PMs usam PORTA como MACA e socorrem bebê que estava "sentado" dentro do útero da mãe!

Nesse Domingo (21), viaturas do 45° BPM/M, Zona Leste de São Paulo, foram acionadas, via COPOM, para uma ocorrência de Auxílio a Gestante em Trabalho de Parto na Rua Siqueira Bueno 100 – Centro de Acolhimento a Moradores de Rua - em que ANA PAULA DOS SANTOS ALMEIDA, parturiente, encontrava-se em quadro crítico, uma vez que a bolsa amniótica havia estourado. 

No local, os policiais militares, 2º Ten PM FERNANDES, Asp Of PM ANDRÉ LOPES e Sd PM ALANIZ, constataram que parte da perninha do bebê já havia saído do ventre materno, denotando que o bebê poderia estar “sentado”, ensejando um procedimento de urgência e de muita cautela.


Dada a complexidade do contexto e os riscos à integridade física da Mãe e do bebê, solicitaram apoio do resgate, entretanto, os Bombeiros e SAMU estavam em outras ocorrências emergenciais. Dessa forma, como a vontade de salvar o bebê e a mãe eram maiores do que qualquer outra coisa no momento, os policiais militares, Sd PM DALES e Sd PM ALEXANDRE, improvisaram uma PORTA como MACA e fizeram a remoção da Mãe e bebê, ainda parte em seu ventre, até a viatura policial para efetuar o resgate.

Foram levados pelos policiais Sd PM EVANGELISTA e Sd PM JUAREZ, até o Hospital Sancta Maggiore (Unidade Belenzinho) para o recebimento do atendimento médico-hospitalar, em estado grave.

Após complicado trabalho médico, tendo em vista o tipo de Parto, o bebê nasceu sem esboçar quaisquer reação de vida, contudo, mediante Massagem Cardiorrespiratória, movimentou-se lentamente e, após a extração dos sedimentos em suas vias aéreas( Boca e nariz) chorou pela primeira vez, inspirando a vida pelos seus pequenos lábios e olhos. Sendo batizado como o WEVERTON pela sua mãe, a senhora ANA PAULA.


O médico responsável pelo plantão hospitalar, Dr Fábio Kistenmacker, disse que o recém-nascido não sobreviveria sem a rápida tomada de decisão dos policiais e agradeceu o trabalho prestado.

#podeconfiarpmesp
Centro de Comunicação Social PMESP

Comentários