EVENTO CAFÉ COM O COMANDANTE TRAZ HOMENAGENS A OCORRÊNCIAS DE DESTAQUE, ENTREGA DO DIPLOMA DO MÉRITO DA COMUNICAÇÃO E DO PRÊMIO PRESERVAÇÃO DA VIDA

Ocorreu ontem (31), no Quartel do Comando Geral, em São Paulo, mais uma edição do “Café com o Comandante”, sob o Comando do Coronel Nivaldo Restivo Cesar. Uma iniciativa do Comando Geral da Polícia Militar, que tem por objetivo reconhecer o trabalho dos Policiais Militares que se destacaram na prestação de serviços de Segurança Pública à Comunidade Paulista. Além das homenagens realizadas aos Policiais Militares pelas ocorrências de destaque, houve outras duas homenagens especiais: o Diploma Mérito da Comunicação e o Prêmio Preservação da Vida.

Ocorrências Homenageadas:
1 – Do 23º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano.
Em 16 de junho, durante patrulhamento, os policiais tiveram conhecimento de um roubo em andamento a um estabelecimento comercial. Realizaram, então, uma incursão no local e abordaram três criminosos, que confessaram o roubo. Alguns objetos foram encontrados com eles: um revólver, 35 aparelhos celulares, produtos do roubo, além de os policiais terem libertado 15 pessoas que estavam trancadas em uma sala.

2 – Do 4° Batalhão de Polícia Militar do Interior.
Em 26 de junho, através de informações que conseguiram, policiais se deslocaram até o município de Ubirajara/SP, em uma residência, onde haveria pessoas reunidas, e fortemente armadas se organizando para realziar roubo a uma agência bancária. Após a abordagem, tiveram sucesso em prender em flagrante delito sete criminosos, apreenderam três fuzis, duas pistolas, um revólver, quatro espingardas, dois coletes balísticos, 11 carregadores, várias munições, além de um veículo roubado.

3 – Da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar)
Em 30 de junho, equipes de Rota prenderam 04 criminosos por tráfico de drogas, em uma apreensão de 2.166,30 Kg (dois mil cento e sessenta e seis quilos e trezentas gramas) de maconha, além de veículos utilizados para o transporte das drogas. A operação foi realizada no município de Limeira e na zona sul da Capital de São Paulo.
A ação foi desencadeada através de informações obtidas durante “Operação Favela Moinho”, realizada no dia 27 de junho no centro da Capital.


4 – Do Comando de Policiamento de Choque – 3º Batalhão de Polícia de Choque Canil
Em 29 de junho, em ação conjunta do policiamento territorial e o Canil, um ônibus cheio de passageiros foi abordado, e após ser feita a varredura pelo cão Nitro e cão Dilan, eles indicaram uma mala preta pertencente a um passageiro, que depois de ser questionado, informou que havia drogas na mala, e que estava levando tudo para o estado do Piauí. Dentro da mala havia treze “tijolos” e seis pedaços de substâncias que aparentavam ser maconha. Os cães ainda impressionaram, quando indicaram o odor de drogas vindo da mochila de outro passageiro, que após os policiais pesquisarem os dados dele, constatou-se que era procurado pela Justiça.


5 – Homenagem ao Agente da Polícia Federal, Flávio Antônio Gomes, (Na época da ocorrência (1999), na condição de Tenente da Polícia Militar).                                       
No dia 31 de Janeiro do ano de 1999, o doutor Sérgio Turra, Secretário Adjunto da Segurança Pública, foi vítima de uma tentativa de latrocínio. Por volta das 03h30min, o doutor Turra foi abordado por dois indivíduos armados, que chegaram a atirar contra ele, e o projétil o atingiu de raspão na cabeça. Os criminosos o obrigaram, ainda que ferido, a dirigir o veículo para que fizessem saques em caixas eletrônicos. Durante a parada para tentativa de saque, a equipe do então 1º Tenente FLÁVIO conseguiu abordar o veículo, prendendo um dos criminosos e libertando o doutor Sérgio Turra. Uma equipe do Garra, da Polícia Civil, conseguiu realizar a detenção dos outros dois criminosos que estavam tentando fazer saques em um shopping.


6 – Diploma Mérito da Comunicação.
O diploma “Mérito da Comunicação” foi criado como forma de homenagear personalidades nacionais e estrangeiras que, por serviços relevantes prestados à Polícia Militar, tenham se tornado merecedoras dessa especial distinção.
E desta vez, o homenageado foi o senhor André Jalonetsky, célebre jornalista, que tem contribuído significativa com matérias íntegras, algumas delas com relevância até mesmo para com a Polícia Militar.

7 – Prêmio Preservação da Vida
O Prêmio Preservação da Vida tem como objetivo homenagear policiais militares pela prática de ações positivas em ocorrências que tenham a preservação da vida com resultado principal. 
Desta vez, os homenageados foram os policiais do 25º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. Em 14 de junho, os policiais estavam em patrulhamento, quando foram informados por uma pessoa sobre dois criminosos que teriam sequestrado uma mulher, e fugindo em seguida. Após a tentativa de fuga e abordagem, a equipe encontrou um revólver, um celular e um cartão de banco que pertencia à vítima. Os criminosos mantiveram a vítima em cárcere no intuito de efetuar saques em caixas eletrônicos na área central. A vítima foi solta, e os criminosos presos.  

#podeconfiarpmesp
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Comentários

Postagens mais visitadas