Polícia Militar de São Paulo tem 1.170 novos soldados




A Polícia Militar de São Paulo recebeu 1.170 novos soldados para atuar no policiamento nas ruas.


 Eles passaram por um ano de preparação na Escola Superior de Soldados (ESSd) e se formaram nesta quinta-feira (14), em cerimônia no Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo – Sambódromo do Anhembi, zona norte de São Paulo.

Dos formados, 424 PMs serão enviados para reforçar o efetivo da Capital e 746 do Interior. Do total, três policiais são mulheres.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, os novos homens e mulheres da PM ajudarão a garantir a segurança da população do Estado. “São 150 mil ocorrências atendidas diariamente pela PM, das quais 15 mil geram atendimentos com a viatura”, afirmou o secretário, dando a dimensão do desafio que os novos soldados terão pela frente.

Ao longo do curso de formação, os alunos tiveram 23 matérias básicas, com carga horária de 984 horas/aula, e 26 especializadas, que ocuparam 976 horas de estudos.

Entre as disciplinas, os formandos aprenderam conceitos de Direitos Humanos, Penal e Militar, criminalística, princípios de hierarquia e disciplina, tiro defensivo na preservação da vida (conhecido como Método Giraldi), defesa pessoal, programas de policiamento, inteligência policial, policiamento em eventos, entre outras.

Para o coronel Benedito Meira, comandante-geral da Polícia Militar, essas disciplinas são essenciais, “para garantir a melhor prestação de serviços à comunidade e evitar o cometimento de infracionais funcionais”.

O curso confere ao formando o grau de Técnico de Nível Superior em Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública. Ao concluir a formação, o PM se torna apto a desempenhar funções de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, seguindo a filosofia de Polícia Comunitária.

O concurso que selecionou os soldados para o curso teve quase 51 mil inscritos. No curso, quem mais se destacou foi João Cezarino de Souza Carvalho Sabino, de 23 anos, 1° colocado entre os 1.070 formandos. “A expectativa ao longo da carreira é alcançar o posto de oficial”, disse.

A cerimônia de formatura dos novos soldados teve a presença ainda da superintendente da Polícia Técnico-Científica, Norma Sueli Bonaccorso.

Os alunos escolheram como paraninfo da turma, denominada “25 anos da Constituição Federal de 1988”, o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Marcio Fernando Elias Rosa, que foi homenageado pelos formandos durante o evento.


Comunicação Social

Comentários