Treino em Método Giraldi dá noção da vida de um policial

Minhas mãos estavam geladas, mal conseguia segurar a arma, eu suava frio. A minha visão de 180 graus foi reduzida drasticamente. Era como se um túnel branco tivesse se formado. Tirei o dedo da área de segurança e apertei o gatilho. Foi certeiro. Na vida real, eu teria matado ou, ao menos, causado sérios ferimentos. Em frações de segundos, foi como se eu conseguisse ver o projétil e o rastro de pólvora que saíram da pistola.

A adrenalina foi tão intensa na minha corrente sanguínea que deu uma sensação nunca antes sentida. Os batimentos cardíacos aceleraram. A emoção e a reação formaram uma combinação tão forte que diminuíram a minha capacidade de pensar.

O tempo foi curto, mas suficiente para que várias coisas passassem pela minha cabeça. Lembrei-me do trecho bíblico de Ezequiel 25:17, dito por Jules Winnfield , personagem de Samuel L. Jackson no clássico “Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino. Antes de matar, ele sempre dizia: “O caminho do homem justo é rodeado por todos os lados pelas desigualdades do egoísmo e da tirania dos homens maus”. O trecho ecoava em meus ouvidos enquanto olhava fixamente o alvo e atirava.

Estava quase em estado de êxtase, mas logo retornei à realidade e apertei o gatilho novamente. Desta vez, tudo ainda pareceu mais rápido, não sabia se, de fato, havia atirado. Olhei para trás e vi a professora vindo em minha direção. Levei um “presta-atenção”. Na empolgação do primeiro tiro, acabei me desconcentrando e atirei para o chão. Voltei a me acalmar e vi que atirar não era tão simples quanto imaginava.

Olhei para o lado e vi que a sensação que tinha acabado de sentir não foi só minha. Uma garota tremia com a arma nas mãos. É comum a pressão arterial subir, a pupila dilatar e, em alguns casos, as pessoas desacostumadas ficarem à beira de uma síncope. No meu caso, foi apenas a adrenalina elevada ao extremo. Após o segundo tiro, vieram o terceiro, o quarto, o quinto. No final do dia, eu havia somado 120 disparos. O nervosismo ficou de lado. A facilidade de manusear a arma só aumentava.

O Método Giraldi de Tiro Defensivo da PM de São Paulo

Esta foi a minha primeira experiência com uma arma de fogo, a pistola .40., a mesma usada pelos policiais militares. Durante dois dias, participei do curso “Método Giraldi – Tiro Defensivo na Preservação da Vida” da Polícia Militar de São Paulo. O método é reconhecido pelo Comitê da Cruz Vermelha e pela Organização das Nações Unidas (ONU). A técnica é recomendada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Antes de 1997, a PM utilizava técnicas das Forças Armadas, mas o modelo não foi eficaz pois era incompatível com a realidade das ruas de São Paulo. Em 1998, adotou-se o modelo desenvolvido e aprimorado pelo coronel reserva da Polícia Militar, Nilson Giraldi.

A filosofia tem como um de seus pilares o treinamento policial – com base na simulação de situações de risco – para o uso racional da arma de fogo. Os policiais são instruídos a sempre tentar a negociação com os criminosos para que eles se entreguem sem que seja preciso atirar.

Outro ponto importante é que o método considera a verbalização a tônica do treinamento, assim como a proteção policial, sempre com o intuito de proteger a sociedade. Em todo momento, o policial conversa indicando que está ali para preservar a vida e que é encarregado do restabelecimento da ordem, mas sempre com a técnica necessária para se proteger e identificar qual a ameaça que se apresenta no transcorrer da ocorrência. O modelo de sucesso fez com que a PM exportasse a sua filosofia para outros estados e países.

Dois dias de muita ação

O ponto de partida do meu treinamento foi o Quartel General da Polícia Militar, na Luz, na região central de São Paulo. Participaram profissionais da área de imprensa, estudantes de comunicação social e militares das Forças Armadas.

Na quinta-feira (4) pela manhã, tivemos um ciclo de palestras para conhecer um pouco melhor a instituição e sabermos o que nos aguardava. Em uma das palestras, foram mostradas as 21 características que formam um perfil psicológico dos policiais. Na parte da tarde, partimos para a Escola Superior de Soldados (ESSd), em Pirituba, na zona norte da Capital.

Foi então que tivemos o primeiro contato com o principal material de trabalho do policial: a pistola .40. Após aprendermos a manuseá-la com segurança, passamos por uma série de tiros ao alvo em que o nível de dificuldade era aumentado a cada etapa. Os tiros foram feitos das mais diferentes formas, de pé, de joelhos e até mesmo deitado. Ao todo, foram 120 disparos. Mas o melhor estava guardado para o dia seguinte.

À prova de fogo

O sol ainda não havia nascido quando parti para o meu segundo dia. O treinamento, desta vez, foi em pistas que simulavam favelas, becos e vielas. Foi possível sentir na pele o drama vivido pelos policiais militares no dia a dia. Apesar de serem simulações, o nível de estresse era alto e, a todo momento, fui colocado sob pressão. O objetivo era que se aproximasse ao máximo da realidade do policial.

Por maior que seja a concentração, a possibilidade de erro era iminente. Nas pistas de simulação, o erro era permitido, fora delas poderia custar uma vida. Em frações de segundo, tive que tomar decisões sobre se atirava ou não. O estresse era elevado, o que fez com que a capacidade de raciocínio diminuísse. Em certo momento, disparei contra uma vítima fictícia desenhada no alvo. “Você matou a sua tia!”, gritou um dos instrutores, “Assassino!”, esbravejou outro.

Diversos tipos de ocorrência foram simulados. Em casos de seqüestro, coloquei à prova os ensinamentos passados sobre negociação. Nesse caso, a arma não podia ficar apontada para o seqüestrador, mas para baixo. Uma segunda pista, ainda mais complexa, colocava a tensão e o nervosismo em um nível ainda mais elevado. Bombas de gás, sirene de viaturas e pessoas gritando se misturavam com um cenário de criminosos e inocentes. No final do dia, após tirar o uniforme de treinamento e voltar à realidade, senti certo alívio por não estar na pele de um policial que arrisca a sua própria vida, todos os dias, em prol da sociedade e ainda é julgado de forma injusta, em muitos casos.







Elson Natário- Secretaria de Segurança Pública

Comentários

  1. Muito bom o detalhamento.
    Se Deus quiser ainda farei parte desta incrível corporação que tanto se arrisca para que, nossos filhos e outras familias possam ter um pouco mais de paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos o elogio feito!
      Contamos com o seu empenho e que um dia consiga ser um dos nossos!
      Centro de Comunicação Social

      Excluir
  2. Seria bom se todos pelo menos um dia passassem pela pele de um policial, para antes de criticar , parar para refletir um pouco.

    ResponderExcluir
  3. se der tudo serto eu me formarei como policial militar mais isso sera depois que eu terminar os estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contamos com a sua dedicação e empenho para um dia se tornar um dos nossos!
      Centro de Comunicação Social

      Excluir
  4. Sou policial civil no MS. Gostaria de fazer o curso. O que devo fazer? Aguardo contato

    ResponderExcluir
  5. Sou Guarda Civil em Capivari, interior de SP, pretendo fazer o curso. Qual o procedimento?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caso o(a) Senhor(a) se identifique (o que não é obrigatório) a Instituição responderá à solicitação apresentada

Postagens mais visitadas