Nota de Esclarecimento sobre matéria publicada em 23 de Janeiro de 2013, no Diário de São Paulo

A Polícia Militar do Estado de São Paulo lamenta todo o reflexo gerado pela redação infeliz de um documento administrativo elaborado pelo comandante da 2º Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar do Interior, que proporcionou interpretações de natureza racista.


O oficial equivocou-se ao replicar na ordem se serviço o mesmo teor da solicitação de abordagem de pessoas em atitudes suspeitas, feita por moradores de bairros próximos ao aeroporto de Viracopos, na cidade de Campinas.

A ordem de serviço foi revogada imediatamente pelo comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

Os fatos estão sendo apurados administrativamente.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo ressalta que um dos principais valores da instituição é a defesa integral dos direitos fundamentais do homem, sem qualquer discriminação de raça, cor, opção religiosa ou orientação sexual.

Comunicação Social da PMESP 


Comentários

  1. Não acho o documento racista, só segue as características de ocorrência da região se e esse perfil que vem causando problemas, é ele que tem que se dar mais atenção, pois o mesmo poderia ocorrer a branco, asiáticos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Sou Negro, Sou Branco, Meu Filho Recém Falecido, Era Transparente, Mas Só Viveu por 18 Anos Graças ao Sangue de Muitos Amigos Negros, de Boa Indole e de Bom Coração Que Nos Ajudaram Com Seu Precioso Sangue.
      Necessário Consignar Também Que a PM, Está Repleta de Bons Policiais Negros, Portanto esta "Ordem de Serviço", Deveria Trazer Esta Lembrança do Comandante da PM, dos Seus Amigos Companheiros de Farda, Se é que Ele Os Considera Como Amigos!
      Isso é Deprimente, Ridículo, Desumano, Lembrando Que O Comandante Em Questão deve Responder Tal Qual Qualquer "Cidadão" Com Fundamento No Artigo. 20, da LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989. "in verbis":

      Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)
      Pena: reclusão de um a três anos e multa.

      Estamos Em Pleno Século XXI, Qualquer Forma de Discriminação Deve Ser Banida e Punida na forma da Lei, Lembrando que a Constituição Federal Em Seu Artigo 5, Versa Que Todos os cidadãos São Iguais Perante a Lei, "Data Venia" o Comandante Que Oficiou tal Ordem, Não Goza de Pressupostos Que Impeçan-no de Responder Nos Termos da lei e do que versa a Constituição, Aos Crimes de Racismo.

      Marcos M.S.Batista de Oliveira

      Excluir
    2. Não é racista de forma alguma, pois trata especificamente das características de determinado grupo que já foi visto praticando crimes em determinada região, não é uma suposição nem uma generalização sobre todas as pessoas pardas ou negras. Caso fossem mulheres loiras assaltando lojas em shopping também não poderiam ser descritas porque seria uma discriminação contra todas loiras? Francamente, não deveria se dar tanto crédito a essa situação em que basta possuir uma capacidade elementar de compreensão de textos para esclarecer qualquer dúvida.

      Excluir
  2. Quando é irradiado na rede, para ficar com vistas a um homem alto, de aproximadamente 30 anos de cor branca, gordo nas imediações do local tal .., não configura então racismo contra branco e gordo, o problema é que o racismo está justamente na cabeça dos intelectualóides de procendência afro, infelismente eles mesmos se segregam, cotas em faculdades, cotas em serviço público e outras coisas eles não falam que é racismo, eu só queria entender????

    ResponderExcluir
  3. se for comunicado via copom caracteristica de por ex 1 branco 2 negros altura e tudo mais nao vejo racismo

    ResponderExcluir
  4. Pra mim ele apenas transmitiu para as patrulhas as características de um determinado grupo que atua na região, como ocorre nos rádios comunicadores das vtr, ex: "indivíduo pardo, camisa verde, alto, baixo, gordo, magro, branco, japonês, etc... Não vejo polêmica nenhuma, pra mim a imprensa está querendo arrumar notícia onde não tem. E na minha opinião a PM não deveria se desculpar.

    ResponderExcluir
  5. qualque que seja interpretação que ofenda alguem deve mesmo ser revogada alias nem deveria ser criada tal ODS.

    ResponderExcluir
  6. Bando de falsos moralistas. Ninguém pode falar mais nada que ofende alguém. É triste.

    ResponderExcluir
  7. espero de coraçao que o cmt nao tenha nenhum tipo de repreensao ou seja transferido tendo em vista que em minha concepçao , o documento em momento algum teve indicio de preconceito, agora no brasil ta muito cheio de coitadinhos indefesos e cheios de direitos... Se algum negro se ofendeu foi sem motivo.. Tem que mudar entao pois so os negros tem direitos no brasil, se o documento tratasse de brancos ou asiaticos que costumam andar em 5 pessoas mais ou menos praticando delitos estaria tudo bem?Bando de hipocritas quem questionou o documento

    ResponderExcluir
  8. ESTE NEGÓCIO DE RACISMO JÁ ESTÁ VIRANDO PALHAÇADA, TALVEZ O RACISMO ESTEJA NO CORAÇÃO DE QUEM INTERPRETA UM TEXTO MUITO MAIS DO QUE NO TEXTO PROPRIAMENTE DITO, O OFICIAL NÃO SERIA IDIOTA AO PONTO DE DELIBERADAMENTE ELABORAR UM DOCUMENTO DE CUNHO RACISTA EM NOME DA INSTITUIÇÃO EXCETO POR ERRO DE DIGITAÇÃO E INTERPRETAÇÃO. ESTES PSEUDO MORALISTAS TEM MAIS É QUE PROCURAR O QUE FAZER. A POLICIA MILITAR TEM QUE SER RESPEITA PELO SEUS 182 ANOS DE EXISTÊNCIA EM DEFESA DO POVO PAULISTA, AFINA É A ÚNICA INSTITUIÇÃO PÚBLICA (ÚNICA) QUE ATENDE O CIDADÃO A PARTIR DE UM SIMPLES ACENO DE MÃO DO CIDADÃO, SEJA ELE QUEM FOR, DISPENSANDO QUALQUER OUTRO TIPO DE ATO BUROCRÁTICO ANTERIOR, EU DESAFIO A QUALQUER CIDADÃO TENTAR ACIONAR QUALQUER OUTRA INSTITUIÇÃO E SER ATENDIDO ATRAVÉS DO MESMO RECURSO. ESTES PSEUDO DEFENSORES DAS MINORIAS QUE QUEREM NOTORIEDADE.
    2ºTenPM PONTES - VETERANO DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.

    ResponderExcluir
  9. Nós estamos com excesso de zelo. Isso vai nos arruinar. Nosso povo foi tão oprimido, ainda o é, contudo nos foi dada a pseuda liberdade e aqui estamos, invertendo valores cotidianamente, respeitando direitos que não existem e desrespeitando outros por ora solidificados na nossa lei magna. Onde vamos parar... Eu sei. Mas será que mais alguém sabe?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caso o(a) Senhor(a) se identifique (o que não é obrigatório) a Instituição responderá à solicitação apresentada