EM/PM - Comemoração aos 80º Aniversário do Estado Maior da Polícia Militar do Estado de São Paulo



Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 01 de julho, a comemoração ao 80º Aniversário do Estado Maior da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Na ocasião, oficiais e praças do Estado Maior da Polícia Militar foram agraciados com a Medalha Valor Militar e Laúrea de Mérito Pessoal.

Na sequência o jornalista Heródoto Barbeiro realizou a palestra Crise Corporativa no auditório do Quartel do Comando Geral.



Estado Maior da Polícia Militar do Estado de São Paulo (EM/PM)
No século XIX, quando a Milícia Paulista se organizou, consolidando-se como instituição, surgiu o Estado órgão de Comando que existia tanto em nível geral quanto nos corpos de tropa.

Mas foi somente no início da década de 1930, que se organizou e passou a funcionar o novo Estado-Maior, inspirado no modelo de STAFF, com a clássica divisão de atribuições, sendo elas á época, divisão de pessoal, de informações, de operações e de logística.

O Estado-Maior tinha então, três Seções com as seguintes competências:

1.ª Seção: pessoal, legislação, ordens, boletins, mapas de força, transferências, apresentações, alistamentos, exclusões e assuntos disciplinares.

2.ª Seção: serviço de informações, reunião de cartas topográficas de localização das Unidades de Força, correspondência entre o Comandante Geral e autoridades civis e a correspondência interna cifrada.

3.ª Seção: operações, movimentos, estacionamentos e embarque de unidades, regulamentos diversos, execução e fiscalização dos programas de instrução, ligações e história da Força, paradas e cerimônias militares.

Somente na década de 60, em face da reorganização sofrida pela Corporação entre os anos de 1966 e 1969, o Estado-Maior foi novamente reestruturado, assim, foi criada a 4.ª Seção, que assumiu o mister de cuidar dos assuntos relativos às atividades de suprimentos e serviços supervisionados de logística.

5.ª Seção recebeu a incumbência pelo planejamento e pelo controle das operações de assuntos civis, incluindo as atividades de relações públicas da Corporação (atualmente comunicação social),

6.ª Seção do EM/PM foi criada apenas após a fusão da Força Pública e da Guarda Civil. Suas atribuições orgânicas e funcionais foram delineadas como de assessoramento ao Comandante Geral em assuntos de planejamento administrativo e orçamentário,

O modelo de administração semelhante à estrutura de Estado Maior vem sendo muito utilizado no meio empresarial nos dias de hoje. Existem até organizações civis que terceirizam esta estrutura com a contratação de equipes de análise e planejamento, de fiscalização, controle e monitoração e, principalmente, de auditoria.


Comunicação Social

Comentários