A abordagem policial técnica realizada pela Polícia Militar



A questão da abordagem policial sempre gera discussão na sociedade e é oportuno para uma instituição como a Polícia Militar do Estado de São Paulo esclarecer como é realizada a instrução que prepara o policial para essa importante tarefa.



Em todas as escolas de formação de policiais militares (soldado, sargento e oficiais) existe a disciplina chamada "Procedimentos Operacionais" na qual o aluno militar é orientado sobre a técnica para realização de abordagens admitida pela instituição.



Muitas pessoas não têm conhecimento, mas a técnica para realizar uma abordagem policial em São Paulo foi criteriosamente estudada e catalogada num passo a passo que contempla não apenas a abordagem em si, mas todo o material e suporte técnico necessário.



Esse estudo foi efetuado na forma de um procedimento operacional padrão, que os policiais militares passaram a chamar de "POP de Abordagem". Para se ter uma ideia, a ciência que envolve este aspecto da função policial foi compilada em um volume com 38 páginas de instrução.



Conhecendo o POP

O Procedimento Operacional Padrão é o resultado de uma implementação criada pelo Comando da Polícia Militar para que as atividades sejam realizadas pelos policiais de forma técnica e sistêmica, padronizando a atuação resultando na máxima segurança e qualidade na prestação do serviço policial militar.



A Escola Superior de Sargentos (ESSgt) realiza curso de formação com duração de um ano. Na disciplina Procedimentos Operacionais, há a atualização em 62 horas-aula (prática e teórica), para levar o policial-militar aluno a consciência sobre tudo que envolve uma abordagem policial.



O POP de Abordagem evidencia ao policial militar:

- material necessário para realização da abordagem,

- etapas a serem respeitadas na abordagem,

- procedimentos técnicos a serem realizados,

- as atividades críticas durante uma abordagem,

- resultados esperados em cada etapa,

- ações corretivas a serem tomadas em realidades diversas,

- possibilidade de erros em cada etapa e

- fundamenta cada ação com base na legislação existente.



Treinamento constante

Além de estabelecer uma doutrina de realização, o POP de abordagem oferece também a possibilidade da realização de uma avaliação chamada de "Diagnóstico do Trabalho Operacional" que possibilita ao supervisor do policial avaliar sua capacidade técnica, corrigindo eventuais não conformidades.



O treinamento constante é indispensável para o aperfeiçoamento, por isso foi criado também a Instrução Continuada de Comando (ICC) que trata sobre "Busca Pessoal em pessoa com atitude suspeita ou em infrator da lei", para prelecionar os policiais antes do início do turno de serviço.



Além da ICC e do POP, todo policial militar realiza também uma semana de Estágio de Atualização Profissional (EAP) ao ano, que tem por objetivo reforçar seus conhecimentos e aperfeiçoar sua técnica policial militar, para um melhor atendimento à comunidade.





Centro de Comunicação Social da Polícia Militar


Comentários