Polícia de SP detalha estratégias de combate aos arrastões



Autoridades também apresentaram balanço positivo de ações no Dia dos Namorados
Representantes das Polícias Militar e Civil do Estado de São Paulo e das Associações de Bares e Restaurantes se reuniram nessa quarta, 13, para detalhar as estratégias de combate aos arrastões em estabelecimentos.  Para atuar imediatamente nesse tipo de combate, a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo está nomeando uma comissão permanente, que terá reuniões semanais ou quinzenais. 


Dentre as ações que serão realizadas pela Comissão, estão: análise de riscos, adequação de um conjunto de boas práticas e respostas aos riscos, identificação das áreas mais vulneráveis e desenvolvimento de um mapa do crime com análise de tendências. Em conjunto, essas ações devem fazer com que a policia se antecipe aos criminosos e desenvolva estratégias específicas para os comandos locais. Também serão elaborados três índices: um de sensação de segurança, outro de confiança no trabalho da polícia e um terceiro sobre indicadores criminais.

Segundo Marcos Carneiro, delegado-geral da Polícia Civil, a cidade de São Paulo é uma metrópole onde os moradores têm como uma das principais atividades de lazer frequentar bares e restaurantes. "Esses estabelecimentos também ofertam muitas vagas de emprego, por isso estamos priorizando o combate a esse crime para proteger quem está trabalhando e quem está se divertindo."

O projeto de vizinhança solidária, também anunciado ontem, será implantado inicialmente no bairro do Itaim. Haverá um cadastro de moradores e reuniões e palestras de sensibilização sobre o tema. "A polícia chega nos bandidos através de informação. E a ajuda dos proprietários de bares e restaurantes foi importantíssima", disse Carneiro.

Do Portal do Governo do Estado 

Comentários

  1. não é justo criticar o trabalho das forças de segurança publica em sao paulo.

    é necessário que haja investimento em cameras de vigilancia publica, centros de controle e pessoal adicional para fazer um patrulhamento remoto em tempo real.

    usando esta inteligencia em tempo real o policiamento poderá dominar a situação no momento de tentativa de fuga após o crime.

    a solução para a segurança publica de sao paulo consiste em dar as ferramentas de vigilancia e o mandato para as forças de segurança usarem-nas.

    a população civil, o governo e as organizações não governamentais têm de entender, aceitar e concordar que a vigilância pública não caracteriza invasão de privacidade. quem está em via pública abriu, espontaneamente, mão desta forma de privacidade.

    o cidadão de bem não teme o escrutínio - reconhece a sua necessidade social.

    o clássico policiamento físico ostensivo não é suficiente numa cidade do tamanho de sao paulo com altissimo numero de pessoas trafegando em todos os horarios em inumeras vias publicas.

    precisamos de uma manta de cobertura com imagens de video em tempo real para que o policiamento possa ser pró-ativo e mais eficiente e o risco aos proprios policiais, menor.

    se não for possível escapar, os criminosos não tentarão cometer este tipo de crime. a garantia da apreensão é a melhor medida preventiva ao crime.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caso o(a) Senhor(a) se identifique (o que não é obrigatório) a Instituição responderá à solicitação apresentada