Polícia Militar realiza “Operação Cavalo de aço”




A operação, desencadeada em todo o estado, tem como objetivo fiscalizar motocicletas e seus ocupantes.
Quarta-feira, 2 de julho de 2014_17h40
Monte Mor/SP
Nesta quarta-feira (2), a Polícia Militar de Monte Mor deu início a uma operação já realizada em vários municípios do Estado de São Paulo e pautada para a fiscalização de motos e seus ocupantes.
Denominada "Cavalo de aço", policiais Militares do 2º Pelotão da 4ª Cia do 48º BPM/I, com apoio de equipes de ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) realizam ações na parte da tarde e noite, fazendo blitzs em diversos pontos de Monte Mor. Os policiais vistoriam a documentação da motocicleta e do motociclista, equipamentos de segurança, presença de armas entre outros.
´´Essa medida se faz necessária, já que grande parte dos roubos a estabelecimentos, 'saídas de banco', furtos, roubos de veículos são realizados por indivíduos ocupando motocicletas``. comenta o 1º Tenente da Polícia Militar Tiago Augusto Costa e Silva, Comandante da Operação.
Além do aspecto criminal, a Operação Cavalo de Aço traz medidas educativas e de conscientização no trânsito. Durante as abordagens, os policiais militares distribuem aos motoristas e condutores panfletos contendo dicas de segurança para motociclistas, dentre elas: cuidados com a condução, uso correto do capacete, manutenção do veículo, respeito à sinalização, entre outros.
´´ Outro objetivo da operação é despertar a atenção das pessoas enquanto condutores, para o crescente número de acidentes de trânsito, utilizando-se de panfletos para chamar a atenção dos condutores sobre a necessidade de conduzir seu veículo de forma responsável e prudente``, completa o tenente.
´´Acho muito boa a operação porque esta ajudando a população. Achei boas as dicas de segurança, principalmente sobre o uso de antena e sobre farol sempre aceso``, Luiz Claudio Queiroz Santana, 33 anos, Encarregado Geral.
´´Se é para nos proteger isto é muito importante, pois muitas pessoas transitam em situação irregular. Presencio várias atitudes erradas no trânsito, motos ultrapassando pelo lado direito, causando risco de acidentes``, Priscila Aparecida Nascimento Gomes, 30 anos, técnica de enfermagem.
  A Operação Cavalo de Aço, que também aproxima a polícia do cidadão de bem, continuará até o final de semana e será novamente desencadeada durante períodos específicos de cada mês.

Comentários