COE (Comandos e Operações Especiais) realiza curso contraterrorismo

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, através da Companhia de Comandos e Operações Especiais (COE) está realizando um curso de contraterrorismo, com treinamento específico direcionado para a ação preventiva e repressiva imediata em grandes crises que possam ocorrer no Estado devido à Copa do Mundo.


O curso ocorre no período de 26 de maio a 06 de junho de 2014, cada dia com atividades práticas diferentes a serem desenvolvidas em diversos municípios, como Santos, Guarujá, São Carlos e São Paulo.

Os instrutores, possuem Curso de Interdição Marítima e Contraterrorismo ministrado conjuntamente pelos SEALS (Tropa de Elite dos Fuzileiros Navais Americanos) e Coast Guard (Guarda Costeira Americana), além de Estágio de Intervenção em Estruturas Tubulares ministrada pelo CIGN da França (Groupe d’Intervention de la Gendarmerie Nationale).

Os treinamentos serão sobre Atividades Terroristas no Mundo e no Brasil, Invasão e retomada em ambientes urbanos, Visitas técnicas a Estações de Trens e Metrôs, Invasão e retomada de Trens e Metrô, Invasão e retomada de avião usado para voos nacionais e internacionais, Operações em Ambientes Ribeirinhos, Invasão e retomada de Embarcações e Combate em Ambiente Rural e Mata.

O curso é destinado aos policiais da Companhia que já realizaram o Curso de Operações Especiais da Instituição.

O Objetivo é habilitar as equipes do COE a se manterem em condições de atuar em locais de acesso rural, urbano e atividades ribeirinhas. O treinamento é também em ambientes com infraestrutura crítica: transporte (ônibus, trem, metrô, embarcações/portos e aeronaves), centrais de distribuição de energia e telecomunicações e Estações de Tratamento de Água (ETA).

Ainda possui a sistemática de atuar para eliminar ou mitigar ameaças que orbitam o pouso e decolagem de aeronave do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Toda a Equipe do COE ficará de prontidão. Caso seja necessário, todos os policiais serão empregados durante o período da COPA.
Os pedidos de imprensa e solicitações de imagens e vídeos podem ser direcionados ao e-mail imprensacopa@policiamilitar.sp.gov.br ou imprensapm@policiamilitar.sp.gov.br

Comunicação Social


Comentários