Resgate de 49 pessoas em Paranapiacaba

Um grupo de excursão se perdeu na mata e foram socorridos por policiais militares

Uma excursão com 49 pessoas, sendo 01 guia, 03 professores com alunos e familiares de uma instituição de ensino médio, caminhavam para a Cachoeira da Fumaça, na Região de Paranapiacaba. O grupo se desorientou na mata e, por volta de 19h de ontem(27ABR) chamaram socorro via telefone 190 (Polícia Militar) e 193 (Bombeiro).

Em atendimento à ocorrência, foi acionado para o local um pelotão do COE (Comandos e Operações Especiais) e uma equipe do Corpo de Bombeiros.

Por volta das 03h30min de hoje(28ABR), as equipes localizaram as vítimas. No início da manhã, as que estavam mais debilitadas foram retiradas do local com o auxílio do GRPae (Grupamento Aéreo), o restante está saindo por terra com as equipes do COE, que foram reforçadas com mais um pelotão por volta das 06 horas.
Finalizada a ocorrência, todos foram resgatados, não houveram feridos, o Guia não era credenciado pelo Parque Estadual e ele, juntamente com os organizadores do evento, foram encaminhados pelo policiamento de área para a Delegacia de ,Polícia de Ribeirão Pires para responder por Falsidade ideológica e Periclitação de vidas.

COMUNICAÇÃO SOCIAL

Comentários

  1. Essa é a famosa trilha da FERRADURA, conhecida por integrar a trilha da cachoeira da fumaça (rio das areias, ou sete quedas), com a trilha com a trilha da cachoeira escondida (rio das pedras, ou das onças).

    Ao contrário do que o senso comum julga, é uma trilha tranquila para jovens, com destreza e disposição, contudo foi acometida no mês de março por chuvas intensas que causaram a queda de diversas encostas e consequentemente de diversas trilhas que margeavam as sete quedas que compreendem o complexo da cachoeira da fumaça.

    Desde então diversos grupos, geralmente guiados por pessoas que conhecem a trilha, acabaram enfrentando situações dramáticas e de perigo, pois ao chegar no meio da trilha, depararam-se com obstáculos que só podem ser ultrapassados com auxílio de equipamentos e das técnicas de escalada, rapel, escalaminhada e descalaminhada apropriadas para este tipo de terreno.

    Considerando que por se tratar de um terreno íngreme, que em alguns pontos chega próximo de uma inclinação de 75º, deve-se observar que um trecho escalaminhado pode tornar-se descalaminhável e vice-versa.

    Portanto este tipo de incidente ocorrerá periódicamente, até que algum grupo experiente de trekking, resolva ir até lá abrir novamente a trilha que foi soterrada pelas avalanches que desceram as encostas da serra.

    GPS? Inútil numa situação como esta, pois ao contrário do que a imprensa transmite, sem conhecimento de causa, as pessoas normalmente não se perdem nessas trilhas, o que ocorre é que elas acabam confinadas em locais que possuíam acesso fácil, mas que passaram por algum motivo a ser inacessíveis sem os equipamentos apropriados.

    A solução para o problema vai muito além de julgar, culpar e multar os protagonistas deste tipo de desventuras dramáticas, o que deve ser feito, é o devido reconhecimento de PARANAPIACABA como pólo ecoturístico, eleger guias experientes que estejam devidamente preparados e criar um site com informações, mapas, guia de riscos, guia de primeiros socorros, guia de salvamento, e orientações importantes para que a prática de turismo não se torne um problema para uma vila que vive literalmente do turismo.

    Então eu lhes pergunto, por onde anda o administrator do parque que compreende a vila de Paranapiacaba? Querem uma dica? Ele anda mais preocupado e ocupado com o moto clube que pertence do que com o bem estar das pessoas que levam e geram receita ao vilarejo citado. #LAMENTÁVEL #SADBUTTRUE

    ResponderExcluir
  2. Não é obrigatório se indentificar!
    Para responder aí tirna-se obrigatório indentificar????
    Ou é ou não é obrigatório!
    Mesmo assim o citado moto clube está de parabéns pela organização, já as trilhas....
    Ferredura eu entrei lá horrível,
    Guia que entra com tantas pessoas assim é um animal de for guia credenciado o presidente do moto clube deve sim se manifestar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caso o(a) Senhor(a) se identifique (o que não é obrigatório) a Instituição responderá à solicitação apresentada