EVENTO CAFÉ COM O COMANDANTE TRAZ HOMENAGENS A OCORRÊNCIAS DE DESTAQUE, ENTREGA DO DIPLOMA DO MÉRITO DA COMUNICAÇÃO E ENTREGA DO PRÊMIO PRESERVAÇÃO DA VIDA

22/02/17
Ocorreu nesta manhã de quarta-feira (22), no Quartel do Comando Geral, em São Paulo, mais uma edição do “Café com o Comandante”. Uma iniciativa do Comando Geral da Polícia Militar, que tem por objetivo reconhecer o trabalho dos Policiais Militares que se destacaram na prestação de serviços de Segurança Pública, à Comunidade Paulista. Além das homenagens realizadas aos Policiais Militares pelas ocorrências de destaque, houve outras duas homenagens especiais: o Diploma Mérito da Comunicação e o Prêmio Preservação da Vida.
Ocorrências Homenageadas:
1. Do 14º Grupamento de Bombeiros:
Em 06 de janeiro de 2017 a equipe atendeu a uma ocorrência com 03 (três) adolescentes desaparecidos na mata da reserva “Morro do Diabo”. No final daquela tarde, os bombeiros adentraram à mata para localizarem as vítimas, realizando buscas por mais de 05 (cinco) horas. A equipe obteve sucesso em encontrar todas as vítimas vivas, porém já entrando em estado de choque. Todos foram devidamente socorridos, retornando em segurança.


2. Do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária
Em 07de janeiro de 2017, durante o patrulhamento pela SP 281, altura do km 21, na cidade de Itararé, Policiais Militares do TOR (Tático Ostensivo Rodoviário) abordaram um veículo VW/Gol que era conduzido por um condutor em atitude suspeita. Os agentes realizaram a vistoria veicular e localizaram no porta-malas, escondidos dentro de abajures, uma pistola, marca Glock, calibre .9 milímetros, com dois carregadores, 50 munições calibre .32, 02 tabletes de maconha e diversos medicamentos, entre anabolizantes e remédios para disfunção erétil.

3. 5º Grupamento de Bombeiros Marítimo
Em 04 de janeiro de 2017, o Soldado Bruno se deparou com 06 (seis) vítimas de afogamento, sendo arrastadas por uma forte corrente de retorno, realizando de imediato o salvamento delas com apoio do Guarda Vidas Drominisk. Após esta heróica atuação, todas as vítimas foram retiradas do mar sem gravidade.


4. Do Comando de Policiamento do Interior -7 - 22º Batalhão de Polícia Militar do Interior
Em 07 de janeiro de 2017, quando em patrulhamento, os Policiais Militares foram solicitados pelo Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), para o atendimento de um possível roubo a residência em andamento. A equipe foi até o local, onde iniciaram incursão na residência e obtiveram sucesso em prender em flagrante, 04 criminosos e apreender 03 armas e munições intactas. As Vítimas foram libertadas do quarto onde haviam sido trancadas.

5. Do Comando de Policiamento do Interior -9 - 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior
Em 04 de janeiro de 2017 a equipe recebeu uma denúncia sobre um bebê abandonado em via pública, dentro de uma caixa de papelão. Após realizar diversas buscas, a equipe conseguiu encontrar a criança, que estava no interior de uma bolsa de viagem, bem próximo a um conjunto de chácaras, um local ermo e de difícil acesso. Os policiais constataram que o bebê era recém-nascido, inclusive ainda com parte do cordão umbilical cortado de forma grosseira. Graças ao apoio dos policiais, o bebê foi salvo e levado para o adequado atendimento médico no Pronto Socorro.


6. Do Comando de Policiamento Metropolitano - 1 - 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano
Em 18 de janeiro de 2017, durante patrulhamento, a equipe abordou alguns indivíduos em um veículo, localizando diversos documentos, cartões de banco, dinheiro. Indagados, os criminosos informaram ser integrantes de uma quadrilha de estelionatários e tentaram subornar a equipe com o valor de R$ 4.500,00, pedindo que os policiais os liberassem. A ocorrência foi apresentada no Distrito Policial, por onde os criminosos permaneceram à disposição da Justiça.


7. Do Comando de Policiamento Metropolitano - 4 - 29º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano
Em 31 de janeiro de 2017, após denúncia, os Policiais Militares localizaram uma residência utilizada para armazenar drogas, onde prenderam 05 criminosos, no local também foram apreendidos munições calibre .45 e 12, celulares, 40 kg de cocaína, garrafas de acetileno, bem como, rádios comunicadores, balança de precisão e prensa hidráulica. A ocorrência foi apresentada no Distrito Policial, por onde os criminosos permaneceram à disposição da Justiça


8. Diploma Mérito da Comunicação.
O diploma “Mérito da Comunicação” foi criado como forma de homenagear personalidades nacionais e estrangeiras que, por serviços relevantes prestados à Polícia Militar, tenham se tornado merecedoras dessa especial distinção, e desta vez, o homenageado foi o Senhor André Aguiar.  Jornalista do Grupo Bandeirantes de Comunicação, trabalha diariamente no programa Brasil Urgente, do jornalista e apresentador José Luiz Datena. O senhor André Aguiar é formado no curso de jornalismo, pela universidade Metodista, possui mais de 20 anos de experiência na área de jornalismo, com destaque para os quase 15 anos em que esteve na rádio Jovem Pan e em especial, por estar desde o ano de 2014 no programa Brasil Urgente, onde diariamente acompanha o trabalho de excelência realizado por todos os nossos policiais, inclusive, cobrindo ao vivo as diversas ocorrências. Profissional sério, sagaz, imparcial e justo, trabalha de forma técnica, sendo fundamental para a divulgação dos bons serviços prestados diariamente por nossos valorosos policiais.


9. Prêmio Preservação da Vida
O Prêmio Preservação da Vida tem como objetivo homenagear Policiais Militares pela prática de ações positivas em ocorrências que tenham a preservação da vida como resultado principal, fortalecendo a percepção desses profissionais de polícia com relação ao valor absoluto e incomutável da vida humana, sob quaisquer circunstâncias, como preconizam os tratados internacionais para os encarregados da aplicação da lei.
Os agraciados deste mês foram os Policiais Militares, do 50º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. 
Em 11 de janeiro de 2017, os Policiais Militares solucionaram não apenas 1, mas 3 crimes. Por volta das 18h eles abordaram um veículo Fiat/Línea, que constava como produto de roubo, pela Rua Serra Itabaiana, Jd. Norberto, conduzido por um adolescente de 16 anos. Na busca veicular, dentre outros cartões e objetos, dos quais o adolescente não explicou a procedência inicialmente, foi encontrado um cartão de crédito em nome de um homem, em consulta ao nome registrado no cartão, os policiais verificaram se tratar de uma pessoa cadastrada como desaparecida. Depois disso, o adolescente confessou o envolvimento no sequestro deste homem, sendo possível assim que as equipes se deslocassem até o local do cativeiro. Na chegada ao local do cativeiro, os Policiais Militares foram recebidos a tiros, mas com sua ação técnica e tática, seguindo os procedimentos operacionais, conseguiram fazer com que mais 3 adolescentes infratores fossem detidos e a vítima fosse libertada ilesa. Graças ao empenho dos policiais, ninguém se feriu, a quadrilha irá responder pelos delitos praticados, a vítima que estava em cativeiro foi libertada, e junto com mais 3 vítimas da quadrilha, pôde recuperar seus pertences.

A todos os homenageados, o nosso muito obrigado e parabéns!

#podeconfiarpmesp
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Comentários

Postar um comentário

Caso o(a) Senhor(a) se identifique (o que não é obrigatório) a Instituição responderá à solicitação apresentada