Facebook da PM facilita interação



Em tempos de comunicação instantânea, a internet é a alternativa mais rápida e eficaz. E se engana quem pensa que as redes sociais são apenas para entretenimento ou socialização entre amigos. É por este meio de comunicação que órgãos públicos mantêm contato direto com a população. A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por exemplo, está presente nas mídias sociais há dois anos.

Chefe da divisão de imprensa do Estado de São Paulo, major Marcelo Soffner comenta que o relacionamento com a sociedade é fundamental. A Polícia existe em função do cidadão. Felizmente a tecnologia atual nos permite essa interação. O perfil da Polícia Militar de Santos (CPI-6) foi criado no Facebook há dois meses e já conta com quase dois mil ‘amigos.

A ordem para que fosse aberto mais um canal de comunicação partiu do comandante geral do Estado de São Paulo, coronel Camilo, explica o tenente Elisiário Neto, chefe do setor de Comunicação Social. Na ferramenta são divulgadas informações e dicas de segurança e cidadania, além das ações realizadas pela PM.

A população também pode interagir com comentários, enviar sugestões e reclamações. Em caso de denúncias, para sigilo e segurança, o tenente solicita que a população continue a ligar para o181, pelo qual não é preciso se identificar. Como o Facebook é um site de relacionamento e aberto a todos, qualquer um pode ser identificado. Para emergências, o ideal é ligar 190, pois o tempo de resposta é mais rápido.

Análise
Para o especialista em Mídias Sociais Wellido Teles, a atitude da PM em se aproximar da sociedade é positiva. Atualmente, a presença digital é muito relevante.É preciso definir o que o cidadão pode receber das mídias sociais: interação e informação. Porém, é preciso lembrar que nem todos são adeptos ou usuários das novas tecnologias. As mídias digitais são um complemento.Não se pode deixar o serviço off-line também.

Matéria Publicada no Jornal A Tribuna-Ana Kabbach

Comentários