Polícia Militar realiza a formatura de 501 crianças no PROERD

 O objetivo do programa é prevenir o uso e abuso de entorpecentes pelas crianças e futuros jovens



Nesta última quarta-feira (24), às 10h da manhã, ocorreu no Centro de Eventos de Araraquara e Região, a formatura de 501 crianças do ensino fundamental, sendo três escolas estaduais, duas escolas municipais e uma escola particular da cidade de Araraquara, no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

A ideia do programa começou de uma parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome de ‘Drug Abuse Resistance Education’ (Dare). Este esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram a alta eficiência dos programas de prevenção, baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resoluções de problemas e estilos de vida positivos. Da Califórnia, o programa expandiu-se para todos os Estados Norte-Americanos e para mais de 40 países. No Brasil, contando com o apoio do ‘Dare International’, o programa recebeu o nome de PROERD.

Com duração de dez semanas, o objetivo do Programa é prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas. Desenvolve ainda, um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer várias atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, que foram projetados para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida, como autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.

O intuito é encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência, oferecendo estratégias para desenvolvimento da competência social, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.

COMUNICAÇÃO SOCIAL

Comentários

Postagens mais visitadas