RESULTADO DA OPERAÇÃO CARNAVAL 2016 REALIZADA PELO CPTran e CPChq


A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), órgão de Segurança Pública e integrante do Sistema Nacional de Trânsito, possui como missão constitucional a preservação da ordem pública e a polícia ostensiva, o que tem sido realizado, cotidiana e diuturnamente, também no campo da segurança viária, para a garantia de todos ao direito do trânsito seguro, proteção do patrimônio e da incolumidade das pessoas.

No exercício do policiamento ostensivo de trânsito, a PMESP tem envidado esforços para diminuir o número de mortes e lesões no trânsito, contribuindo com o pacto internacional firmado em decorrência da Década Mundial de Ações pela Segurança no Trânsito (2011-2020) e com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

Neste contexto, o Comando de Policiamento de Trânsito, Órgão Especial de Execução da PMESP, realiza, diuturnamente, a Operação Direção Segura (ODS), de forma a educar, prevenir e garantir a segurança viária, aplicando a legislação de trânsito e penal em vigor, objetivando minimizar o número de acidentes de trânsito em razão da imprudente ingestão de álcool / substâncias psicoativas pelos condutores.



O Comando de Policiamento de Trânsito, através do 1º e 2º Batalhões de Polícia de Trânsito, e de sua Companhia Tática de Trânsito, neste Carnaval, realizou 89 (oitenta e nove) Operações, dentre as quais destacamos a Operação Visibilidade, Operação Cavalo de Aço, Operação Verão e Operação Direção Segura, reforçando a fiscalização de trânsito na Capital, Grande São Paulo e Litoral, durante todo o feriado prolongado, ocasião em que se comemoraram os festejos carnavalescos, com destaque para a região do Anhembi (Sambódromo), Vila Madalena e Rua Alvinópolis, conforme programação dos eventos realizados na cidade de São Paulo.

No total, foram 5.005 (cinco mil e cinco) condutores abordados, sendo 211 (duzentos e onze) condutores autuados por dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência (art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro), 399 (trezentos e noventa e nove) condutores autuados por se recusarem a fazer o teste do etilômetro - “bafômetro” (Art. 277,§ 3º c/c art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro), 15 (quinze) pessoas presas em flagrante pelo crime de conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência (art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro), e 01 (um) procurado capturado. Ao todo, 1.776 (mil setecentos e setenta e seis) condutores foram autuados pelas mais diversas infrações de trânsito.

Foram 3.497 (três mil quatrocentos e noventa e sete) veículos (dentre automóveis, motocicletas e caminhões) fiscalizados, sendo 143 (cento e quarenta e três) removidos ao pátio, 534 (quinhentas e trinta e quatro) CNH apreendidas e 176 (cento e setenta e seis) CLA apreendidos.
Os policiais dispensaram atenção especial à fiscalização do consumo de bebidas alcoólicas (ou de substâncias de efeitos análogos) tanto nas Operações Direção Segura (ODS) promovidas pelo Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) com apoio do Comando de Policiamento de Choque (CPChq), por meio do 3º BPChq/Canil, com o emprego de cães farejadores de substâncias ilícitas , quanto nas demais atividades desenvolvidas pelo CPTran (Operação Cavalo de Aço – fiscalização de motocicletas, Operação Visibilidade, nas fiscalizações de rotina e nos atendimentos de eventuais acidentes de trânsito).

A Polícia Militar alerta que o motorista que é flagrado dirigindo sob a influência de álcool, ou aquele que se recusa a realizar o teste do etilômetro, é penalizado com multa de R$ 1.915,40 (mil novecentos e quinze reais e quarenta centavos), tem seu documento de habilitação recolhido, o veículo retido e a suspensão do direito de dirigir por doze meses, além de responder criminalmente pela sua conduta, dependendo das circunstâncias, com pena de detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos.

#podeconfiarpmesp
CENRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Comentários