Policiamento Ambiental faz curso em Curitiba-PR

Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo participou do 1º Curso Nacional de Acreditação Policial em Proteção dos Animais - CNAPPA




No Período de 14 a 17 de outubro, foi realizado em Curitiba, o I Encontra Nacional de Acreditação Policial em Proteção dos Animais, sob coordenação da Universidade Federal do Paraná e em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná e a Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal - ABMVL.
Esse Curso teve por objetivo capacitar agentes das forças de segurança para atuarem no combate aos maus tratos em animais, por isso foi montada uma grade curricular com abordagem dos aspectos legais, medicina legal, inclusive com 03 palestrantes internacionais e muito conhecidos, contenção e manejo de animais, e ainda, riscos de contaminação biológica e química, decorrentes da atuação nesses crimes.

Inúmeras instituições também colaboraram com o Curso, socializando suas experiências no combate aos maus tratos aos animais. Como representante designado pelo Coronel Nomura, Comandante da PM Ambiental paulista, o Cap Marcelo Robis F. Nassaro abordou as experiências paulistas, as dificuldades no atendimento dessas ocorrências, além de sugerir alterações institucionais e legais para propiciar maior empenho no combate a esses crimes.

O mais importante, no dizer do Cap PM Robis foi " verificar as mudanças institucionais diante do reconhecimento da ocorrência de maus tratos aos animais como um crime de violência e mais, que precisa ser atendido não apenas porque consta como crime, no art. 32 da Lei de Crimes Ambientais, mas porque cada vez mais se entende esse crime como um indicador de violência na família e também de prevenção a crimes violentos futuros, inclusive que está descrito no livro Maus Tratos aos Animais e Violência Contra as Pessoas - Aplicação da Teoria do Link nas Ocorrências da Polícia Militar paulista" de sua autoria. Continou o Cap Robis: "A Dra Melinda Mercke, uma dos palestrantes internacionais e muito prestigiada por suas ações na investigação dos crimes contra animais nos Estados Unidos foi categórica em reconhecer o Link como científico, e já amplamente utilizado no exterior".
A surpresa veio no final, quando o Cap PM Robis foi homenageado pela turma para ser o primeiro patrono do Curso, reconhecimento dos demais por suas colaborações como palestrante, autor de bibliografia sobre o tema, e enfim, por sua atuação sempre institucional na proteção dos animais.

Também compuseram a comitiva paulista o 1º Ten PM Leandro Ribeiro de Camargo Bauer, o Cb PM Paulo Adriano e a Sd PM Vanessa Rossi, todos do Comando de Policiamento Ambiental.


 

Comentários

Postagens mais visitadas