APROVADA A LEI DE INGRESSO NA POLÍCIA MILITAR

Na última sexta-feira (22), o Governador Geraldo Alckmin sancionou a Lei Complementar Nº 1291/2016, que rege a entrada de novos candidatos na Polícia Militar. A Lei de Ingresso é uma importante conquista, que há muito tempo vem sendo estudada e pleiteada pelo Comando. Com ela o ingresso passa a ter normas-padrão, não sendo mais necessário esperar o regulamento de cada edital. A Lei Complementar regula o ingresso tanto como Oficial, quanto como Soldado, trazendo segurança jurídica e critério de ingresso. Entre as previsões da nova Lei está a diminuição do limite de altura em cinco centímetros: as mulheres, que antes deviam ter até 160, agora podem ingressar com altura mínima de 155 cm, os homens, de 165 cm para 160 cm. Outra importante previsão legal é o estabelecimento de idade mínima para participar do concurso. Antes, os editais determinavam apenas que o candidato tivesse concluído o Ensino Médio. Com a lei, é preciso que, além de ter fechado o colegial, o ingressante tenha no mínimo 17 anos. Por fim, estabelece ainda a idade máxima para ingresso. A nova legislação determina que os futuros policiais tenham, no máximo, 30 anos para os concursos gerais da PM e 35 para os quadros específicos (Oficiais de Saúde e Músicos). Não há limitação, contudo, de idade para os já policiais, que podem subir de patente sem um limite etário - o soldado ou cabo, por exemplo, podem ingressar na Academia do Barro Branco independentemente da idade.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Comentários

  1. Li em outro artigo , que a idade máxima seria, de 26 anos de idade para o ingresso. Nessa lei complementar , É verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, cara, a lei sancionada pelo governador consta que a idade máxima para concursos do QPPM é até 30 anos.

      Excluir
  2. Olá, tenho 26 anos, e um histórico familiar bem atuante nas forças de defesa. Só não podia tentar o ingresso na PM antes, por possuir tatuagens, mas, isso mudou...
    Desde ontem, uma decisão do STF estipula que nenhum edital de concurso público possa excluir do certame, pessoa que tenha tatuagens, independente de tamanho e local, salvo apenas em casos onde a tatuagem afira contra principios constitucionais. Portanto, desde ontem, minhas esperanças se renovaram, e podem ter certeza que estarei empenhado e fazer o meu melhor, pra poder ingressar nessa respeitada instituição.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Tenho 29 anos, completo 30 em maio de 2017 ainda tenho a possibilidade de tentar uma vaga?
    Ainda estou em dúvida, no máximo 30 anos de idade na data de inscrição ou na data de posse?

    ResponderExcluir
  4. Esta leindo está valendo só para SP ou para outros estados também?

    ResponderExcluir
  5. Se no ato da inscrição o candidato tiver 30 anos, ele pode se inscrever?

    ResponderExcluir
  6. Tenho o nome do meu filho no antebraço, não posso prestar o concurso?

    ResponderExcluir
  7. Minha duvida é a seguinte, aos 17 anos ainda não se tem o Ensino Médio concluído, e tbm não poder ser habilitado, porém é exigido habilitação é o ensino médio concluído

    ResponderExcluir
  8. nossa agora sim me animei as minhas esperanças foi a mil to muinto feliz depois que eu li a diminuiçao do limite de altura para as pm mulheres eu tenho 1,55 eu dou a minha vida por esa proficao eu sou apaixonada, por ela pela farda que os pm usa as mulheres da pm ficao linda de farda eu tenho 19 anos eu escoli esa proficao mesmo cotra tudo e contra todo a minha familia nao queri mas grasa a deus eles aseitarao pois ja sou maior de idade eu ja sei qual o meu caminho na seguir
    e se deus tam bem permiti eu conceguirei, engresa e uma escolha minha esa e a minha desisao

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caso o(a) Senhor(a) se identifique (o que não é obrigatório) a Instituição responderá à solicitação apresentada