Rebelião de presos em 9 de Julho não passa de boatos, é o que verificou o Centro de Inteligência da PMESP.

Nos últimos dias, tem circulado por e-mails e pelas redes sociais da Internet, uma mensagem com o título ALERTA GERAL, cuja fonte se atribui a um policial militar (sem identificação) e na qual se afirma que um preso da Penitenciária de Marília-SP noticia a iminência de rebeliões em presídios e ataques a policiais militares e instalações da Polícia Militar.

É evidente que a Instituição trata de todas as informações que lhe chega com absoluta responsabilidade, procurando constatar a procedência e, acima de tudo, a veracidade, especialmente quando dizem respeito à segurança de nossa tropa.

Após levantamentos do nosso Centro de Inteligência, foi possível constatar que se trata de INFORMAÇÕES FALSAS, de um mero BOATO. Verificou-se que o suposto autor da carta nunca esteve na Penitenciária de Marília, entre outras impropriedades observadas.

A mensagem em questão é um Spam,termo usado para se referir aos e-mailsnão solicitados e que são enviados para um grande número de pessoas. Eles estão diretamente associados a ataques à segurança virtual do usuário, sendo um dos grandes responsáveis pela propagação de vírus e golpes pela Internet.

Por conta da propagação indevida dessa mensagem, o Comando da Polícia Militar tem sido acionado para dar explicações às autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e à Imprensa em geral.

Lembramos que somos profissionais de segurança pública e nossa missão é proteger as pessoas. A difusão de informações falsas vai no sentido contrário, causando um clima de tensão e de insegurança dentro da Instituição e na Sociedade. Por essa razão, conclamamos a população e os nossos policiais militares a contradizerem as especulações originadas por essa divulgação infundada.

 
Coronel PM Roberval Ferreira França
Comandante-Geral da Polícia Militar de São Paulo

Comentários