Escolinha de Ciclismo Mirim Califórnia" tendo como pilares o Policiamento Comunitário, a prevenção e resolução de problemas com a parceria entre Polícia Militar e Rotary Club, e que ao longo dos quase 20 (vinte) anos de existência do projeto, colheu frutos e se perpetuou até hoje.

Atualmente, as aulas são ministradas por 05 (cinco) Policiais Militares voluntários (Subtenente Carvalho, Sargento Almeida, Cabo Pontes, Cabo Marcelo e Cb Rosimeire). Os encontros acontecem na sede da BCS (Base Comunitária de Segurança) de Osvaldo Cruz, durante 05 (cinco) sábados consecutivos são realizadas instruções sobre comportamento no trânsito durante a condução de bicicletas, conceitos básicos de sinalizações, manutenção básica de bicicleta, pronto socorrismo, educação moral e cívica, educação ambiental, saúde e higiene bucal, conscientização sobre drogas e seus efeitos, bullyng e pedofilia. Após as aulas, a turma que é composta por 20 (vinte) alunos, recebem equipamentos de segurança (capacete e óculos) e saem para um passeio ciclístico pelas principais vias do município, todos uniformizados com camisetas do projeto.

No decorrer dos 20 (vinte) anos, 46 (quarenta e seis) turmas foram formadas pelo projeto, quando é realizada uma solenidade de formatura com a presença de autoridades e familiares. Na conclusão do curso, os formandos recebem um certificado e a carteirinha de habilitação mirim. A cada ano é feita a programação para que aconteçam ao menos duas turmas a cada semestre, a cada termino de turma, os alunos elaboram redações sobre a experiência que tiveram com o projeto e são eleitas duas para receberem a medalha personalizada do projeto. Todas as redações são arquivadas e permanecem no acervo da Base Comunitária

Após os corridos anos de trabalho na execução e continuidade do “Projeto Escolinha de Ciclismo Mirim Califórnia" é justo dizer que ele passou a ser uma eficaz ferramenta de disseminação da filosofia de polícia comunitária sobretudo pela aproximação das crianças e consequentemente toda sua família.

Atualmente o projeto está suspenso por causa da pandemia da COVID-19, as crianças aguardam ansiosamente o retorno.

 

#POLICIAMILITARSP

#AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO

COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

#APOLICIAQUEPROTEGEVOCE


Comentários