"ANIVERSÁRIO CIDADE DE SÃO PAULO". REGISTRO DE MENOS VÍTIMAS NAS RODOVIAS PAULISTAS



O Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), órgão de execução especial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, alinhado ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, realizou entre os dias 22/01/15 e 25/01/16 a Operação Aniversário da cidade de São Paulo. 

Embora não haja comparação do presente feriado com os anos anteriores, (em 2014 caiu no sábado e em 2015 no domingo), tomando por base o Dia da Padroeira (12/10/15), apenas para o índice de mortalidade, 13 vidas foram salvas, perfazendo queda de 65%, uma vez que naquele feriado 20 pessoas perderam a vida contra 07 neste último. 



Resultados de Prevenção de Acidentes de Trânsito 
Sempre com o objetivo de preservar vidas, os resultados demonstram atuação rigorosa na fiscalização de trânsito, retirando de circulação 326 veículos irregulares ou sem condições de segurança. Foram aplicadas 11.923 autuações, dentre as quais mais de 1.700 por não usar cinto de segurança e dispositivos de retenção de crianças; 877 por ultrapassagens em locais proibidos, 427 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool (21 deles foram presos em flagrante); 1.166 documentos diversos foram apreendidos e cerca de 9.900 condutores flagrados em excesso de velocidade. 


Resultados de Prevenção Criminal 
No tocante aos aspectos de prevenção e repressão criminal, foram abordadas mais de 5 mil pessoas, das quais 33 foram presas em flagrante pelo cometimento de diversos crimes, 01 foragido da Justiça fora capturado e reconduzido ao sistema prisional, 04 veículos foram recuperados, 02 armas de fogo foram apreendidas nas mãos de criminosos, e mais de 14 kg de drogas apreendidas (em 2014 foram 36 toneladas, em 2015 mais de 81 toneladas). 

Há ainda muito trabalho educativo e fiscalização por fazer, pois muitos dos acidentes seriam evitados se, tanto os condutores, quanto os pedestres, utilizassem as vias de forma mais defensiva. Como exemplo disso, 73% das mortes registradas decorreram de acidentes no período noturno, quando os condutores deveriam redobrar a atenção, o que, infelizmente, ainda não é uma realidade no trânsito brasileiro. 

#podeconfiarpmesp
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Comentários