Deficientes auditivos ou surdos poderão acionar o policiamento e os bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, por SMS.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo já disponibiliza um acesso ao serviço de emergência do policiamento ou da atividade de bombeiros para deficientes auditivos e surdos. A Instituição pretende, num futuro próximo, realizar o cadastro online para deficientes auditivos – parciais ou totais – interessados em participar do programa que é o primeiro da América Latina.

A ideia do sistema de mensagens surgiu em 2011. A PM sempre teve a necessidade de promover acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva e também aos surdos, oralizados ou não. O fato é que essas pessoas sempre precisavam de outra pessoa para auxiliar no pedido de ajuda. “Queremos que eles tenham total autonomia total em tudo fizerem”, explica o Tenente-Coronel Marcel Lacerda Soffner, do Centro de Comunicação Social da PM.

De acordo com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, existe cerca de 1,9 milhão de pessoas com deficiência auditiva em São Paulo, das quais apenas 90 mil se declaram surdas.

Segundo o comandante do Centro de Processamento de Dados (CPD) da PM, Tenente-Coronel Reynaldo Priell Neto, esse é um serviço pioneiro na América Latina e muito mais desenvolvido que o dos Estados Unidos. “Temos capacidade de atender a todos os deficientes auditivos com o nosso sistema”, disse.
Em função do empenho da Instituição na divulgação do serviço e em parceria com a Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a PM participará de um evento no dia 03 de outubro de 2013 às 19hs na OAB do ABC, para explicar e divulgar a nova ferramenta à população. Em reunião preparatória aqui no Centro de Comunicação Social estiveram reunidos o Tenente-Coronel PM Soffner, a Major PM Ana Claudia, o Sr Luis, e a Sra Geni daquela Secretaria.

Comentários

Postagens mais visitadas