POLÍCIA MILITAR DIVULGA OS NÚMEROS DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VÍTIMAS OCORRIDOS NO 1º TRIMESTRE DE 2017, NAS MARGINAIS DOS RIOS TIETÊ E PINHEIROS, E INTENSIFICA A FISCALIZAÇÃO COM MEGAOPERAÇÃO DIREÇÃO SEGURA


Nesta quinta-feira (27), o Comando de Policiamento de Trânsito realizará uma Megaoperação Direção Segura nas Marginais dos Rios Tietê e Pinheiros.
A Operação Direção Segura, popularmente conhecida como Blitz da Lei Seca, faz parte de um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas pelo Comando de Policiamento de Trânsito durante a semana em que completa 36 anos de criação, e terá o objetivo de intensificar as ações de polícia ostensiva na maior e mais movimentada via urbana do país, fiscalizando os condutores suspeitos de estarem dirigindo sob efeito de álcool, a fim de garantir o cumprimento das normas relativas à segurança, previstas no Código de Trânsito Brasileiro, evitando acidentes e preservando vidas no trânsito.
A Operação terá início às 23:00h e será realizada em 11(onze) pontos, escolhidos estrategicamente, nas Marginais dos Rios Tietê e Pinheiros, e contará com a participação de 83 (oitenta e três) policiais militares e 53 (cinquenta e cinco) viaturas do Comando de Policiamento de Trânsito e do Canil da Polícia Militar.
Números dos Acidentes de Trânsito com Vítimas no 1º Trimestre:
Nos primeiros três meses deste ano, a Polícia Militar atendeu 367 (trezentos e sessenta e sete) acidentes de trânsito com vítimas, nas Marginais dos Rios Tietê e Pinheiros, foram 133 (cento e trinta e três) acidentes a mais que em 2016, o que representa um aumento de 56%, quando comparados com o mesmo período do ano anterior.
Comparação entre Marginal Tietê e Pinheiros:
A maior parte dos acidentes de trânsito com vítimas ocorridos no primeiro trimestre deste ano, ocorreu na Marginal do Rio Pinheiros. Nesta via, foram atendidos 193 (cento e noventa e três) acidentes de trânsito com vítimas pela Polícia Militar, o que corresponde a 53% do total.
Horário em que os acidentes ocorreram:
Foram atendidos 142 (cento e quarenta e dois) acidentes no período da manhã, no horário compreendido entre às 06:00h e 12:00h, o que corresponde a 40% do total.
Tipos de Vias:
Nas Pistas Expressas de ambas as Marginais, ocorreram 157 (cento e cinquenta e sete) acidentes, o que representa 43% do total.
Dias da Semana:
Em relação aos dias da semana, os acidentes de trânsito com vítimas, ocorreram com mais frequência às sextas-feiras, foram 70 (setenta) acidentes atendidos, o que corresponde a 19% do total.
Tipos de Acidentes:
O tipo de acidente mais frequente neste período, foram as colisões traseiras, representando 57% do total dos acidentes atendidos pela Polícia Militar, nas Marginais Tietê e Pinheiros.
Trecho das Marginais Tietê e Pinheiros que registrou o maior número de acidentes:
O trecho das Marginais dos Rios Tietê e Pinheiros que registrou a maior número de acidentes com vítimas, está localizado entre a Ponte do Jaguaré e a Ponte da Cidade Universitária, onde foram registrados 47 (quarenta e sete) acidentes, em ambos os sentidos, 41 (quarenta e um) deles, envolveram motocicletas. Foi também neste trecho, que foram registradas duas mortes, das três, ocorridas na Marginal do Rio Pinheiros.
Acidentes envolvendo Motocicletas:
Os acidentes envolvendo motocicletas, corresponderam a 78% dos atendimentos, foram 288 (duzentos e oitenta e oito) acidentes envolvendo este tipo de veículo, 116 (cento e dezesseis) a mais que no mesmo período do ano anterior, o que correspondeu a um aumento de 67%.
Atropelamentos:
Já os atropelamentos, representaram 3% dos atendimentos. Foram registrados 10 (dez) atropelamentos, 5 (cinco) a mais que no mesmo período de 2016, o que representou um aumento de 100%.
Foram 4 (quatro) atropelamentos nas Pista Expressas, 4 (quatro) nas Pistas Locais e 02 (dois) atropelamentos sobre as pontes.
Metade dos atropelamentos, ocorreram durante a madrugada, no período compreendido entre a 00:00h e às 06:00h.
A maior parte dos atropelamentos ocorreram na Marginal Tietê. Foram 6 (seis) atropelamentos registrados nesta via, o que corresponde a 60% total.
Um terço dos atropelamentos atendidos pela Polícia Militar na Marginal do Rio Tietê, ocorreram entre a Ponte Júlio de Mesquita Neto e Ponte Freguesia do Ó.
Acidentes de Trânsito com Vítimas (Exceto os Atropelamentos e envolvendo Motocicletas):
Os demais acidentes de trânsito com vítimas, exceto aqueles envolvendo motocicletas e os atropelamentos, representaram 19% dos atendimentos, foram registrados 69 (sessenta e nove) acidentes, 12 (doze) a mais que em 2016, correspondendo a um aumento 21%.
Acidentes envolvendo Caminhões:
Os acidentes envolvendo caminhões, nas Marginais dos Rios Tietê e Pinheiros, tiveram um aumento de 72%. Dos acidentes de trânsito com vítimas, ocorridos nas Marginais, 31 (trinta e um) deles, envolveram caminhões, foram 13 (treze) acidentes a mais que no mesmo período do ano anterior.
74% dos acidentes de trânsito com vítima envolvendo caminhões, ocorreram na Marginal do Rio Tietê, foram 23 (vinte e três) registrados nesta via. Deste total, 07 (sete) deles ocorreram entre as Pontes das Bandeiras e Casa Verde, o que corresponde a 30% dos acidentes envolvendo este tipo de veículo nesta via.
Em relação a este tipo de acidente, 42% deles, ocorreram nas pistas locais das Marginais.
Mortes decorrentes de acidentes de trânsito:
Neste primeiro trimestre, 6 (seis) pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito, 01 (uma) morte a mais que no mesmo período de 2016, representando um aumento de 20%.
Foram 03 (três) mortes na Marginal Tietê e 03 (três) na Marginal do Rio Pinheiros. Todas as vítimas fatais foram motociclistas, do sexo masculino, sendo que 83% deles, com idades entre 18 e 34 anos, e todos conduziam o veículo no momento do acidente.
Dos acidentes que resultaram mortes, neste período, 50% deles ocorreram no período noturno, entre às 18:00h e 00:00h, e nas Pistas Expressas de ambas as Marginais.
Números das Operações Direção Segura realizadas pela Polícia Militar nas Marginais dos Rio Tietê e Pinheiros:
Nos primeiros três meses deste ano, a Polícia Militar realizou 96 (noventa e seis) Operações Direção Segura nas Marginais dos Rios Tietê e Pinheiros, submetendo 6559 (seis mil quinhentos e cinquenta e nove) motoristas ao teste do etilômetro, sendo que deste total, 830 (oitocentos e trinta) motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool ou se recusaram a ser submetidos ao teste.
Dirigir o veículo sob efeito de álcool, foi a sétima infração de trânsito mais constatada durante as Operações de Fiscalização de Trânsito realizadas nas Marginais dos Rios Tietê e Pinheiros, correspondendo à 4% do total das irregularidades constatadas.
O condutor que for flagrado conduzindo o seu veículo sob o efeito de álcool, ou mesmo aquele que se recusar a ser submetido ao teste, será penalizado com uma multa no valor de R$ 2.934,70 e poderá ter o seu direito de dirigir suspenso por um período de 12 meses.

#podeconfiarpmesp
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Comentários

Postagens mais visitadas