POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DOA MAIS DE 33 TONELADAS DE PESCADOS DA PESCA ILEGAL NO LITORAL PAULISTA



Uma equipe da 5ª Companhia Marítima do 3° Batalhão de Polícia Ambiental flagrou uma embarcação pesqueira industrial em atividade ilegal em Ubatuba/SP. Quinze pescadores foram autuados por crime ambiental, resultando em multas que ultrapassam os 26 milhões de reais. A operação se estendeu por mais de 34 horas.

Na manhã do dia 02, durante Patrulhamento Ostensivo e Preventivo Náutico, uma equipe da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3°BPAmb detectou uma embarcação pesqueira industrial realizando pesca no Saco das Bananas, em Ubatuba/SP, área proibida para essa atividade. A embarcação, registrada no Estado do Rio de Janeiro, estava com 15 tripulantes a bordo.

Durante a abordagem, foi constatado que quatro tripulantes não possuíam a carteira de pescador profissional exigida pela legislação. Durante a fiscalização ambiental, os policiais encontraram 33.190 quilos de peixes, predominantemente das espécies espada e corvina, no porão da embarcação.



Após a constatação do crime, a embarcação foi escoltada até um local seguro para a descarga, pesagem e identificação das espécies. Como nenhum órgão pôde receber o pescado como doação durante a noite, os policiais realizaram a descarga, pesagem e destinação do pescado durante toda a madrugada, beneficiando milhares de famílias carentes e em situação de risco nos municípios do Litoral Norte.

O flagrante resultou em 20 Autos de Infração Ambiental, totalizando R$ 26.592.000,00 em multas. Os infratores deverão prestar esclarecimentos à SEMIL – Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

Além das autuações, a embarcação, um barco de apoio e a rede de cerco com 700 metros de comprimento utilizada no crime ambiental foram apreendidos. A operação, que iniciou na manhã da última quinta (02), só foi concluída na noite de ontem (03), após uma série de procedimentos que envolveram abordagem, fiscalização, reboque, escolta, autuações, descarga, pesagem e doação de todo o pescado apreendido.



A rápida atuação das autoridades contribui para a preservação das espécies marinhas!

Denúncias podem ser feitas pelos números:

Litoral Norte: 12 3842-0123 

Litoral Sul: 13 3853-5750

Preservar o Meio Ambiente é Preservar a Vida!

COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP


Comentários