“POR QUE PREFERI DORMIR NO FRIO DA NOITE A FICAR NO CONFORTO DE CASA?”


"Poderia ter sido mais uma noite fria, daquelas contra ladrões e brigas de casal, na Vila Formosa. Mas alguma coisa diferente aconteceu – um garoto nos marcou. Perto da meia-noite, fomos procurados por um motorista de ônibus, que falou sobre um menino de aproximadamente dez anos que estava dormindo no último banco do veículo e desconfiou de que ele estaria sozinho. Fui até lá com os outros militares e dei de frente com aquela cena que parecia uma marretada na alma.
Tão pequeno e indefeso, eu o balancei levemente pelo ombro. Ele acordou com aqueles olhos assustados, sem nem imaginar onde estava. Começou a recobrar a consciência, e fizemos perguntas para entender seu paradeiro, mas foi difícil ganhar a confiança — ele sabia o que queria esconder, justamente para não precisar voltar para casa.
O Cabo Aguiar, experiente pelos filhos que tem, fez com que o menino se abrisse e revelasse que não queria voltar, porque seu padrasto, usuário de drogas, agredia e até dizia que se avisasse a Polícia, iria matá-lo. Entretanto, tudo o que sua mãe costumava falar era para fugir, quando os ânimos se esquentassem.
A madrugada caminhava. O Soldado Carvalho, atencioso e solícito, fez algumas ligações e acionou o Conselho Tutelar.
Foi marcante a presença daquele menino; era educado, falava baixo e sabia a hora oportuna de dizer as coisas. Sentou-se conosco para jantar e até nos fez rir com as coisas que dizia. As horas se passaram e, então, sob o agasalho do Policial Militar, ele dormiu em uma cama improvisada.
Contudo, a pergunta que ficava era como um menino de somente dez anos poderia ensinar alguma coisa para nós?! E nos ensinou com maestria, que a vida poderia ser muito complicada desde cedo, obrigando-o a tomar um ônibus numa noite de inverno, em direção oposta à própria casa, tudo porque lá não parece, nem de longe, ser um lar.
O Conselheiro Tutelar chegou e disse que seria necessário encaminhá-lo para o abrigo e levar o caso ao conhecimento do Juiz da Vara da infância.
A madrugada ia chegando ao fim, já estava chegando a hora de ir. O garoto acordou, arrumou suas coisas e se foi. Mas aqueceu nossos corações com paz e nossas cabeças de lições.
Agradecimentos ao Cabo Aguiar, Cabo Maycon, Soldado Tiago, Soldado Carvalho, Soldado Caíque e Conselheiro Tutelar Jurandir.”

— palavras do Sargento Galindo, Comandante de Grupo na 4ª Cia, do 8° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano.
Fato ocorrido em 11 de Julho de 2019.

#POLICIAMILITARSP
#AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMES

Comentários

  1. #acaodocoracao , tá faltando mais amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  2. #acaodocoracao, tá faltando mais amor ao próximo

    ResponderExcluir
  3. São atitudes assim que nos fazem acreditar numa instituição mais humanizada. Parabéns tenho orgulho de vocês.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caso o(a) Senhor(a) se identifique (o que não é obrigatório) a Instituição responderá à solicitação apresentada

Postagens mais visitadas