NOTA DE ESCLARECIMENTO


 “Todos os dias, pelo menos uma casa é invadida por assaltantes no bairro do Morumbi”
Resposta à matéria da Rádio Bandeirantes.


Em relação à matéria veiculada nesta data pela Rádio Bandeirantes, intitulada “Todos os dias, pelo menos uma casa é invadida por assaltantes no bairro do Morumbi”, a Polícia Militar esclarece que:
Existe, de fato, uma ordem de serviço, de fevereiro deste ano, que trata de medidas preventivas objetivando a diminuir a incidência de furtos e roubos, que estabelece horários de patrulhamento e de estacionamento de viaturas, com base nos seguintes critérios: estabelecimentos comerciais abertos no período; locais de circulação de transporte público, com destaque para terminais de ônibus; locais com histórico de furto e roubo de caixas eletrônicos; corredores viários; e rotas de fuga.
A Rua Dr. Armando de Alcântara, citada na reportagem, pertence ao bairro do Butantã, mais precisamente Vila Tiradentes, e não ao Morumbi, motivo pelo qual foi despachada uma viatura da 3ª Companhia, e não da 5ª. É importante ressaltar que a ocorrência foi devidamente despachada e atendida, sendo certo que não houve qualquer tipo de questionamento por parte de policiais. Ao final, verificou-se que a suspeita não foi confirmada, ou seja, não havia ladrão na residência indicada.
Em relação à ordem de serviço, a autorização para sair dos locais determinados é do CFP (Comandante de Força Patrulha) e não da SSP (Secretaria de Segurança Pública), conforme afirma erroneamente o repórter. O CFP, que é um Oficial, analisa a gravidade da ocorrência e a estratégia operacional para tomar sua decisão.
Outro dado importante indica expressiva redução dos roubos em residência no bairro do Morumbi. Considerando as duas companhias que cobrem o bairro e comparando o primeiro semestre deste ano com igual período do ano anterior, a redução foi de 49%, ou seja, apresentando um panorama muito diferente do que a reportagem tentou mostrar.
Feitos esses esclarecimentos, lamentamos as graves falhas na apuração da matéria. Em primeiro lugar, o áudio foi manipulado, possivelmente por quem o forneceu, para dar a ideia de que aquela ocorrência não tinha sido atendida em razão da ordem de serviço existente. Também faz parecer que se trata de fato recente, quando, na verdade, se refere a uma ocorrência do dia 18 de novembro de 2014. Além disso, dá a entender que a ordem privilegia apenas estabelecimentos bancários, o que não é verdade.
Lamentamos que o repórter não tenha apurado a fundo, confiando numa única fonte, sem dar o outro lado. Se tivesse procurado a Polícia Militar antes de levar a matéria ao ar, certamente teria recebido a resposta correta.
Entendemos a necessidade de produzir notícias impactantes, mas há limites dentro da moral e da ética que devem ser observados e rigorosamente seguidos. A Polícia Militar está sempre à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários.


Comentários