Contraponto a respeito de matéria divulgada

Em resposta a matéria jornalística divulgada no Jornal Folha de São Paulo e no site UOL, intitulada " 38% dos arrastões foram perto da polícia", a respeito da proximidade entre instalações físicas da Polícia e locais onde houve crimes contra o patrimônio, particularmente bares e restaurantes, a Polícia Militar tem a apresentar os argumentos que seguem abaixo:


            A Polícia Militar do Estado de São Paulo esclarece que os Quartéis constituem pontos físicos de instalação dos seus profissionais e materiais, com o objetivo de operacionalizar a sua atividade fim, qual seja, a do policiamento ostensivo e preventivo fardado. O serviço precípuo, dessa forma, apenas é alcançado com a efetiva atividade de patrulhamento, foco das estratégias de intervenção e dos programas de policiamento concebidos.
            Dessa forma, apesar das nossas instalações físicas exteriorizarem a ação de presença da Polícia Militar, sua finalidade é acessória no tocante à modalidade de policiamento doravante citado.
            As denominadas ocorrências de “arrastão” (roubos em estabelecimentos comerciais) são oriundas de um fluxo de modos de operação de criminosos especializados na prática de delitos contra o patrimônio onde, após a avaliação do custo benefício, optam por executar essa modalidade de crime.
            A eficiência de uma ação concreta na área de segurança pública depende de uma atuação conjunta de diversos setores da sociedade. Compete à Polícia Militar otimizar seus programas de policiamento com fulcro em potencializar as  ações ostensivas, inibindo os criminosos à praticarem essa espécie de roubo.
            Entretanto, outros atores sociais também devem ter consciência da importância na atuação de seus papéis para reduzir essa ação criminal. Os cuidados e precauções dos cidadãos ao adentrarem qualquer estabelecimento comercial (observar pessoas com atitudes suspeitas, não exibir dinheiro publicamente), aliado à instalações de barreiras físicas (portas de aceso controladas) e humanas (segurança, monitoramento, entre outras) nesses estabelecimentos comericais são medidas que, além de inibir a ação desses criminosos, criará dificuldades para que esses infratores adentrem à esses locais, possibilitando o acionamento da Polícia Militar (via o número telefônico 190), a chegada da Equipe PM e a consequente detenção desses indivíduos.
            Nesse contexto, reforçamos que o contato imediato com nosso Centro de Operações (COPOM) é primordial para que esse tipo de ocorrência possa ser solucionado de forma imediata, ainda no local de sua prática. A rápida ligação para o número 190, repassando ao atendente o local, as características física e o modo de atuação desses criminosos, permitirá uma intervenção eficiente, eficaz e, sobretudo, célere, já que o tempo reposta para a chegada de uma Equipe ao local dos fatos orbita num período variável entre 03 e 05 minutos.


Centro de Comunicação Social da Polícia Militar.
São Paulo, 12 de junho de 2012.

Comentários