PMESP, PENTACAMPEÃ DA CORRIDA DE SÃO SILVESTRE (1942, 1943, 1944, 1945 e 1946). Você sabia?

Realizada no último dia do ano, a tradicional Prova Pedestre da Capital Paulista teve sua 1ª edição em 1925. O interregno compreendido entre a 1ª prova e 1944 é conhecida como “Fase Nacional” do Evento. Seu principal destaque, o Sargento JOAQUIM GONÇALVES DA SILVA (primeira imagem), firmou-se como o 1º Paulista a conquistar o tricampeonato (1942/43/44).

No ano seguinte iniciaria a “Fase Internacional”, com a participação de atletas do Uruguai e Chile. Mais um policial ingressaria na galeria dos vencedores da São Silvestre, com a vitória do Sargento SEBASTIÃO MONTEIRO, em 1945. O uruguaio Oscar Moreira conquista a 2º colocação; o chileno Raul Inostroza, a 3º. Respectivamente, os anos de 1947 e 1948 assistiriam à ascensão dos dois atletas estrangeiros, que seriam os futuros vencedores.

Mas antes desse feito, o Sargento SEBASTIÃO MONTEIRO se consagraria em 1946, pois, além de ser o 1º brasileiro a ganhar a São Silvestre Internacional, emplacaria o bicampeonato da Prova (1945-46).

O momento mágico da São Silvestre para o Brasil sofreria um triste jejum. Por longos 34 anos não houve vitórias de nossos conterrâneos. Somente na edição de 1980 o atleta pernambucano José João da Silva quebraria o tabu, garantindo a vitória ao Brasil, tornando-se o 2º brasileiro a conquistar a Corrida Internacional de São Silvestre.

Os Sargentos JOAQUIM GONÇALVES DA SILVA e SEBASTIÃO MONTEIRO serviam à então Força Policial, nome da Força Pública Paulista no período entre 1940-47, atual Polícia Militar do Estado de S. Paulo.

Um 3º personagem, Sargento LUIZ GONZAGA RODRIGUES, carinhosamente chamado de "SARGENTO GONZAGUINHA", que empresta o seu apelido a outra importante Prova Pedestre na Capital, merecerá um capítulo especial a ser publicado.


Fotos: Acervo/Gazeta Press

‪#‎podeconfiarpmesp‬
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

* Sérgio Marques, pesquisador militar, é Capitão de Polícia Militar. Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB; Bacharel em Direito pela UNIBAN; Pós - Graduado em Política e Relações Internacionais pela FESPSP; Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela APMBB.

Comentários