Policiais Militares Ambientais do 4º BPAmb realizam apreensão de armas de fogo e pescado irregular em Ubarana


Policiais Militares do 1º Pelotão de Polícia Ambiental, Base Operacional de José Bonifácio, durante fiscalização a uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), ou seja, uma unidade de conservação no município de Ubarana, apreenderam 02 armas de fogo (calibre 32 e 36), 18 cartuchos, materiais utilizados na recarga de cartuchos, 03 aves nativas, 34 quilos de peixes, material utilizado na pesca subaquática (snorkel, nadadeiras, arpões) e redes de pesca. Insta ressaltar que a espingarda calibre .32 é produto de furto no ano de 2006 em uma propriedade rural do município de Lins.

Na tarde desta quarta-feira (04), durante a fiscalização os policiais avistaram duas pessoas em atitude suspeita, pai e filho e, após abordagem, dirigiram-se a residência de ambos que fica ao lado da RPPN e em vistoria apreenderam os materiais descritos, o filho foi autuado pelo crime de pescar quantidades superiores a permitida, sendo aplicada multa de R$ 1.380,00 e responderá pelo crime do art. 34 da Lei 9605/98, o pescado foi doado ao Lar dos Vicentinos de Ubarana. Já seu genitor, foi preso em flagrante pela posse irregular de arma de fogo e munições de uso permitido, conforme art. 12, da Lei 10.826/03 e pelo crime de ter em cativeiro aves nativas, sendo-lhe aplicada multa de R$ 1.500,00 e responderá também pelo crime do art. 29 da Lei 9605/98, sendo conduzido a Delegacia de Polícia de Ubarana, onde o Delegado de Plantão ratificou a prisão em flagrante.

A Polícia Militar Ambiental salienta que com o término da piracema a pesca de espécies nativas e exóticas é permitida, respeitando a cota máxima de 10Kg mais um exemplar por pescador, as medidas, os petrechos e os locais permitidos, conforme Instrução Normativa IBAMA 26/09, além das proibição da captura das espécies Jau e Piracanjuba que estão ameaçadas de extinção.concitando as pessoas a denunciarem tal prática e demais crimes ambientais através do telefone 17 3201-3670.

COMUNICAÇÃO SOCIAL

Comentários