Artigo publicado pelo Capitão PM Ronilson de Souza Luiz, no último sábado (25), no Jornal Diário de São Paulo


Cumprir regras e ter disciplina
 

 O exercício simultâneo da atividade de professor e de policial militar permite-me um olhar privilegiado sobre as questões relevantes para as bases sociais mais urgentes que são saúde, educação e segurança pública. Em sala de aula, tenho repetido, a exaustão, que se pudermos deixar um único legado, um único ensinamento para a próxima geração que ele seja o título deste artigo.

 
Professores e policiais trabalham para a prevenção. A diferença são os métodos ou a metodologia utilizada, além dos recursos disponíveis para a ação. O professor ensina e repete os conceitos, persuadindo de variadas formas. Já os policiais, em regra, orientam e cobram o que deveria ter sido ensinado; exemplo: não matar, não roubar, não traficar. Nas ruas, posso orientar quanto ao trânsito, quanto à prevenção de incêndios, a preservação ambiental, quanto aos locais de maior exposição ao perigo, quanto aos cuidados na praia. Contudo, desrespeitadas estas condutas  entra em ação “a mão visível” e por vezes pesada do Estado.

 
        Zelar pela disciplina em todas as esferas compete a família, mas pode ser reforçada pela escola. Disciplina com os horários, com a alimentação, com a passagem pelo médico, no clube, na Igreja, dentre outras. Com disciplina e cumprindo as regras os demais comportamentos florescem: cidadania; respeito ao próximo; autocontrole diante de situações adversas e busca de alternativas para solução de conflitos sem uso da força física.

Pesquisadores educacionais indicam comportamentos que geram efeitos positivos nas crianças; 1º - o valor que os pais atribuem à educação, 2º - sua capacidade de conversar com os filhos sobre o futuro deles e 3º - a leitura em voz alta com os pequenos.  Professores e policiais atuam, silenciosamente, formando e orientando as próximas gerações para vê-los com vida e saúde, ajudando-nos a praticar a teoria da dádiva que é “dar, receber e retribuir”.

 

Ronilson de Souza Luiz, capitão da Polícia Militar e doutor em educação pela PUC/SP.

Comentários

Postar um comentário

Caso o(a) Senhor(a) se identifique (o que não é obrigatório) a Instituição responderá à solicitação apresentada