Formar Policiais Militares


Lemos nos últimos meses artigos tratando da escassez de engenheiros, da qualificação de médicos e advogados, também sobre a regulamentação de algumas carreiras.

Contudo, precisamos debater sobre a formação policial de maneira geral (polícia civil, militar, técnico-científica, federal e as guardas-municipais). De tempos em tempos a polícia está em foco, no limite, se olharmos as ações e intervenções policiais, por sua natureza, essência e razão de ser, a polícia nunca sai do palco.

Preparar adequadamente homens e mulheres para a atividade-policial requer profissionalismo, experiência e muita leitura.

Participarei da formação de 120 novos policiais militares, 1% por cento, dos quase 11 mil inscritos para o certame do concorridíssimo curso superior de “Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública”, realizado agora em 3 anos na centenária Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Para sonharem com o posto de coronel os cadetes passaram também por teste físico, psicológico, médico e detalhada investigação social de sua vida pregressa.

Caberá aos instrutores (especialistas, mestres e doutores) apontar aos novos policiais as agruras da carreira; o olhar que nos espreita, filma e grava por 24 horas; os riscos; as virtudes da mulher de Nero e o mais difícil de tudo - o exímio cumprimento do dever dentro da lei, buscando um profissional plural, multicapacitado e operador de Direitos Humanos.

É extensa a relação de destacados quadros profissionais de outros órgãos, empresas públicas e privadas que outrora passaram pelos arcos do “portão das armas” e perfilaram-se com irmãos de outras capitais, cujos Governadores confiam a primorosa “formação de comandantes” a São Paulo.

Aos que seguem participando de congressos, seminários, fóruns, bancas de mestrado e doutorado, com foco na formação policial, sabemos que junto com a área da saúde e educação somos o tripé das demandas públicas. Aos mais de 10 mil candidatos reprovados no último concurso – não desistam.



Ronilson de Souza Luiz, capitão da PM e doutor em educação – profronilson@gmail.com

Comentários

  1. PARABÉNS AO OFICIAL CAPITÃO-PM RONILSON DE SOUZA LUIZ PELO XECELENTE TRABALHO COM PROFISSIONALISMO E DEDICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS OFICIAIS PM'S DA ACADEMIA MILIATR DO BARRO BRANCO, QUE DEUS O ABENÇOE CADA VEZ MAIS !!!

    ResponderExcluir
  2. Poderiam pensar em fazer uma formacao lembrando das pessoas com deficiencia, em especial os surdos. Poderiam colocar libras, que eh lei federal, assim como faz a guarda civil municipal de guarulhos.

    ResponderExcluir
  3. Ser um Policial Militar não é uma tarefa facil, ainda mais no mundo em que estamos onde um ser humano agride e até mesmo mata o proximo sem motivo algum.
    Bom mesmo assim não vou abandonar este meu sonho vou continuar tentando pois ta no sangue e feito isso farei minha parte perante a sociedade.
    desde ja um forte abraço a todos PMESP

    ResponderExcluir
  4. Bem, resolvi passar por aqui para agradecer o COPOM de Campinas e aos PMs,pela rapidez que ambos tiveram ao atender minha solicitação na data de hoje por volta das 21:00 HRS 06/05 ,acompanhei de longe os dois suspeitos serem abordados e conduzidos,não sei o que fora encontrado com eles,desconfiei de possível arma com um deles (Ocorrência de Jundiaí,na Benedito Castilho).

    Bem como dizem que filho de peixe ,peixinho o é ,pai militar,irmão militar e esposo militar só faltou eu ,pena que sou velhinha para ser também,mas fiz meu papel ao identificar os dois supostos suspeitos e comunicar a PM.

    Quem sabe um dia a população venha a interagir mais com a PM de forma a contribuir para um bem comum,coletivo,pois os Policiais por mais que se esforcem não são mágicos,adivinhos e nem possuem bola de cristal para adivinharem a hora e o local que os meliantes irão agir !

    MEU DEUS ,NÃO PRECISAMOS SER POLICIAIS PARA FAZERMOS NOSSA PARTE !

    PRISCILA CARNEIRO ESPOSA SD CLAUDIO !

    PARABÉNS PELA RAPIDEZ !


    ResponderExcluir
  5. Quero parabenizar a todos os candidatos.
    Determinação e disciplina aos reprovados, bem como coragem, dignidade e honra aos aprovados.
    Parabéns aos instrutores por repassar toda vossa experiencia, formando a cada ano, Aspirantes altamente treinados e prontos para servir ao estado e ao cidadão.
    Toda esta coragem me evoca esperança e me faz pensar que devo ser heroico, impávido, sobrepujando todos os oponentes, como estes homens e mulheres Policiais, que sempre estão compromissados com a integridade física do cidadão e a defesa da vida, deixando seus lares, famílias, amigos, sonhos, filhos e suas companheiras e companheiros para manter a segurança e a ordem por todos nós cidadãos de bem.
    Hoje, tenho 23 anos e meu anseio aumenta a cada vez em que penso em realizar meu sonho de infância e dedicar minha vida a Pátria, ao cidadão, ao Estado.
    Este ano, vou prestar concurso para ingressar na PMESP como Sd.2ª-Cl., objetivo que venho amadurecendo a cada dia.

    Atenciosamente, Ruan Santos - Futuro Sd.2ª-Cl.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caso o(a) Senhor(a) se identifique (o que não é obrigatório) a Instituição responderá à solicitação apresentada