Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo


O Corpo Musical da Polícia Militar existe há 153 anos, foi fundado em 1857, e preserva as tradições da música regimental brasileira. O Corpo Musical realiza concertos, apresentações e projetos sociais com foco no bem estar das pessoas.
As sextas-feiras a Jazz Band da Polícia Militar de São Paulo faz apresentações ao ar livre a todas as pessoas que apreciam boa música e executada com competência ratístico musical e de boa qualidade de repertório.

São policiais militares que além de trabalharem no serviço operacional, também se dedicam à música, apresentando-se em eventos diversos, bem como participando de eventos tipicamente militares, entoando hinos e canções, valores que ajudam a perpetuar a Instituição da Polícia Militar do Estado de São Paulo, há mais de 178 anos.
As apresentações no Quartel do Comando Geral é denominada "Retreta", do francês, retirada, um evento musical da Revolução Francesa que servia para elevar o moral da tropa ou simplesmente marcar com hinos e cançoes a retirada das tropas francesas, após uma ação de guerra.


As apresentações as sextas-feiras se dão na Praça Fernando Prestes, nº 115, Bom Retiro, Capital/SP, das 12h30 às 13h30.
Venham conferir!!

Comentários

  1. Martha Alaíde Borba de Castro Mello27 de abril de 2010 às 20:47

    Que iniciativa fantástica! Prova de que só o AFETIVO é efetivo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. A música é uma terapia... O Corpo Musical é espetacular.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito bom esse trabalho da PM estive la já 2 sextas e adorei um bom lugar pra relaxar na hora do almoço e ainda acompanhado de uma boa musica

    ResponderExcluir
  4. Adorei a idéia estive la 2 sextas e foi muito bom parabéns

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo esse trabalho,a música realmente transforma,restaura e liberta vidas...parabéns?

    ResponderExcluir
  6. Que máximo isso!
    Hoje, por acaso, saindo da FATEC, ouvi de longe a banda tocando e fui conferir. Bom demais!
    Já trabalhei com produção de eventos musicais e sei o quanto o povo carece desse tipo de coisa - acesso à cultura, à música de qualidade.
    Bom também ver esse "outro lado" da PM.
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  7. Izaú Felipe da Rocha15 de junho de 2012 às 17:35

    Que Saudade!!! Sou Músico e toco Tuba à 22 anos,em 1994 logo que saí do Exército, fui aprovado para o Ingresso como Sd.Músico;na época o meu Comandante era o Tenente Silas.Más enfim,o destino quis me contrariar e hoje sou Empresário...más não esqueço o tempo de Militar..Parabéns aos Policiais e que Deus os Protejam...E também gostaria de obter informações sobre o Ten.Silas(na época Ele era Tenente).
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde! Meu tio avô, Arthur Piovesan, falecido em 1984 fez parte do Corpo Musical. Voces possuem alguma fotografia ? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, você sabe me dizer se o seu tio-avô Arthur era Filho do Giovanni Piovesan com a Luigia Ballan?

      Excluir
  9. Sou 2º ten.Heleno Braga de Souza da Reserva dessa Magnífica corporação, desde 1963 e desde 1974 serví na banda regimental de araçatuba quando na sua formação. Hoje sou professor e regente de algumas banda, neste ano estou sendo solicitado pela prefeitura do município para reger a banda da cidade pela terceira vez. Aproveitando a oportunidade desejo obter dos senhores se possível for que me mandassem via e-mail ou whatsapp as partituras de dois dobrados sinfônicos " O Trevelusk de meu eterno amigo José Franco e João Franco Pontes do Saudoso Guarací da Costa ". desde ja muito obrigado. meu e-mail brotherbragabola@hotmail.com - ou Whatsapp. 0180991050920.

    ResponderExcluir
  10. Tive o prazer de assistir algumas vezes. Hoje minha tarde foi muito feliz e agradável. Esta iniciativa e energia precisa se espalhar para o resto da cidade. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caso o(a) Senhor(a) se identifique (o que não é obrigatório) a Instituição responderá à solicitação apresentada