DEFESA CIVIL INICIA A OPERAÇÃO VERÃO 2014/2015



Ação envolve diferentes órgãos do Governo Estadual e visa a prevenção de danos em consequências de desastres naturais típicos da estação

A Defesa Civil do Estado de São Paulo (CEDEC/SP) lança, na próxima segunda-feira, 1º de dezembro, a Operação Verão 2014/2015 em todo o território paulista, com o objetivo primordial de preservar vidas e também de reduzir danos materiais. A ação, que se estende inicialmente até o dia 31 de março do próximo ano, reúne ações de diferentes órgãos dos governos estadual e municipais.

Durante a Operação Verão, são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), que por meio da otimização dos recursos humanos e materiais disponíveis, tem como finalidade permitir a antecipação aos acontecimentos, facilitando a atuação preventiva frente às situações de risco. Para tanto, a CEDEC/SP promove a articulação entre as secretarias integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil, os órgãos que prestam atendimento emergencial (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros), equipes municipais de defesa civil e a própria comunidade.

Ao todo, são operacionalizados nove planos preventivos, que abrangem os 129 municípios mais vulneráveis do Estado, com vistas a escorregamentos e inundações, sendo dois específicos para inundações (Vale do Ribeira e Região Metropolitana de São Paulo; com 55 municípios) e sete para escorregamentos (Serra do Mar, ABC, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, Campinas, Sorocaba e aglomeração urbana de Jundiaí; com 113 municípios). Além destes municípios todos os demais são diariamente monitorados e assistidos pela Defesa Civil Estadual.

Os PPDCs de escorregamento estão estruturados em quatro níveis (observação, atenção, alerta e alerta máximo), indicando, progressivamente, a possibilidade de ocorrências de escorregamento. Para cada um deles, são previstos procedimentos operacionais preventivos, baseados na análise integrada de três pontos fundamentais que são o acumulado de chuvas dos últimos três dias, que possibilita a estimativa de
que escorregamentos podem começar a acontecer na região; a previsão meteorológica para os próximos dias e as vistorias de campo nas áreas de risco previamente cadastradas.

Por meio desses parâmetros é possível adotar medidas preventivas de alerta à população que se encontra nas áreas de risco e se for o caso, após análise técnica, realizar a remoção preventiva. Este conjunto de aspectos é que indicará em que nível cada município estará durante a operação do plano.

Neste contexto, algumas ações essenciais precisam ser realizadas pelos agentes municipais de defesa civil como leitura diária dos índices pluviométricos, vistorias de campo e preparação para os eventos chuvosos previstos e informados pela Defesa Civil do Estado.

A fim de otimizar esse trabalho realizado pelo município, a CEDEC/SP, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – CEMADEN e Exército Brasileiro, instalaram Plataformas de Coleta de Dados Pluviométricos (PCD’s), conhecidas como pluviômetros automáticos, que possibilitará a produção de alertas mais precisos sobre os riscos das cidades, beneficiando diretamente a população.

Para tanto, cursos de capacitação e treinamento foram realizados ao longo do ano pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, orientando os agentes municipais a sistematizar suas ações, atuando preventivamente e também fornecendo a resposta mais adequada que o caso necessitar.

Nas oficinas específicas para o período do verão os participantes aprenderam a operar os PPDCs (leitura de boletins meteorológicos, alertas por SMS, preenchimento de fichas de vistoria técnica, acionamento de vistoria de órgãos técnicos junto a Defesa Civil Estadual e preenchimento de documentação para decretação de situação de anormalidade), além da síntese das legislações vigentes no Sistema Nacional de Defesa Civil. Essas capacitações são abertas ao público, podendo participar todos os interessados em conhecer o trabalho de defesa civil.

A CEDEC/SP orienta a todos para que tomem os cuidados necessários durante o período de fortes chuvas, atendando sempre para o cenário ao seu redor:

1) em caso de locais com possibilidade de escorregamento de terra, deve-se evitar cortes e aterros nas encostas; não construir próximo ao barranco, quanto maior a distância, maior a segurança; não jogar lixo nas encostas, pois acumula água e quando molhado o solo fica pesado, ocasionando o deslizamento. Quando está se movimentando, o solo dá sinais de perigo como, por exemplo: árvores, postes ou muros inclinados; rachaduras ou trincas e barrigas no terreno. Fique atento e entre em contato coma defesa civil de seu município.

2) em locais sujeitos a inundação deve-se ter sempre, antes da chuva, um lugar previsto e seguro, onde você e sua família possam se alojar; aparelhos elétricos devem estar desconectados para evitar curtos-circuitos; retire todo o lixo e o leve para áreas não sujeitas a inundações. Durante a inundação, deve-se evitar o contato com as águas de enchentes, pois elas estão contaminadas e podem provocar doenças; deve-se ainda evitar transitar durante as chuvas, esperando as águas baixarem e o caminho ficar mais seguro. Nunca tente atravessar de um lugar para outro, durante as enxurradas.

3) em caso de tempestade com raios, se estiver fora de casa, abrigue-se em uma casa, edifício ou em alguma instalação subterrânea, como o metrô; evite lugares abertos, como estacionamentos, praias, campos de futebol; se estiver no mar, rio, lago ou piscina, saia imediatamente; mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água; afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame; evite soltar pipas e não carregue objetos, como canos e varas de pesca; evite andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo. Se estiver em casa, afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; Evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio ou celular); afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.

COMUNICAÇÃO SOCIAL

Comentários