Escola de Educação Física da Polícia Militar promoverá Festival Olímpico para Policiais Militares da Ativa e Reserva


Festival Olímpico da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Regulamento Geral

Organização do festival OLÍMPICO

O Festival Olímpico será realizado na Escola de Educação Física, em 27 e 28 de novembro de 2010, e se destina a fomentar e desenvolver os valores físicos e morais proporcionados pelo esporte, além de fortalecer os laços de amizade, companheirismo e espírito de grupo, massificando a prática desportiva na Corporação. Sua estruturação compreenderá os seguintes esportes/competições:Coletiva: futsal feminino;Individuais: atletismo, natação, judô, tênis de campo, taekwondo e teste de aptidão física (TAF).Não será necessária a obtenção de índices mínimos para participação.Quanto às idades, as categorias serão:Praticantes: até os 35 anos de idade, inclusive;Veteranos: de 36 a 45 anos de idade;Sênior: acima de 46 anos inclusive;As categorias de idade serão adotadas apenas para os esportes individuais;É permitida a participação de atletas mais velhos em categorias mais jovens, exceto na competição de TAF. O inverso não será autorizado.Os policiais da reserva e reformados poderão participar do Festival Olímpico e representarão sua última OPM.O sistema de disputa do Festival Olímpico está organizado da seguinte forma:Para todos os esportes, haverá uma fase única realizada na EEF/PM, em 27 de novembro de 2010, dependendo do calendário do esporte. O regulamento de cada esporte disciplinará a forma de disputa, em local próprio neste regulamento.Não será adotada qualquer divisão etária no Futsal Feminino.Para o Futsal Feminino, a equipe participante do Festival Olímpico:Deverá ser composta por equipe formada por policiais militares do efetivo das OPM integrantes do grupo corporativo correspondente;Será estabelecida segundo processo seletivo determinado pela mais elevada autoridade policial-militar do grupo corporativo;poderá ser composta por um ou mais jogadores de OPM distintas dentro do grupo corporativo, sem percentual limite de mesclagem.Os 33 (trinta e três) grupos corporativos e a quantidade de equipes representativas a serem apuradas em cada um deles estão dispostos abaixo:CPA/M-1 ao 12, 12 (doze) equipes, sendo representativa uma equipe por CPA;CPI-1 ao 10, 10 (dez) equipes, sendo representativa uma equipe por CPI;CPChq, 01 equipe representativa;CCB (ESB e CSM/OpB) e CBM, duas equipes representativas;CBI e 17º GB, duas equipes representativas;CPAmb, uma equipe representativa;CPRv, uma equipe representativa;Diretorias e OPM subordinadas, uma equipe representativa; EM/PM, CMil, DSAGC e Assessorias, uma equipe representativa;CORREG PM, PMRG e GRPAe, uma equipe representativa; CPTran, uma equipe representativa.Para efeito desde Festival Olímpico:o efetivo do CPC participará de seletiva juntamente com o efetivo do CPA/M-11, e o do CPM se juntará ao CPA/M-12;Os grupos corporativos do CBI e CBM apresentarão duas equipes ao invés de uma como os demais grupos, dado ao grande efetivo subordinado, principalmente, e ao histórico participativo em campeonatos desportivos da Corporação.
Inscrições

As inscrições dos participantes de esportes individuais deverão ser feitas por sua própria OPM, em iniciativas do interessado e do Oficial de Treinamento Físico.As inscrições das equipes representativas para participar dos esportes coletivos, em sua segunda fase, deverão ser providenciadas pela OPM hierarquicamente superior de seu grupo corporativo, em ações promovidas por seu Oficial de Treinamento Físico.Tanto para os esportes coletivos como individuais, as inscrições serão recebidas pela EEF/PM até 261630NOV10, por meio de ofício e relação do(s) atleta(s) e sua(s) modalidade(s), conforme ficha de inscrição anexa, remetidos formal e eletronicamente.O endereço eletrônico para onde os documentos do item anterior deverão ser remetidos é eefp5@policiamilitar.sp.gov.br A mensagem deverá ser intitulada “Festival Olímpico”.

Normas para os esportes coletivos
Futsal:Será disputado no sexo feminino, mesclando Oficiais e Praças. O número máximo de equipes inscritas será de 33 equipes Masculinas (praças) e 33 Femininas (Oficiais/Praças).A duração das partidas será de dois tempos de dez minutos com cinco de intervalo, podendo ser aumentado o tempo de disputa dependendo do número de equipes inscritas. Caso haja empate em gols, será cobrado um pênalti por cada equipe até que haja diferença vitoriosa na conversão em gols;A equipe deverá conter cinco jogadores no mínimo e, no máximo, doze jogadores;As equipes deverão trazer dois uniformes de cores distintas.

NORMAS PARA os esportes INDIVIDUAIS
Todas os esportes individuais serão disputados sem a divisão de círculos de Praças e Oficiais. A única divisão dos esportes individuais será relativa à faixa etária e sexo.
Natação:Não há limite de inscrição por OPM de nadadores na competição;Um mesmo policial militar somente poderá participar de duas provas individuais e o revezamento;As provas serão: 50m livre, 50m costa, 50m peito, 50m borboleta, 100m peito, 100m livre, 400 livre e revezamento 10x50m livre; O revezamento somente terá divisão de sexo;Cada “queimada” na largada, apontada pela arbitragem, ocasionará acréscimo de dez segundos no tempo final da equipe;O uniforme para competir será o regulamentar. A touca é facultativa;Serão adotadas as regras da Confederação Brasileira de Natação, onde não houver oposição a este regulamento.
Atletismo:Não há limite de inscrição por OPM de atletas na competição de atletismo;Um mesmo policial militar somente poderá participar de duas provas individuais e o revezamento;As provas serão 100m rasos, 400m rasos, 1.500m rasos, 5.000m rasos, revezamento 10x400m, salto em distância, salto em altura e arremesso de peso;O revezamento somente terá divisão de sexo, sendo o critério de idade e círculos unificados;Cada “queimada” na largada, apontada pela arbitragem, e cada queda do bastão no chão ocasionará acréscimo de dez segundos no tempo final da equipe;O uniforme para competir pode não ser o regulamentar;Serão adotadas as regras da Confederação Brasileira de Atletismo onde não houver oposição a este regulamento.
Tênis de campo:Não há limite de inscrição por OPM de atletas na competição de tênis de campo;O critério de Sets disputados dependerá do número de participantes na modalidade, que inicialmente será de 01 (Um) Set;Cada jogador inscrito deverá trazer três bolinhas de tênis para serem utilizadas em seus jogos;O uniforme para competir poderá não ser o regulamentar.
Teste de Aptidão Física (TAF):Seguirá as divisões de idade e normas prescritas para o TAF-3 da corporação. Cada OPM poderá inscrever até 20 atletas;As pontuações nas provas do TAF não serão limitadas em 100 pontos, havendo progressão na pontuação caso o desempenho atingido assim exija. Será vencedor o atleta com o maior pontuação somando-se as quatro provas;Os atletas deverão competir em sua respectiva faixa etária, sendo proibido ao atleta com mais idade competir em categorias mais jovens;O uniforme para competir será o regulamentar, exceção aos calçados.

Judô:Serão aplicadas as regras oficiais da modalidade, bem como suas categorias de peso;A pesagem será realizada na EEF/PM, das 8 às 8:45 horas de 27NOV10. Não haverá tolerância de peso.

Taekwondo:Nas lutas, não haverá divisão por círculos hierárquicos, apenas por sexo.As categorias serão as olímpicas: Masculino: até 58kg, até 68kg, até 80kg e acima de 80Kg;Feminino: até 49kg, até 57kg, até 67kg e acima de 67kg;A modalidade de “Formas” será livre, não havendo divisão de sexo;A pesagem será realizada na EEF/PM, das 12 às 13 horas de 27NOV10. Não haverá tolerância de peso.

Programação
O Festival Olímpico obedecerá ao calendário estabelecido no quadro seguinte:
Dia 27Nov10
Horário
Duração

Dia 27Nov10
Horário
Duração
Futsal Fem.
A partir das 8h
10 horas

Atletismo
A partir das 8h
5 horas
Judo
A partir das 9h
5 horas

TAF
A partir das 8h
5 horas
Taekwondo
A partir das 13h30
4 horas

Natação
A partir das 14h
4 horas
Tênis
A partir das 09h
6 horas





Pontuação
Pontuação dos esportes individuais:A pontuação em cada prova será computada atribuindo-se cinco pontos ao campeão, três pontos ao vice-campeão, dois ao terceiro colocado e um ponto ao quarto colocado. A pontuação em provas de revezamento será o dobro da pontuação individual. Em caso de empate entre atletas, dar-se-á igual pontuação a ambos e o atleta seguinte receberá a pontuação referente à classificação seguinte;Em cada esporte individual, o grupo corporativo que atingir maior pontuação, considerados os pontos acumulados de suas OPM subordinadas, somará 100 (cem) pontos na pontuação geral. O segundo colocado somará 70 (setenta) pontos; o terceiro 50 (cinquenta) pontos, e o quarto colocado, 30 (trinta pontos).Pontuação dos esportes coletivos:A mesma pontuação do item 22.2 será atribuída à equipe do grupo corporativo que se classificar como campeã, vice-campeã, terceira e quarta colocadas em cada esporte coletivo.Classificação geral:A classificação geral do Festival Olímpico será obtida pela soma das pontuações gerais nos esportes individuais e coletivos, sendo premiados os três grupos corporativos com maiores pontuações gerais.

Prescrições diversas
Nos casos omissos deste regulamento adotar-se-á, inicialmente, as prescrições da D-3-PM para esclarecê-los. Persistindo a omissão, um Conselho Técnico do Festival Olímpico decidirá, irrevogavelmente, sobre o caso:O Conselho Técnico, citado anteriormente, será composto pelo Comandante ou Subcomandante da EEF/PM, Diretor Técnico do Festival Olímpico e pelo encarregado do esporte no qual a dúvida foi suscitada. Ele também será competente para julgar os recursos apresentados questionando algum procedimento dos membros da organização, o próprio regulamento, resultados desportivos, ou outro motivo cabível;Os recursos deverão ser apresentados formalmente ao Diretor Técnico até 15 (quinze) minutos após o término da prova / modalidade, relatando o fato ocorrido e sugerindo a providência julgada correta.O sorteio para composição das chaves para os esportes individuais e para a segunda fase dos esportes coletivos será realizado na EEF/PM na semana que antecede o Festival Olímpico.As atividades do Festival Olímpico serão consideradas serviço policial-militar para todos os efeitos.Haverá premiação com medalhas aos três primeiros colocados em cada prova/modalidade, ao término de cada competição, bem como proceder-se-á entrega de troféus aos três grupos corporativos com maior pontuação geral.A EEF/PM não disponibilizará alimentação ou acomodações aos atletas.A data-base para cálculo de idade dos atletas será o dia de sua participação no Festival Olímpico.As transferências de policiais militares entre OPM ocorridas após a publicação deste regulamento devem ser desconsideradas, para efeito de participação no Festival Olímpico e composição das equipes representativas.As inscrições são restritas a policiais militares ativos ou inativos, de ambos os sexos.É vedada a participação de Soldados Temporários PM em qualquer fase ou esporte do Festival Olímpico.

O policial militar adido por qualquer motivo participará do Festival Olímpico representando a OPM em que se encontra adido.São permitidas substituições dos atletas ou jogadores até 30 (trinta) minutos antes do início da modalidade. O substituído não mais poderá participar das competições naquela modalidade em que se ausentou. O substituto deve obedecer às regras de inscrição no Festival Olímpico.A equipe mandante do jogo, nos esportes futsal e futebol society, será estabelecida antes do início do jogo pela vitória no “cara ou corôa”, adquirindo o direito de escolher iniciar o jogo com a posse da bola ou o lado do campo, além de ter a primazia de optar pelo uniforme a ser vestido no jogo, caso a arbitragem julgue semelhantes os uniformes adotados pelas equipes adversáriasQuaisquer dúvidas poderão ser sanadas por meio do e-mail eef@policiamilitar.sp.gov.br, devendo a mensagem estar intitulada “Festival Olímpico”.

A presente regulamentação não esgota o assunto, podendo ser aditada posteriormente.

Comentários