MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA DA POLÍCIA MILITAR
É PREMIADA NA CAPITAL DO ESTADO

A iniciativa inovadora do Comando de Policiamento do Interior 5 (8ª Região Administrativa do Estado de São Paulo) com a implantação dos Núcleos de Mediação Comunitária nos 96 municípios da região foi agraciado com o 10º Prêmio Mário Covas.
O Prêmio Mario Covas tem o objetivo de promover práticas inovadoras que aprimorem a qualidade dos serviços públicos. Em sua décima edição, o prêmio reconheceu iniciativas que melhora o acesso da sociedade civil aos serviços disponibilizados pelo Governo do Estado de São Paulo.
O prêmio é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Gestão Pública e apoio da Secretaria da Cultura e Fundação Mario Covas.
Ao total foram mais de 300 concorrentes A iniciativa dos Núcleos de Mediação Comunitária da Polícia Militar concorreu na categoria “Inovação em Gestão Estadual”, sendo um dos seis ganhadores na categoria.
A solenidade que congratulou os vencedores ocorreu na noite de 30 de junho de 2014, na Sala São Paulo. O evento contou com a presença de diversas autoridades.  Da nossa região estiveram presentes o Comandante do Policiamento do Interior 5, Coronel Azor Lopes da Silva Júnior, acompanhado dos Comandantes dos Batalhões contemplados com os Núcleos de Mediação Comunitária.
O que é a Mediação Comunitária?
A mediação tem como propositura a desconstrução dos conflitos, sejam eles atuais ou potenciais, restaurando a relação entre as pessoas e a co-construção de uma solução.
A mediação não busca substituir o Poder Judiciário, tampouco visa diminuir o número de processos; não é atividade jurídica, mas comunicativa e pacificadora. Tendo um alcance social amplo, ela fomenta a cidadania e a contenção de conflitos interpessoais na sua origem (na comunidade), evita-se a eclosão de violência e crimes graves. Em suma, evitando-se pequenos desentendimentos, evita-se a escalada da violência.
A Polícia Militar pedagogicamente alavanca, com a implantação dos Núcleos de Mediação, um movimento de construção do verdadeiro senso de pertencimento social. Nesses Núcleos, o MEDIADOR – um Policial Militar, capacitado pela Polícia Militar e pelo Ministério da Justiça/SENASP no campo da mediação de conflitos, com fundamentos de Psicologia e Programação Neurolinguística – é um facilitador entre as partes na busca da solução, conduzindo ao diálogo e fazendo-os perceber que o conflito nasce do comportamento recíproco. Cada um refletirá sobre a parcela de responsabilidade para a construção de uma nova relação.

“Não se pode resolver antigas questões com as mesmas práticas do passado. A mediação é uma nova forma de prevenção da violência e da criminalidade” - Coronel PM Azor Lopes da Silva Júnior, Comandante.

Destaca-se a fundamental parceria do Poder Público Municipal para a sedimentação desta iniciativa, em especial em São José do Rio Preto, onde os Núcleos de Mediação Comunitária funcionam nos espaços municipais “Núcleos da Esperança”.
Polícia Militar e Comunidade: Juntos somos fortes!





São José do Rio Preto, 01 de julho de 2014.
Relações Públicas do Comando de Policiamento do Interior 5
Av. Dos Estudantes, nº 1980, Boa Vista, São José do Rio Preto

(17) 3231-7771 ramais 214/229

Comentários