32° ANIVERSÁRIO DO GRPAe (GRUPAMENTO DE RADIOPATRULHA AÉREA)

Conheça a história de quando os "ÁGUIAS GANHARAM ASAS" e conquistaram os céus!


Em 17 de dezembro de 1913 era criada oficialmente a Aviação da então Força Pública de São Paulo, através da Primeira Escola de Aviação Militar, cuja primeira sede foi no Campo do Guapira, tendo Eduardo Pacheco Chaves (Edu Chaves) e Cícero Marques como instrutores. A carência de técnicos habilitados e problemas de suprimentos decorrentes da Primeira Guerra Mundial acabaram, tornando impraticável esse primeiro núcleo, de maneira que a Força Pública paulista só recuperou suas asas em 1919, tendo então o norte-americano Orton W. Hoover como instrutor.
Nos anos seguintes, os aviadores paulistas chegaram a combater a Coluna Prestes, em Goiás e na Bahia. Com a queda da Revolução de 1930, acabou sendo dissolvida não só a frota aérea da Força Pública, como a própria Escola de Aviação, sendo todos os equipamentos entregues ao Exército. Isso não impediu que em 1932 os Revolucionários Paulistas conseguissem se reorganizar, colocando em operações, diversas aeronaves e com elas deram uma amostra de toda a sua valentia e perícia, incluindo combates aéreos contra os aviadores governistas.
A nova sede já era no Campo de Marte e a iniciativa - feita agora com solidez - frutificou, de modo que em 1920 começavam a surgir campos de pouso e áreas demarcadas em várias cidades do interior, como Bragança Paulista e Guaratinguetá. Mas por problemas internos e políticos, houve uma nova crise que acabou por fechar os hangares da Força Pública no início de 1922.
O renascimento só aconteceria com a Revolução de 1924, quando os aviões paulistas executaram missões de reconhecimento, orientação de artilharia e até ataques às posições terrestres inimigas com bombas de 60 kg. A Aviação da Força Pública ganhou uma reestruturação eficaz, oficializada em 31 de dezembro de 1924, incluindo até as diretrizes de formação de pessoal.
Em 15 de agosto de 1984, no Palácio dos Bandeirantes, foi entregue à Polícia Militar o primeiro helicóptero, um modelo Esquilo HB 350B prefixo PP-EID, o “Águia Uno”, quando foi criado o Grupamento de Radiopatrulha Aérea.
Mesmo com restrições iniciais de horas de voo (era previsto em contrato trinta horas/mês) e a falta de recursos para manutenção, o helicóptero foi sendo integrado aos poucos ao policiamento. Conhecendo melhor todas as regiões da cidade, as tripulações procuravam desenvolver novas técnicas para chegar mais rápido e apoiar melhor os patrulheiros em terra, consolidando desta forma a atividade. Vencidas as resistências, através de muito trabalho, veio o reconhecimento. Hoje o Grupamento Aéreo conta com 24 aeronaves em pleno atendimento, em diversas regiões do estado, além de um efetivo altamente qualificado para prestar este tipo de atendimento especializado. A Polícia Militar parabeniza o Grupamento Aéreo pela honrada história e pelos avanços que vem conquistando a cada dia!

‪#‎podeconfiarpmesp‬
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Comentários