Atividade delegada completa seis meses em Assis


O período foi marcado pela grande aceitação e aumento da produtividade




A cidade de Assis é a primeira cidade da região Centro-Oeste Paulista a ter o programa de Atividade Delegada implantada, com início em maio de 2013. Ela é resultado de convênio entre a Secretaria de Segurança Pública e a Prefeitura de Assis, por meio do qual os policiais militares em horário de folga atuam em benefício dos munícipes, com horas pagas pelo próprio Poder Público Municipal.

A parceria com o Governo do Estado permite aos municípios contratar policiais militares de folga para trabalhar na fiscalização de ambulantes irregulares, entre outras atividades que são objeto de convênio. Inicialmente com 8 policiais militares, hoje Assis já conta com 12 por dia, inclusive nos finais de semana e feriados, empregados em pontos e áreas estratégicas como: Terminal Rodoviário, Cemitério Municipal, Parque Buracão, Mercadão e proximidades da Avenida David Passarinho e Avenida Armando Sales de Oliveira. Os policiais atuam sempre nos horários de maior interesse para atendimento do anseio da população por melhores condições de segurança, em amplo sentido.

A grande aceitação da comunidade local, com melhor percepção de segurança, e a análise da produtividade nesses seis meses de funcionamento, comprovam o acerto da medida e o sucesso do trabalho coordenado por uma Comissão Paritária, que se reúne mensalmente para planejamento do emprego dos policiais militares e a prestação de contas do mês anterior. As reuniões são realizadas de modo alternado, na sede do Batalhão de Assis e na sede da Prefeitura Municipal, sempre com dois representantes nomeados de cada parte envolvida, com ata de reunião devidamente formalizada no início de cada mês.

Durante esse semestre, os policiais militares trabalharam com o objetivo de garantir a segurança da população e combater o comércio ambulante, o tráfico de drogas, roubos e furtos de veículos, na cidade de Assis. Muito além da simples fiscalização diante de infrações administrativas de competência do município, os policiais militares em Assis realizaram, em média, uma prisão em fragrante e uma captura de procurado pela Justiça a cada mês, além de diversas apreensões, abordagens e identificações, para maior segurança da comunidade local. O quadro apresentado resume o resultado operacional dos primeiros seis meses de funcionamento da Atividade Delegada no município:

Comentários