"Pensando Polícia"

Presidente Fernando Henrique Cardoso debate com a Polícia Militar

A Polícia Militar de São Paulo, dentro de seu projeto Pensando Polícia, promoveu, no dia 30 de abril, um debate com o Presidente Fernando Henrique Cardoso. O evento ocorreu no Edifício Cidade 1, no centro de São Paulo e contou com a participação de cerca de 300 pessoas.
 
 
Estiveram presentes no debate representantes da sociedade civil organizada (Núcleo de Estudos da Violência, Sou da Paz, Ouvidoria de Polícia, Universidade Federal de São Paulo, AfroPress, dentre outras), órgãos do governo estadual como Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena da Secretaria da Justiça, além de praças e oficiais de diversas unidades e do Curso Superior de Polícia e Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.
 
 
                                                                    

O Presidente discorreu sobre seu último livro, que trata da formação política do Brasil sob a ótica de renomados pensadores brasileiros (como Joaquim Nabuco, Sergio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro e tantos outros), desde o século 19.




Teceu comentários sobre o processo constituinte de 1988, suas peculiaridades, pressões e composições. Apontou indicações históricos de como o artigo 144 foi formatado.


Quanto à polícia, evidenciou as dificuldades de uma instituição de preservação da ordem pública desenvolver suas tarefas, ressaltando, no entanto, a necessidade de maior interlocução com diferentes segmentos da sociedade civil e respeito aos direitos humanos.







Por fim, discorreu sobre índices criminais e grau de violência no país, demonstrando sua preocupação com tais temáticas.
 
O debate foi coroado de pleno êxito, uma vez que, afora as digressões históricas e acadêmicas, ficou o desafio de a Polícia Militar aperfeiçoar seus métodos de comunicação com a sociedade.

Polícia Militar do Estado de São Paulo
Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos 

Comentários