Polícia Militar Rodoviária Realiza "Operação Carnaval - 2012"





A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, através da ação coordenada das unidades da Polícia Militar do Estado de São Paulo, como o Comando de Policiamento Rodoviário, juntamente com o Comando de Policiamento de Choque, o Grupamento Aéreo e as Unidades de Policiamento Territorial, das 19h00 de 17 de fevereiro de 2012 (sexta-feira) até as 12h00 de 22 de fevereiro de 2012 (quarta-feira), desencadearão a “Operação Carnaval - 2012”, reforçando o policiamento em todo o estado e a fiscalização de trânsito nos mais de 22.000 km de rodovias estaduais paulistas durante todo o feriado prolongado, ocasião em que se comemoram os festejos carnavalescos sendo previsível um grande movimento de veículos, principalmente naquelas rodovias que demandam da capital em direção ao litoral, assim como também naquelas que levam ao Interior do Estado.







A “Operação Carnaval” será realizada em consonância com a Secretaria Estadual de Logística e Transportes, conjuntamente ao DER, a DERSA, a ARTESP e as Concessionárias de rodovias.

EFETIVO
O Policiamento Rodoviário permanecerá em regime especial de trabalho, com redução de folgas e emprego do efetivo administrativo em apoio, perfazendo mais de 4.000 policiais que atuarão diuturnamente nas rodovias do Estado, com aumento de 80% na presença policial nos horários de maior volume de tráfego.

UNIDADES ENVOLVIDAS
Estarão empenhadas na Operação todas as unidades do Policiamento Rodoviário, ou seja, os 5 (cinco) Batalhões de Polícia Rodoviária, sediados respectivamente em São Bernardo do Campo, Bauru, Araraquara, Jundiaí e Sorocaba, além do Comando sediado em São Paulo e de outras unidades da Polícia Militar. As ações de prevenção aos ilícitos penais e de fiscalização e monitoramento do trânsito serão levadas a efeito pelas equipes em terra, no ar e através de equipamentos eletrônicos.

EQUIPAMENTOS
Os policiais empregarão cerca de 1.000 (mil) viaturas de quatro e duas rodas, aeronaves, 349 (trezentos e quarenta e nove) etilômetros, dentre passivos e tradicionais (popularmente conhecidos como "bafômetros") para a fiscalização da alcoolemia, 100 (cem) radares móveis para a fiscalização de velocidade, binóculos para a fiscalização de infrações em movimento, principalmente de motociclistas, além de efetuarem o monitoramento das rodovias por intermédio das câmeras dos CCO – Centros de Controle Operacional das Concessionárias e do COI – Central de Operações e Informações do DER.

Salientamos também, que os policiais militares farão uso do Sistema Inteligente de Fiscalização (radares inteligentes), os quais estão instalados em 42 pontos do Estado, destacando que os equipamentos estão integrados a um sistema que permite a interligação de informações constantes em diversos bancos de dados, promovendo o monitoramento dos veículos que trafegam nas principais rodovias do estado de São Paulo, constituindo-se em mais uma ferramenta que contribui para a segurança dos usuários das rodovias.




ÁLCOOL X TRÂNSITO:
A exemplo de outras operações especiais, e com o objetivo de reduzir o número de acidentes e de vítimas, os policiais dispensarão atenção especial à fiscalização do consumo de bebidas alcoólicas (ou de substâncias de efeitos análogos) nas Operações Direção Segura (ODS) promovidas por toda a Polícia Militar do Estado de São Paulo, nas fiscalizações de rotina e nos atendimentos de eventuais acidentes de trânsito.

A Polícia alerta que o motorista flagrado dirigindo sob a influência de álcool será penalizado com multa de R$ 957,70, retenção do veículo e suspensão do direito de dirigir por doze meses, além de responder criminalmente pela sua conduta, dependendo das circunstâncias, com pena de detenção de seis meses a três anos.

FLUIDEZ
A fluidez no trânsito será garantida por operações específicas em conjunto com o DER, a DERSA e as Concessionárias, sendo que a fiscalização priorizará as infrações dinâmicas, ou seja, aquelas cometidas em movimento, tais como o uso indevido do acostamento, a ultrapassagem em locais proibidos pela sinalização etc, as quais além de gerar risco de acidentes prejudicam a fluidez do trânsito.

AÇÕES DIRECIONADAS
Em razão do aumento do fluxo de veículos em direção as cidades litorâneas e estâncias turísticas, o policiamento rodoviário, no decorrer da Operação postará as equipes em locais estratégicos das rodovias e desenvolverá ações direcionadas com enfoque especial a fiscalização do uso de álcool pelos motoristas, aos motociclistas e à fluidez do tráfego.
Aos motociclistas as orientações são no sentido de que não transitem entre as faixas de rolamento nas rodovias, mantendo distância segura dos demais veículos na via.

DIAS E HORÁRIOS DE MAIOR MOVIMENTO
Durante os feriados prolongados as rodovias registram um aumento médio de 30% no movimento, sendo que em alguns esse aumento pode ultrapassar 100%, sendo conveniente evitar, de forma geral, viajar nos seguintes dias e horários:
- 17/02 – Sexta-feira, a partir das 19h00 até 02h00 do dia 18/02;
- 18/02 – Sábado, das 07h00 às 18h00;
- 21/02 – Terça-feira, a partir das 12h00 até 02h00 do dia 22/02;
- 22/02 – Quarta-feira, das 06h00 às 14h00.

ATENDIMENTO À IMPRENSA:
De forma a agilizar o atendimento aos órgãos de imprensa por parte do Policiamento Rodoviário, as solicitações de informações e entrevistas devem ser feitas com a maior antecedência possível através de registro de protocolo de atendimento na Sala de Imprensa da Polícia Militar. Os pedidos podem ser formulados, preferencialmente, pelo e-mail imprensapm@policiamilitar.sp.gov.br ou pelos telefones (11) 3327-7063 / 7064.

RECOMENDAÇÕES:
O Comando de Policiamento Rodoviário recomenda cuidados especiais, dentre os quais é possível destacar:
• o planejamento adequado da viagem, com a definição do itinerário, anotação de telefones de emergência, localização das bases da Polícia e de pontos de apoio para eventuais paradas;
• a revisão das condições gerais do veículo antes de iniciar a viagem, com atenção especial aos equipamentos obrigatórios, sistema de iluminação e sinalização do veículo, combustível e documentação de porte obrigatório;
• o respeito à proibição da ingestão de bebidas alcoólicas ou de outras substâncias que alterem a capacidade de direção do veículo;
• a rigorosa observância das normas e da sinalização de trânsito, especialmente quanto aos limites de velocidade e às ultrapassagens em locais proibidos;
• que não iniciem ou prossigam a viagem cansados ou com sono;
• a utilização dos faróis baixos acesos também durante o dia nas rodovias, prática que promove maior visibilidade aos veículos;
• ao viajar acompanhado por crianças, o condutor deverá atentar para o uso correto dos dispositivos de retenção, conforme previsto na Resolução 277/08 do CONTRAN:
1. As crianças com até um ano de idade deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “bebê conforto ou conversível”, acondicionado no veículo, em sentido oposto ao da marcha do veículo.
2. As crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “cadeirinha” .
3. As crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado “assento de elevação”.
4. As crianças com idade superior a sete anos e meio e inferior ou igual a dez anos deverão utilizar o cinto de segurança do veículo.
5. Observações:
Quando a quantidade de crianças com idade inferior a dez anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro é permitido o transporte da criança de maior estatura no banco dianteiro, desde que utilize o dispositivo de retenção.
No caso de veículos que possuem somente banco dianteiro também é permitido o transporte de crianças de até dez anos de idade utilizando sempre o dispositivo de retenção.
Para o transporte de crianças no banco dianteiro de veículos que possuem dispositivo suplementar de retenção (airbag), o equipamento de retenção de criança deve ser utilizado no sentido da marcha do veículo. Neste caso, o equipamento de retenção de criança não poderá possuir bandejas ou acessórios equivalentes e o banco deverá ser ajustado em sua última posição de recuo, exceto no caso de indicação específica do fabricante do veículo.
No caso de motocicletas, motonetas e ciclomotores o Código de Trânsito Brasileiro estabelece no artigo 244, inciso V, que somente poderão ser transportadas nestes veículos crianças a partir de sete anos de idade e que possuam condições de cuidar de sua própria segurança.


DICAS DE MANUTENÇÃO VEICULAR

1) Desgaste dos pneus
Pneus muito desgastados, ou com desgaste irregular, podem prejudicar aderência e afetar a estabilidade do carro. De acordo com a legislação de trânsito, as ranhuras do pneu devem ter, no mínimo, 1,6 mm de profundidade.
2) Calibragem
Pneus calibrados corretamente, de acordo com o manual do proprietário, aumentam a estabilidade do veículo, reduzem o risco de corte na borracha e contribuem para a integridade da estrutura interna do pneu.
3) Alinhamento e balanceamento
O alinhamento e o balanceamento são importantes para minimizar os desgastes da suspensão do veículo, além de contribuir para a manutenção da dirigibilidade e do consumo de combustível. É imprescindível verificar alinhamento e balanceamento antes de uma viagem porque há muitos fatores que os desregulam, como passar por buracos nas ruas ou subir em guias de calçadas. Um carro desalinhado provoca desgaste irregular dos pneus.
4) Óleo do motor – nível e validade
O óleo serve para lubrificar o motor. Com o uso do carro, ele perde sua viscosidade e deixa de cumprir sua função. Por isso, é vital que o óleo seja trocado nas datas recomendadas pelo fabricante. É importante ainda manter o óleo do motor no nível indicado, entre os dois traços da vareta.
5) Nível da água do radiador
Antes de pegar a estrada, é preciso verificar o nível da água do radiador, que serve para manter a temperatura do motor. Se o motor “esquentar” muito, ele pode fundir – e você ficará a pé. Tome cuidado ao abrir a tampa do reservatório de água com o motor aquecido.
6) Fluido do freio
É o fluido de freio que impulsiona o sistema que faz o veículo brecar. Se a quantidade do fluido estiver baixa, ou o produto estiver com prazo de validade vencido, a eficácia do freio pode ficar comprometida. É recomendada a troca do fluído uma vez por ano. Vale também checar as pastilhas e discos para evitar problemas na estrada.
7) Lavadores dos vidros e palhetas
Palhetas ressecadas não limpam o vidro direito e ainda podem arranhá-lo. A troca pode ser feita em postos de gasolina. O reservatório deve ser reabastecido com água e se possível com uma solução de detergente.
8) Sistema elétrico
O nível de carga da bateria e o funcionamento dos faróis e desembaçadores são alguns dos pontos importantes a serem checados antes de cair na estrada.
9) Validade da documentação e seguro
O condutor do veículo precisa portar durante a viagem a Permissão para dirigir ou a Carteira Nacional de Habilitação, além da documentação do veículo (CRLV) Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.
Se você tiver seguro do veículo, lembre-se de levar o telefone da seguradora.
10) Validade do extintor de incêndio
Certifique-se que o extintor de incêndio esteja dentro da validade. É importante também ter as instruções de uso para saber o que fazer na hora de uma emergência.
11) Triângulo, macaco, chave de roda e chave de fenda
Antes de cair na estrada, confira se o carro está equipado com triângulo, macaco, chave de roda e chave de fenda.
Vale também levar na bagagem pequenas peças de reposição, como fusíveis, velas e lâmpadas.


PRESS RELEASE Nº CPRv-002/05/12, de 13FEV12

Polícia Militar: 190 / Bombeiros: 193 / Disque PM: 0800-0555-190 / Disque Denúncia: 181
Condições das Rodovias: (11) 3327-2727 / e-mail: www.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/cprv


Setor de Assuntos Civis do Comando de Policiamento Rodoviário
Av. do Estado, 777 – Ponte Pequena – São Paulo – SP – CEP 01107-000 - Tel: (011) 3327-2627 e 3327-2631
Site: www.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/cprv - E-mail: cprvp5@policiamilitar.sp.gov.br

Comentários

  1. Gostaria de parabenizar a Polícia Militar do Estado de São Paulo pela sua atuação no cumprimento da ordem de reintegração de posse da área denominada Pinheirinho.
    Como bem salientou a Juiza do processo em uma de suas entrevistas, a operação foi primorosa, um sucesso.
    Diante de tantas ameaças de reação por parte dos invasores que faziam treinamento paramilitar, inclusive, a polícia conseguiu entrar no local e desocupá-lo sem que houvesse baixa de qualquer das partes envolvidas.
    A Polícia Militar não deveria estar sendo criticada e sim enaltecida por tão grandioso feito.
    Parabéns aos idealizadores das estratégias traçadas para a realização do evento, bem como ao empenho da tropa.

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  2. Agradecemos a mensagem de cumprimento em relação a mais essa exitosa atuação da Polícia Militar aplicando a lei em atendimento à requisição do Poder Judiciário.
    Centro de Comunicação Social

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  3. Implo por Ajuda.

    No dia 28/04//2013 domingo as 11h40min, um dia lindo de sol como tantos outros um fim de semana que era para ser feliz, se tornou um pesadelo na minha vida e na vida de minha filha Jennyfer Schendroski.
    Saimos de casa para irmos em mais um eventos de motociclista na cidade de Jacareí-SP, mas não chegamos no evento.
    Eu Sandro e minha filha Jennyfer em minha moto shadow 750 e minha querida e amada Kelly com sua moto teneré 250, sempre unidos e felizes por mais um dia de passeio como tantos outros.
    Saimos da cidade de Salto-SP por volta das 09h20min com sentido a cidade de Jacareí-SP, pegamos a rodovia sp-079 sentido campinas, logo após a rodovia anhanguera até o rodoanel de valinhos que dá acesso a rodovia Dom Pedro l, passamos por dois pedagios na rodovia Dom Pedro l, paramos em um posto grall para tomarmos um café e abastecer as motos, ficamos parados uns 00h30min, e logo após retornamos para a estrada sentido Jacareí-SP, uns 00h20min, após que estavamos trafegando na rodovia, uma rodovia que não tinha transito algum tinha alguns trecho que só tinha nós trafegando tão tranquilo que estava.
    Até aparecer um caminhão (carreta 3eixos) com um motorista louco e imprudente no km32 da rodovia Dom Pedro l, que sem motivo algum começou a pressionar na traseira da moto da Kelly que andava logo atraz de mim uns 70 metros, eu percebi algo estranho no que estrava acontecendo, diminui minha velocidade e com os olhos no retrovisor, vi que o motorista do caminhão começou a fazer graça por ver que era uma mulher pilotando uma moto.
    O motorista do caminhão começou a colar na traseira dela, ficou tão proximo que pensei que ele iria passar encima dela, tudo isso na faixa da direira. Sendo que a faixa da esquerda toda livre.
    Foi aonde eu vi ela saindo da frente do caminhão e indo para a faixa da esquerda, deixando ele ultrapassa-la pela direita, foi aonde o motorista do caminhão entrou para ultrapassa-la pela direita e em seguida jogou seu caminhão em cima dela na faixa da esquerda sem motivo.
    Eu vi no retrovisor toda a cena, eu que seguia na frente com minha filha em outra moto, deixei minha filha no acostamento,retornei com minha moto mesmo na contra mão e fui de frente com o caminhão, para ver se ele parava, mas o mesmo só desviou de mim e foi embora, na hora só deu para ver a cor do caminhão, que era vemelho e branco.
    Minha preocupação era com minha esposa que estava caida no acostamento central, de imediato tentei socorre-la mas vi que o estado dela era gravissimo, e nesse meio tempo minha filha que deixei logo a frente, veio em minha direção e da mãe dela, ela que viu toda cena, da mãe machucada e caida sem reação,o desespero foi total por minha parte e dela tbem.
    Alguns minutos depois começou a parar outro condutores que ali passavam, que me ajudaram a pedir socorro, foi um transtorno só, 00h30min depois que chegou uma ambulância de uma cidade local, sem nenhum equipamento na ambulância, somente com uma maca mais mada.
    Bateu o desespero por ver aquilo, eu nos grito de socorro para os policias que ali estavam, pedindo uma ambulância para socorre-la, após uns 00h50min que chegou outra ambulância da concessionária da rodovia toda equipada com para-médicos com luvas mascaras etc.
    Mas quando chegaram só poderam constatar que ela tinha me deixado...

    Peço pelo Amor que existe em nós seres Humanos que me ajudem a encontrar esse motorista louco e imprudente. Para que ele responda o que fez, e não faça mau a mais ninguem...
    Por favor me ajudem a localizar esse motorista assassino...
    Ele destruiu minha vida e a vida da minha filha...
    Obrigado e agradeço desde já, por quem ler esse relato desesperado e poder me ajudar...
    Meus contatos:(11)99827-8278vivo / 98489-2265tim.
    Clovis Alessandro Alves dos Santos.

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