Passagem da Batuta

Em solenidade, o Tenente Coronel PM Ezequiel transmite o Comando do Corpo Musical para o Capitão PM Nascimento


Por Carla Pimentel

A partir de hoje (17), o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo tem um novo comandante, o Capitão Elias Batista do Nascimento, que recebeu do ex-comandante Tenente Coronel Ezequiel Alves da Silva a simbólica batuta de metal, representando a tradicional unidade sesquicentenária da Polícia Militar, criada em 1857.

“Quando a gente entra nessa corporação, o nosso interior e o nosso sangue viram policial militar, porém estamos e tão somente passando para a reserva. O time continua jogando e nós estaremos na reserva torcendo, pedindo a Deus que tudo dê certo, que o Corpo Musical continue crescendo e que a nossa Polícia Militar também”, disse o Tenente Coronel sobre o sentimento de passar o comando após 31 anos de serviços prestados.
 
O Corpo Musical foi criado há 158 anos com a missão de entreter a tropa que vivia no quartel. Tinha, na época, apenas 17 soldados e um sargento mestre, número que extrapolou com o passar dos anos assim como a rica história da unidade. “Agora, ela contribui com a filosofia de polícia comunitária, levando alegria para aqueles que não têm a oportunidade de ir a um teatro e ouvir uma boa música, que eleva os sentimentos da alma”, comenta o novo comandante Capitão PM Nascimento sobre a principal função da unidade, ou seja, auxiliar na disseminação da cultura.
 
Presente em grandes eventos, como a inauguração do Viaduto do Chá, Teatro Municipal e importantes comemorações junto à comunidade paulista, o Corpo Musical está distribuído nas maiores cidades do Estado de São Paulo com 12 BRM (Banda Regimental de Música), a Banda Sinfônica, Jazz Band, Camerata (Grupo de Cordas), 1° e 2° Seções de Banda e Coro Masculino, sendo o segundo coral militar mais antigo do mundo, ficando atrás apenas de um coral alemão.
 
Até o mês de maio deste ano, a unidade atendeu 195 serviços musicais para o público interno e externo, e se depender do Capitão PM Nascimento, esse número subirá. “A nossa vontade e desejo são muito fortes em atender cada vez mais as necessidades com relação à cultura junto à comunidade, principalmente nas áreas mais carente e também nas escolas levando o civismo através da música”, disse o novo comandante sobre os planos de expandir as apresentações do Corpo Musical.
 
 




COMUNICAÇÃO SOCIAL

Comentários

Postagens mais visitadas