Agradecimento de avô com relato de salvamento de seu netinho afogado




CComSoc, Centro de Comunicação Social.

Boa noite.

Inicialmente, eu gostaria de fazer um breve histórico de todos os acontecimentos, que antecederam o acidente com o meu neto Caio.

No dia 18/01/2015, domingo, eu e a minha esposa programamos para meus filhos e famílias e meu irmão e família um churrasco em minha residência.

Estávamos todos na área da piscina, em razão do forte calor que fazia naquele dia.

Por volta de 14h00min, eu decidi sair da piscina com o meu neto, que usava boias em seus braços, para poder dar o almoço a ele e iniciar o nosso churrasco. Antes de começar o seu almoço, meu neto me pediu para que eu tirasse as boias de seus braços. Assim que ele concluiu o seu almoço, solicitei a ele que não fosse à piscina e sim que fosse brincar com a sua mini bicicleta na área próxima à churrasqueira.

Enquanto eu preparava a nossa refeição, na pia da churrasqueira, eu olhei para traz para ver se ele estava brincando com a sua mini bicicleta. Percebi que ele não estava lá e, imediatamente, pedi para que o meu filho mais novo Arthur e sua namorada Thaís que fossem procurar pelo meu neto por todos os locais da casa, inclusive na Rua do Condomínio, em frente de casa.

Quando a namorada do meu filho se direcionava para a área da piscina, ela viu meu neto dentro da piscina. Ao mesmo tempo, eu olhei para o local e vi que ele estava submerso, a mais ou menos, na metade da profundidade da piscina e afundando. Minha nora Kathiuscia (mãe dele), minha cunhada e minha sobrinha estavam no SPA que fica próximo à piscina, mas não perceberam que ele havia entrado na piscina, provavelmente, pela escada de acesso da mesma.

Esta escada possui quatro degraus.

Assim que o avistamos, chamamos a atenção da minha nora e solicitamos para ela que retirasse o Caio da água, urgentemente.

Em seguida, eu e o meu irmão que é médico, descemos para a área da piscina.

Minha nora colocou meu neto nos braços de meu irmão, que começou a fazer os primeiros socorros (Ressuscitação Cardio Pulmonar; RCP). Enquanto eu ajudava o meu irmão com a abertura das vias aéreas do meu neto, solicitei ao meu filho mais novo e sua namorada para que chamassem o Resgate do Corpo de Bombeiros, o mais breve possível.

Assim que os Bombeiros chegaram, eles colocaram a máscara de oxigênio e notamos que a saturação de O2 de meu neto começou a melhorar, rapidamente, chegando a ficar acima de 90 %, antes da chegada do Águia. A saturação de O2, antes da chegada dos Bombeiros, estava em torno de 45 %.

Felizmente, os Bombeiros, durante o percurso até a minha residência, decidiram acionar também a Base de Radiopatrulha Aérea em Campinas (Águia), que chegou em poucos minutos. Em seguida, o médico Dr. Gustavo Trindade e o Sgt PM Ednelson entubaram o meu neto e, após a estabilização dele, embarcaram-no na aeronave para transporte até o HC da Unicamp (vejam abaixo um resumo do relatório do 7º GB).

Segue abaixo a síntese do histórico do atendimento do Caio:

07º GB. Campinas. Fomos acionados para apoio em ocorrência de afogamento. Uma criança de 3 anos de idade se afogou na piscina da residência, ficando submersa por cerca de 5 minutos. Foi retirada da piscina por familiares em PCR. Um dos familiares iniciou processo de RCP.Pousamos em um terreno vazio dentro do condomínio. No local já se encontrava a viatura UR-07103, que prestava os primeiros socorros. Vítima já havia sido revertida da Parada Cardiorrespiratória. Dr Trindade entubou a criança e após estabilização embarcamos a mesma na aeronave para transporte até o HC Unicamp. Apoio no local da CFP Aspirante Marcela e da Viatura I-08215. Vítima: Caio. Mãe da vítima, presente no local.

Chegando ao HC da Unicamp, meu neto foi levado para a Sala de Emergência, onde recebeu mais alguns tratamentos pela equipe de médicos e enfermeiros da

Unicamp. Em seguida, ele foi transferido para a UTI pediátrica para a continuação dos procedimentos de recuperação de meu neto. Lembro-me muito bem, na noite de domingo, quando eu, meu filho Vítor, pai do Caio, e minha nora Kathiuscia nos reunimos com o Dr. Marcelo da Unicamp (médico responsável naquele momento) nos dizendo a respeito da gravidade do estado de saúde do meu neto.

Após, quase 10 dias, de internação, no dia 26/01/15, segunda-feira, meu neto teve alta médica e foi para casa, apenas com uma pequena laringite. Graças a Deus, sem nenhuma sequela.

É com grande satisfação que escrevo esta mensagem para agradecer formalmente ao Corpo de Bombeiros do 7º GB (Taquaral), à Base de Radiopatrulha Aérea em Campinas e a equipe médica e demais profissionais do HC da Unicamp que contribuíram no salvamento do meu neto, dando a ele a oportunidade de continuar a sua vida junto de nós, seus familiares.

Ressalto que todo o atendimento foi prestado de maneira extremamente eficiente, rápida e cortês, desde o atendimento telefônico do 193, que a partir dos dados básicos passados pela namorada de meu filho Arthur, já percebeu a gravidade da situação e tomou a iniciativa de acionar o corpo de bombeiros mais próximo e o GRAU, inclusive retornando a ligação para informar-se sobre o endereço correto e avisar que o helicóptero estava a caminho, os Bombeiros que de pronto mediram os sinais vitais e ministraram oxigênio até a chegada do aeromédico, o piloto do helicóptero que conseguiu pousar em terreno baldio irregular, o médico e o enfermeiro que conseguiram entubar meu neto na primeira tentativa e tomaram todos os cuidados para que ele fosse prontamente transportado para o HC da Unicamp, a atuação da PM aspirante que acalmou minha esposa, que estava bastante nervosa, e mesmo a comunicação entre os diversos profissionais que estiveram na minha casa e que já colocaram a emergência da Unicamp de prontidão. Os médicos da Unicamp enfatizaram que a rapidez no atendimento e o transporte do meu neto até a Hospital, onde recebeu ventilação mecânica, foi importantíssima para a plena recuperação dele.

Após a primeira semana da alta do Caio, eu e a minha família fomos, pessoalmente, ao 7º GB (dia 08/02/15) e à Base de Radiopatrulha Aérea em Campinas (dia 14/02/15), para agradecer às pessoas responsáveis pelo salvamento do meu neto e fomos muito bem recebidos por todos.

Por gentileza, peço que enviem este meu e-mail para o Comandante do Comando de Policiamento do Interior Dois (CPI/2), Coronel PM Marcelo Nagy, para que ele tome conhecimento de mais um caso resolvido pela sua competente equipe de trabalho.

Quero enaltecer esse momento de alegria através de um enorme agradecimento e muitos elogios aos profissionais, policiais militares, comandados por Vossa Sª

Mais uma vez, muito obrigado por tudo que vocês fizeram neste caso e pelo ótimo atendimento nas visitas às suas instalações, ao 2º Sgt PM; Relações Públicas José Henrique Feliciano e ao Sgt PM Ednelson pelas informações solicitadas por mim.

Coloco-me à disposição de Vossa Sª para dirimir quaisquer dúvidas a respeito do acidente com o meu neto.

Alexandre Giareta Conti
Alphaville - Campinas – SP


COMUNICAÇÃO SOCIAL


Comentários