Projeto ‘Sala Nota 10’ ensina valores a alunos


Reportagem do JBA no Jornal Diário de Sorocaba, em 17NOV11

Incentivar o protagonismo juvenil por meio de ações que beneficiem toda a comunidade é o objetivo do projeto “Sala Nota 10”, desenvolvido por integrantes do Programa Jovens Brasileiros em Ação (JBA) e soldados do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (CPI-7) em escolas estaduais da cidade. Ontem, os trabalhos foram iniciados na Escola Estadual “Dr. Arthur Cyrillo Freire”, na Vila Jardini, com a participação de 20 alunos. Até o final deste ano, outras três unidades da cidade também serão beneficiadas pelo projeto.

Pioneiro em alguns batalhões da PM, o projeto busca trabalhar a solidariedade dos alunos e fazer com que eles valorizem cada vez mais o ambiente escolar. As ações são desenvolvidas sob orientação dos soldados Passos e Ezequiel, que buscam na parceria com as escolas mostrar aos alunos o valor do trabalho voluntário. “É preciso o apoio da escola para que as ações sejam concretizadas. Os alunos ganham, os professores ganham e a escola ganha”, ressaltou o soldado Passos. Os alunos são responsáveis pelas pinturas na sala e no quadro negro, colocação de vidros e de cortinas, limpeza e manutenção das carteiras, cadeiras e armários.

Conforme o soldado, a PM inicia o trabalho na escola com uma reunião entre os alunos que apresentam bom relacionamento com outros alunos, assim como boas notas. “São os líderes positivos”, descreveu. Esses alunos passam por um curso de três meses, fora do horário de aula, aprendendo sobre assuntos relacionados à violência e cidadania para, posteriormente, trabalhar esses assuntos com os outros alunos através de palestras. O mesmo método será utilizado na Escola Estadual “Antônio Vieira Campos”, do bairro Júlio de Mesquita Filho, na “Joaquim Izidoro Marins”, na Vila Angélica, e na “Professor Genésio Machado”, Vila Santana.

Com o apoio da escola, que fornece o material solicitado para os trabalhos, a equipe de voluntários “põe a mão na massa” e executa toda a tarefa como um desafio a vencer. Para a diretora da unidade, Edith Rosa Correa, o projeto ajuda de maneira positiva o crescimento do aluno como cidadão. “É uma forma de desenvolver a autonomia do aluno, pois eles recebem o projeto e o colocam em prática. Eles colocam a mão na massa e, assim, pegam amor pela escola”, destacou. “Eles são respeitados entre os outros alunos por fazer parte do JBA. Com isso a escola só tem a ganhar.”

A diretora contou que as palestras promovidas pelos alunos fazem muito sucesso, já que naquele momento predomina a mesma linguagem. “Quando é palestra sobre bullying, por exemplo, os alunos pesquisam e mostram aos soldados, que corrigem e orientam sobre como fazer a apresentação. E eles fazem sozinhos para a escola toda. Isso melhora a qualidade no ensino e no relacionamento entre eles mesmos”, frisou.

A estudante da 7ª série do Ensino Fundamental, Leilaine Kathleen Melo de Oliveira, é uma das integrantes do JBA da Escola Estadual “Dr. Arthur Cyrillo Freire”. Para a jovem, de 14 anos, o trabalho tem ajudado na sua desenvoltura diante das outras pessoas. “Eu tinha vergonha de falar, de ficar na frente na sala de aula; agora meu relacionamento interpessoal melhorou bastante através das palestras de damos.” Assim também se sente Graciele Helena Santos, 14 anos, que leva mais além o resultado das atividades que desenvolve no projeto. “São ações de conscientização que servem para alertar também dentro de casa.”

MAIS ATIVIDADES - Conforme o soldado Passos, os alunos não se dedicam apenas aos serviços nas salas de aula e às palestras, mas também a projetos como a Rádio Jovem, que já está no ar na escola; e o jornal, que será impresso e divulgado em breve. “Na rádio, os alunos tocam músicas e falam de temas ligados à educação, além de dar avisos da direção da escola”, explicou. “Já o jornal, que terá informações sobre segurança e o que é feito na escola, os próprios alunos e a PM farão as entregas."

Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa. Sou dono do Portal www.escolaprotegida.com.br e tenho o @escolaprotegida conto com a visita do Blog da PM de São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos aoldados Passos e Ezequiel e as sábias diretoras que abrirm as ports de suas escolas para que este brilhante trabalho se desenvolvesse! Seria ´mais justo se este tipo de ação cidadã servisse de principal critério para promoção de um soldado a uma maior patente. Enquanto alguns militares nos envergonham, outros nos surpreendem com exemplos de verdadeira ação humana.
    Márcia Reis - Diretora Pedagógica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos o reconhecimento ao trabalho de nossos colaboradores.
      Conte e confie na Polícia Militar.
      Somos uma organização de 100 mil homens e mulheres a serviço do povo de São Paulo.
      Centro de Comunicação Social

      Excluir

Postar um comentário

Caso o(a) Senhor(a) se identifique (o que não é obrigatório) a Instituição responderá à solicitação apresentada

Postagens mais visitadas