Polícia Militar abre concurso para 220 vagas de aluno-oficial


A Polícia Militar abriu concurso para preencher 220 vagas de aluno-oficial. As inscrições estão abertas, exclusivamente pela internet, pelo site da Vunesp e vão até 30 de abril. 
Os aprovados farão o curso superior de Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, um dos mais concorridos do Estado. De acordo com o edital, o salário inicial é de R$ 2.663,50.
Para concorrer, é necessário ter concluído o Ensino Médio, ser brasileiro, ter no máximo 26 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e com serviço militar e não possuir antecedentes criminais. 
Os homens devem ter no mínimo 1,65 m de altura, e as mulheres 1,60. A taxa de inscrição é R$ 130.
Provas
Os candidatos serão avaliados em prova escrita, com 80 questões objetivas de alternativa, e redação. Serão submetidos à avaliação de condicionamento físico, exames de saúde e psicológicos, além de passar por um processo de investigação social e análise de documentos e títulos.
O curso
Após aprovados, os alunos-oficiais passam por aproximadamente três anos de formação na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), na zona norte da Capital.
São aplicadas diversas disciplinas como Polícia Comunitária, Direitos Humanos, Inteligência Policial, Noções de Polícia Científica, entre outras.
A formação tem o objetivo de capacitá-los para o exercício de comando e gestão das atividades de polícia ostensiva, preservação da ordem pública, defesa civil e territorial. O curso inclui estágio de observação de ações policiais.
Após a conclusão, os cadetes se tornam aspirantes a oficiais e passam por estágio de seis meses acompanhando unidades de patrulha das regiões em que vão atuar. Depois desse período, se tornam 2º tenentes.

Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Comentários

Postagens mais visitadas