Um viagem pela história de São Paulo


Descubra o Obelisco do Ibirapuera e os heróis que ali descansam






Por Carla Pimentel
Neste sábado (30), cerca de 370 pessoas receberam um presente da Polícia Militar do Estado de São Paulo em parceria com o editor do blog “Tudo por São Paulo”, Ricardo Della Rosa, que conduziu juntamento com os policiais militares o mergulho pela história do Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932.
O passeio começou com uma introdução do Capitão PM Sérgio Marques sobre a luta conjunta do povo paulista e da Força Pública (atual Polícia Militar); com a presença dos policiais do 1º BPChq (ROTA), Regimento de Cavalaria “9 de julho”, que lutaram na Revolução de 32, além dos policiais militares do CPTran (1º BPTran), do 12º BPM/M e da Sociedade Veteranos de 1932 (MMDC). Alguns policiais estavam com a farda cáqui, vestimenta da época.
Logo depois, Ricardo iniciou a palestra sobre a Revolução de 1932 e o Obelisco. O público também presenciou um ritual militar realizado apenas nas comemorações do feriado de 9 de julho. “Ouvir a corneta dá muita emoção”, contou Tereza Cristina Ferreira Batista, a guia turística de São Paulo e neta de um combatente voluntário da região de São Vicente.
A população ouviu uma breve história de alguns heróis que ali descansam e lutaram bravamente por São Paulo. O professor de história e geografia Caio Francisco Frederico Ramos ressalta que desconhecia muitos detalhes, “fiquei muito satisfeito com a visita”, diz.
O monumento foi reaberto para visitação recentemente, e é uma obra de Galileo Emendabili, que vivenciou um verdadeiro calvário para erigir a obra, a qual somente pôde ser iniciada em 1950, com a redemocratização do país. É importante ressaltar que a Revolução de 1932 não foi um movimento separatista, mas de luta pela por uma nova Constituição Brasileira.
“Eu acho muito importante divulgar a Revolução de 32, vemos tão rápido na escola. Acabamos aprendendo mais a história de fora e pouco do Brasil e de São Paulo”, destaca Tereza. O Obelisco, o segundo maior memorial do mundo em área construída permanece altivo, perene, absoluto apesar do passar dos anos.
O professor Caio descobriu a visita pelo Facebook da Polícia Militar do Estado de São Paulo, se você gostou e quer participar também, fique de olho na fanpage e descubra a história do monumento que diariamente é vislumbrado por milhões de pessoas e confraternize com os policiais conhecendo e tirando fotos nas viaturas, com os cavalos, assim como os 100 alunos que vieram de Araraquara.

COMUNICAÇÃO SOCIAL         

Comentários