Cap PM Alberto Mendes Júnior - Homenagens ao Dia do Herói Policial Militar



- Discurso proferido pelo Cel PM Leônidas Pantaleão de Santana, Subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em solenidade em homenagem ao Dia do Policial Militar Herói, no 1º Batalhão de Polícia de Choque, Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar - ROTA, na manhã de 10 de Maio de 2013, 6ª-feira:


Hoje, relembramos a morte de um grande herói da nossa Instituição. O sangue derramado de Alberto Mendes Júnior em defesa das instituições brasileiras, da sociedade e de seus companheiros de farda, não pode em hipótese alguma ser esquecido. O fato que exaltamos, transcende as questões ideológicas de uma época emblemática da história nacional, bem como está acima do clima de crise política e das tensões sociais pelo qual o povo passava. Portanto, a relevância se dá ao ato de um homem, de um valoroso soldado, que entregou a sua vida para cumprir o juramento de servir com nobreza de alma.

É oportuno ainda destacar que frequentemente nossos integrantes da Polícia Militar cumprem à risca o mesmo juramento, como cumpriu o nosso patrono, por derradeiro, entregam suas vidas em prol da defesa da nossa sociedade.

ALBERTO MENDES JÚNIOR nasceu aos 24 de janeiro de 1947, na cidade de São Paulo. Era filho de Alberto Mendes e Dona Angelina Plácido Mendes. Desde cedo, o menino manifestava o seu desejo de ingressar na Corporação, da qual, pela voz de seus tios, só bem ouvia falar, fazendo crescer em tamanho e idade aquele ideal em sua mente.

As bases familiares foram determinantes na formação do caráter firme e a excelente formação moral. Filho extremoso, só deu aos seus pais alegrias e satisfação. Manteve sempre apego à família, "Célula Mater" de toda uma Nação. Ao entrar para a Polícia Militar do Estado de São Paulo, à época Força Pública, em 15 de fevereiro de 1965, na tradicional Academia de Polícia Militar do Barro Branco, viu-se realizar, mais do que um sonho pessoal, uma nobre missão: A de servir ao povo paulista e à pátria.

O reconhecimento e a admiração ao herói maior da Polícia Militar é tão significativo que transcendeu os quartéis da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e alcançou os parlamentares estaduais, dignos representantes do povo, que se renderam também à história e fatos, que fizeram inúmeros heróis da Polícia Militar, com referência inicial ao nosso patrono. Criaram a Lei Estadual 13.026/08, instituindo o “DIA DO HERÓI POLICIAL MILITAR”, a ser comemorado todos os anos em 10 de maio. Não foi por acaso que essa data foi escolhida, é o dia do sacrifício do herói-símbolo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Alberto Mendes Júnior. Que esta data nunca se apague da memória da nossa sociedade, pois assim como o nosso patrono, inúmeros policiais militares saíram de suas casas, deixando as suas famílias e não mais voltaram. Bravos combatentes da causa pública – homens e mulheres – valorosos soldados da milícia bandeirante.

Senhoras e senhores, a memória de Alberto Mendes Júnior está viva aqui, neste momento, com toda a sua presença valente, altaneira, de um oficial, um jovem segundo Tenente, que soube praticar o ato mais sublime de heroísmo que um homem em armas pode praticar, o de doar a própria vida para preservar a vida de seus subordinados. O Capitão PM Alberto Mendes Junior está incluído, com muita honra, na galeria dos heróis da nossa nação e, por essa razão, é um referencial para a Polícia Militar e também para todos os brasileiros. Que sua carreira miliciana, embora breve, todavia brilhante, seja contada e recontada, para que a história do nosso país, nunca se esqueça do sangue derramado por seu querido filho.

Aproveito para parabenizar todos os condecorados com a medalha do 1BPChq e agradecer a toda a tropa desta centenária Unidade, que tem prestado relevantes serviços à sociedade paulista agindo sempre com profissionalismo, dedicação e inteligência. Neste ano já foram diversas prisões no combate firme à criminalidade.



Que Deus continue abençoando todos nós.

Muito obrigado!


Comentários

  1. Eu sempre que participo de discussões a respeito de histórias passadas, dou ênfase ao Cap Alberto Mendes Junior. Ressalte-se lembrar dele é automático, uma vez que as discussões são políticas, onde tem um pessoal que sempre se posiciona contra militares e policiais militares. O Cap Alberto Mendes Junior tombou heróicamente frente aos seus algozes, esses, não optaram por uma luta justa, pois eram detentores de uma índole inclassificável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, a Polícia Militar agradece sua mensagem. A história da Polícia Militar do Estado de São Paulo caminha lado a lado com a história do Brasil desde seu descobrimento. De lá pra cá, muitos de nossos heróis tombaram em defesa da sociedade paulista, o Capitão Alberto Mendes Junior é o simbolo maior dessa galeria.
      Conte sempre com sua Polícia Militar.

      Excluir
  2. Oiii meu nome e Renata .. Eu kero parabenizar vcs PMs . Desde pequena sempre adimirei o trabalho do policia militar ... Parabens ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, a Polícia Militar agradece sua mensagem. Lutamos para que nosso trabalho seja cada vez mais próximo das pessoas de bem.
      Conte sempre com sua Polícia Militar.

      Excluir
  3. A saga do Tenente Mendes e seu pelotão é um exemplo de vida e profunda reflexão para todos nós que visamos a verdadeira democracia, a ética e a defesa da liberdade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caso o(a) Senhor(a) se identifique (o que não é obrigatório) a Instituição responderá à solicitação apresentada

Postagens mais visitadas