Prevenção ao suicídio de policiais é tema em seminário internacional de segurança

Conferência realizada em Chicago, nos Estados Unidos, contou com a participação da Polícia Militar do Estado de São Paulo

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, representada pelo comandante-geral, coronel Marcelo Vieira Salles, participou da 126ª edição da Conferência Internacional de Chefes de Polícia, que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, entre os dias 26 e 29 de outubro.

Promovido pela (IACP) Associação Internacional dos Chefes de Polícia, o encontro objetivou aprimorar as atividades de segurança pública e otimizar os programas de combate ao crime por intermédio da troca de experiências entre chefes de polícia de todo o mundo.

Na última terça-feira (29), houve um bloco de debates dedicado ao combate ao suicídio de policiais. De acordo com Paul M. Cell, chefe de polícia, presidente da IACP, trata-se de um problema que exige atenção global. “Perdemos muitos dos nossos (policiais) para o suicídio. Precisamos nos comprometer a entregar melhores condições de trabalho aos agentes de segurança”, afirmou.

Durante a apresentação – que contou com a participação de representantes das polícias de Buffalo, New York, Chicago, Los Angeles e da França – foram expostos dados que realçam a importância do debate acerca do tema.

Na França, por exemplo, o índice de suicídio de agentes de segurança é 36% maior do que o registrado pelo restante da população. No mesmo país, 24 policiais tiraram a própria vida apenas nos primeiros seis meses de 2019. Já nos Estados Unidos, por sua vez, foi constatado que mais policiais morrem por suicídio do que no cumprimento de seus deveres. 

“Os líderes das polícias em todo o mundo já identificaram a importância da questão e a necessidade de que ela seja ampla e abertamente debatida. Para tratar efetivamente desta questão é preciso que todos os níveis das forças policiais estejam preocupados com a saúde mental de seus agentes, tanto quanto se preocupam com seu bem-estar e com a sua segurança física”, afirmou o presidente da IACP.

Seminário


O coronel Marcelo Vieira Salles, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo apresentou a estrutura da PM, falou sobre a desarticulação de facções criminosas, as megaoperações realizadas de forma integrada com outros órgãos e programas de combate ao crime, como a Polícia Comunitária, que aproxima a instituição da comunidade.

“Trouxemos a exitosa experiência de São Paulo, expondo aos participantes o tema ‘A Polícia Militar e a redução de 80% dos homicídios dolosos no Estado de São Paulo, nos últimos 20 anos’“, afirmou o coronel Salles, que apresentou a queda dos índices estaduais.

Mesmo com foco na queda das mortes intencionais, que alcançaram nos últimos 12 meses as taxas de 6,20 casos e 6,52 vítimas a cada grupo de 100 mil habitantes, o comandante da PMESP não deixou de mencionar a diminuição dos demais indicadores de criminalidade.

#POLICIAMILITARSP
#AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Comentários

Postagens mais visitadas