Começa no dia 6 a exposição fotográfica “Centenário da Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo”


A Mostra em Presidente Prudente prossegue até 15/12 e reúne fotos e dados históricos
A exposição fotográfica “Centenário da Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo” começa no dia 6 próximo, a partir das 17h, no Parque Shopping Prudente, rua Siqueira Campos, 1545, Vila Roberto, Presidente Prudente.

Promovida pelo Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PM, por meio de sua base de Presidente Prudente, ela permanece em cartaz até 15 de dezembro, sendo que nas sextas e sábados, das 18 às 22 horas também haverá a exposição de diversos tipos de equipamentos utilizados pelo helicóptero Águia para o cumprimento de suas missões.
 
A exposição tem como objetivo retratar a trajetória da Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo desde 1913, com a criação da Escola de Aviação da Força Pública no Campo do Guapira em São Paulo até a criação da Base de Radiopatrulha Aérea de Presidente Prudente, com a entrega do helicóptero Águia 16, em 2010.


O público terá contato com algumas fotos das histórias desses cem anos em prol da sociedade paulista.


Histórias como a do avião “São Paulo” em 1925, inteiramente projetado e construído pela Força Pública de São Paulo; do Tenente Chantre, que foi o primeiro mártir da aviação paulista; da epopéia do hidroavião Jahu em 1927, que após diversas tentativas conseguiu atravesar o Oceano Atlântico, podem ser acompanhadas na exposição.


Na tripulação do Jahu, estava o então Tenente João Negrão, da Força Pública de São Paulo. Outra façanha histórica é a dos “Gaviões de Penacho”, um grupo de voluntários, composto por militares da Força Pública e por civis que lutaram por São Paulo na Revolução Constitucionalista de 1932.


A exposição retrata a história da criação do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo em 1984; e por fim, um pouco da rotina desses quase quatro anos de operação do helicóptero Águia na região de Presidente Prudente.


A exposição fotográfica “Centenário da Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo” é uma forma de lembrar a data que irá ser comemorada no próximo dia 17 de Dezembro de 2013

Comentários