Polícia Militar implantará ‘Xerifados’ em Bauru

Conhecer melhor cada área da cidade e as próprias pessoas de cada bairro. Entender os problemas que afetam a segurança pública desses locais e, com isso, diminuir os índices de criminalidade. Esse é o próximo passo do policiamento comunitário, implantado em Bauru há cerca de 15 anos.

Serão criados “xerifados” em cada microrregião da cidade. Cada dupla de policiais ficará responsável por um conjunto de bairros. Na verdade, é uma continuidade do trabalho de polícia comunitária. Nós já temos implantado em Bauru o policiamento comunitário há cerca de 15 anos, é um policiamento de proximidade. O objetivo é deixar o policial cada vez mais próximo da comunidade, explica o Major Flávio Kitazume, da Polícia Militar de Bauru.

A iniciativa do 4º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) é inspirada no policiamento das cidades pequenas, onde os policiais conhecem a população e, consequentemente, conseguem maior confiança e maior número de denúncias contra criminosos.
A premissa é que a partir do momento que a população passa a confiar no policial ela passa a denunciar mais. Esse policial que estará mais próximo da população vai poder atuar melhor, esses moldes comuns em cidades pequenas agora estão servindo para cidades maiores.

O modelo já existia quando o policiamento comunitário foi implantado em Bauru e para a Polícia Militar, é o modelo considerado ideal. O major explica que muitas vezes o que leva ao aumento da criminalidade é a sensação de impunidade ou de distanciamento da polícia que faz com que a população não confie no policial, por isso, a PM de Bauru aposta nessa descentralização do policiamento.

“Por exemplo, com essa nova medida será possível que os policiais identifiquem os pontos de tráfico, quem são os responsáveis, identifiquem desmanches, moradias de procurados pela Justiça, além de outros fatores e indicadores”, enfatiza Major Kitazume.

Cada dupla de cabos e soldados da PM fará um raio-X da sua região de atuação. Juntando o mapeamento das regiões ao conhecimento de cada dupla junto à população, esses oficiais poderão apontar soluções para os problemas relacionados a ordem pública.

A palavra Xerifado também tem outra definição, pois, em árabe, também significa uma forma de divisão de governo: zona sob controle ou administração de um xerife (as-Shariff).

Para entender como será feito:
Serão 50 microrregiões distribuídas dentro das sete regiões já definidas pela PM: (Norte, Noroeste, Centro, Sul, Sudeste, Oeste e Leste).
Quem participa:
Cada dupla de PMs ficará responsável por uma microrregião. A dupla elencará pontos de interesse, informações gerais, indicadores criminais e locais, como bares e desmanches.
Qual o objetivo:
Aproximar a polícia da comunidade e fazer um diagnóstico de indicadores que podem gerar criminalidade.
Quando começa:
Está em processo de implantação. O responsável é o tenente de cada uma das sete bases.

Abaixo foto do MJ PM KITAZUME, coordenador do “Xerifado”:

MAJOR KITAZUME NA PRAÇA LUIZ ZUIANI, HIGIENÓPOLIS: NOVO PROJETO PARA APRIMORAR VÍNCULO COM A COMUNIDADE E COMBATER FORMAS DE CRIME.

Comentários

  1. Se esse projeto fosse implantado aqui em São José do Rio Preto, eu me sentiria orgulhoso e teria o maior prazer em poder conversar com os policiais. Eu sempre me manifesto sobre a violência e criminalidade, na minha opinião a presença diária dos policiais nos bairros possibilita a amizade. E por falar em amizade, aquela, a verdadeira, também está sendo banida da sociedade. A maioria das pessoas não mais visita os colegas e amigos. Incrível, mas alguns por estarem num melhor patamar social deixam de visitar os que estão abaixo. Parabéns ao MAJOR KITAZUME, as duplas de policiais e a todos os envolvidos. Concluindo, que Deus os abençoem nessa relevante missão em propiciar amizade, entre a policia militar e os nossos queridos bauruenses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos a mensagem de incentivo e elogiosa formulada.
      Essa iniciativa deve ser levada a outras áreas.
      Centro de Comunicação Social

      Excluir
  2. bom dia meu nome é Higor Bertoline de Oliveira e tenho 15 anos e admiro o trabalho ta policia militar de são paulo e espero aos meus 18 anos poder trabalhar na PM. E quero parabenizar a PM. porque o trabalho ta policia é muito importante na sociedade brasileira a policia esta fazendo um ótimo trabalho , obrigado por serem o quem são ..........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos o seu carinho para com a Instituição e desejamos sucesso na sua decisão de um dia se tornar policial militar.
      Centro de Comunicação Social

      Excluir
  3. bom eu acho que se o projeto esta andando muito bem e quero parabenizar a policia militar e quero que saiba que eu ma interesso muito pelo trabalho da policia tanto que passo noites em claro estudando sobre a PM... e etc é muito gratificante para mim isso muito o brigado pelo trabalho prestado por a policia milita ........ e quero dizer que a policia esta cumprindo suas responsabilidades e esta executando um ótimo trabalho, e gostaria que mais pessoas retribuiçem o que a policia militar faz por nós espero completar 18 anos a exercer éssa profição .............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos a mensagem elogiosa e desejamos sucesso em seu sonho de um dia se tornar policial militar.
      Centro de Comunicação Social

      Excluir

Postar um comentário

Caso o(a) Senhor(a) se identifique (o que não é obrigatório) a Instituição responderá à solicitação apresentada

Postagens mais visitadas