Curso habilita 45 bombeiros para funções de comando

Cerimônia de formatura foi realizada na Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo Play

Quarenta e cinco bombeiros se formaram, na tarde desta quarta-feira (18), no Curso de Especialização de Oficiais. A cerimônia foi realizada na Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Com duração de pouco mais de um ano, o curso habilita os formandos a exercer uma função de comando na corporação. Três dos formandos são bombeiros de Alagoas.

Para o comandante da Escola Superior de Bombeiros, tenente-coronel Antonio Carlos Martins, os formandos têm uma responsabilidade dobrada: passar os conhecimentos para os seus comandados e tomar decisões com sabedoria. “A partir de agora cabe a esses profissionais proferir ainda mais as capacidades adquiridas e servir em função da população. Eles passam a ter o compromisso de multiplicadores de conhecimento a serem passados para a comunidade”, disse.

O curso teve início em 5 de abril do ano passado e terminou hoje, no dia da formatura. As aulas capacitaram os oficiais a desempenhar com eficiência as atividades próprias de prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento de pessoas, animais e bens, atendimento de emergência pré-hospitalar e a execução das atividades de Defesa Civil, todas próprias de bombeiros.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Humberto Navarro, a respeitabilidade e credibilidade da corporação foram consolidadas com um trabalho árduo, o que possibilitou aos formandos uma carga valiosa de conhecimento, que um dia caberá a eles transmitir.

“O cumprimento da proteção à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente são missões prioritárias do Corpo de Bombeiros. A data de hoje é especial, a população paulista pode ter a certeza que vai continuar contando com os relevantes serviços prestados pelos Bombeiros, prosseguindo com um padrão cada vez mais elevado, com preparo, dedicação e compromisso”, disse Navarro.

Teoria e prática
Ao longo do curso, os policiais tiveram aulas de matérias como matemática, física aplicada e construção civil, para depois ocupar a maior parte da carga horária para aprimorar o atendimento pré-hospitalar durante uma emergência, fundamentos de salvamento, Defesa Civil e engenharia de prevenção de incêndios. Além da teoria, com a aplicação de seminários, os oficiais do Corpo de Bombeiros tiveram de passar por estágios técnicos na área de atendimento pré-hospitalar.

A Escola Superior de Bombeiros ainda possui convênios com instituições de ensino que são referência em engenharia, possibilitando embasamento científico aos alunos. “Ano após ano os currículos dos nossos cursos vêm sendo constantemente aperfeiçoados. É um processo ininterrupto de capacitação profissional, amparado por uma ampla e moderna escola que é a porta de entrada do Corpo de Bombeiros”, afirmou o comandante da corporação.

A Escola tem investido em pesquisa e o emprego de novas técnicas, aliada à aquisição de modernos equipamentos e viaturas, além de uma constante preocupação com a modernização dos seus profissionais.

Conhecimento e especialização
Em pouco mais de um ano, 45 oficiais ficaram na Escola Superior de Bombeiros, em um espaço de 110 hectares, próximo às margens da represa de Mairiporã, na cidade de Franco da Rocha. Foram 2.308 horas de estudo. No meio do grupo, um tenente chamou a atenção: Cristian Wagner Bons, um dos três bombeiros do Estado de Alagoas e o primeiro colocado no curso.

Em busca de aprendizado e capacitação profissional, Cristian superou a distância da família e deixou até o casamento para depois. “Eu sou um privilegiado de estar aqui; há tempos eu procurava um curso de especialização, mas não tinha nenhum à altura do Corpo de Bombeiros de São Paulo”.

Segundo Christian, o período na Escola Superior de Bombeiros possibilitou adquirir uma bagagem ampla de conhecimento e especialização: “Eu volto para Alagoas com muito mais responsabilidade, eu estou levando o nome da corporação do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Foi um período não só de adquirir ensinamentos, mas também de uma experiência da vida”.

A Escola Superior de Bombeiros
Em fevereiro de 1964, foi criada a Companhia Escola de Bombeiros. Após várias mudanças de sede e nomenclatura, em 1999, a Escola mudou-se definitivamente para a sede atual, em Franco da Rocha.

A sede está localizada numa área de cerca de 110 hectares e 53 mil m² de área construída. É rodeada de muito verde, ar puro e está às margens da Represa de Mairiporã. Em 2009, por meio do decreto nº 54.911, passou a ser denominada Escola Superior de Bombeiros “Cel PM Paulo Marques Pereira”.

Site da Secretaria de Segurança Pública
Elson Natário

Comentários

  1. GOSTARIA QUE MEU FILHO PARTICIPASSE DO PROJETO BOMBEIRO MIRIM ELE TEM 06 ANOS E É FASCINADO PELO TRABALHO DOS BOMBEIROS
    MEU EMAIL É VSANTOSPEREIRA24@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  2. Orientamos para que procure a Unidade do Corpo de Bombeiros de sua cidade e verifique se o programa é desenvolvido lá!
    Agradecemos a confiança!
    Centro de Comunicação Social

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caso o(a) Senhor(a) se identifique (o que não é obrigatório) a Instituição responderá à solicitação apresentada

Postagens mais visitadas