Mudar a denominação de "Polícia Militar" para "Força Pública"


VÍDEO da mensagem do Comandante Geral sobre a nova denominação:





Você já deve ter ouvido falar que o Comando Geral está propondo a modificação da atual denominação da Instituição de “Polícia Militar” para “Força Pública”. Isso é verdade.


A iniciativa, que contou com total apoio do Secretário da Segurança Pública e do Governador do Estado é uma forma de homenagear o passado histórico de nossa Instituição e demarcar, definitivamente, sua aproximação com o cidadão e com a comunidade paulista.


Não sei se você sabia, mas a denominação “Força Pública”, que já foi utilizada por nossa Instituição, é fruto dos princípios e ideais que inspiraram a Revolução Francesa de 1789 e materializada na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, que assim proclamou:


Art. 12º. A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita de uma "força pública". Esta força é, pois, instituída para fruição por todos, e não para utilidade particular daqueles a quem é confiada. (grifei)


Art. 13º. Para a manutenção da "força pública" e para as despesas de administração é indispensável uma contribuição comum que deve ser dividida entre os cidadãos de acordo com suas possibilidades. (grifei)


Daí a razão pela qual, no início da República (1891), a força militar estadual receber, pela primeira vez, o nome de “Força Pública”.


Em sua longa história de serviços prestados aos cidadãos, ao Estado e ao Brasil, a força policial estadual já ostentou por quase 80 (oitenta) anos a denominação “Força Pública” — de 14/11/1891 a 27/6/1901, de 28/11/1905 a 21/12/1939 e de 09/07/1947 a 08/04/1970.


Vê-se, assim, que a denominação “Força Pública” somente foi alterada em momentos de crise institucional e instabilidade democrática do País, cujo último ato resultou da unificação da Força Pública com a Guarda Civil, nos idos de 1970.


Agora, decorridos quase quarenta anos do uso da atual denominação, a qual, indubitavelmente, acarreta à Instituição enormes dificuldades junto à sociedade para compreensão de sua missão, oportuniza-se a possibilidade de resgatar a denominação “Força Pública”, como a instituição policial militar da grandeza de São Paulo, cujo compromisso é a “defesa da vida, da integridade física e da dignidade de pessoa humana”.


Resultado do contínuo aperfeiçoamento da nossa Instituição em busca da excelência, a mudança do nome vem consolidar mais um passo em nosso processo de gestão, de respeito aos direitos humanos e de polícia comunitária


Lembro a todos que continuaremos a ser militares estaduais, continuaremos a ser denominados "policiais militares", continuaremos a ter a designação "PM" na tarjeta, continuaremos a ser regidos pelas colunas mestras da hierarquia e disciplina, ou seja, sem perder a identidade de “policiais militares” e nem os direitos e vantagens conquistados, mantendo-nos fiéis aos valores e deveres que nos diferenciam como profissionais de segurança pública.


Por todo o exposto e por tudo que a proposta representará para o futuro de nossa Instituição e de todos nós, contamos com seu apoio e compreensão, pois temos a firme convicção que a alteração constitucional significará um novo marco para o Estado de São Paulo e para a Segurança Pública, que poderá retomar o brado declamado por Guilherme de Almeida e cantado pelos nossos cem mil homens e mulheres que atualmente a compõe que assim diz: “...seus passo deixam, fundo, na terra, rastro e raízes: é a Força Pública...”


"Força Pública, uma Instituição da grandeza de São Paulo".


Obrigado a todos pela colaboração.

Contem sempre com o Comando.


ALVARO BATISTA CAMILO

Coronel PM Comandante Geral

Comentários

  1. Proposta interessante.
    O conjunto das PPMM do País poderia ser considerada a "Força Pública Nacional" ou simplesmente "Força Nacional", de defesa interna e reserva do Exército.
    Cap PM Santos - Barra Bonita/SP
    jasantos@policiamilitar.sp.gov.br
    twitter.com/ttesantos

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o nome podera mesmo aproximar mais, pois a exemplo do rio grande do sul, lá temos a Brigada Militar, que é um orgulho dos gauchos, creio que nossa Força Pública em São Paulo tera o mesmo sucesso.

    ResponderExcluir
  3. A justificativa contrariou minha primeira impressão, que foi a de imediatamente lembrar que Força Pública era o nome da PM nos momentos mais sombrios da Ditadura Militar no Brasil.
    É claro que a ditadura perdurou também nas décadas de 70 e meados de 80 já sendo PM.
    Mas se a população em geral não fizer essa associação está ótimo, veremos até onde mudar o nome vai ajudar na confiança da população, nessa valorosa instituição que luta incansavelmente por essa confiança, afinal trabalha única e exclusivamente para o bem dos cidadãos.

    ResponderExcluir
  4. Parabenizo o Exmo Sr Cel PM Alvaro Batista Camilo, ingressei na Força Pública do Estado de São Paulo em 30 de setembro de 1969 e agora com orgulho volto a pertencer a nobre Força Pública. 1º Ten Res PM José Daniel Garcia, Jaú/SP.

    ResponderExcluir
  5. Meu sonho é ingressar na Polícia Militar do Estado de São Paulo;saí de Vitória-ES para realizar o concurso,foi muito sacrificado mas passei na primeira fase,tenho uma filha e eu e minha esposa estamos sem emprego,eu com 21 e ela com 22;agora é o teste físico,outra batalha,e vou vencer aí em São Paulo denovo,vou chorar de emoção se conseguir vestir a farda da instituição que tanto amo,até o poster do concurso da vunesp eu procurei mas nao encontrei para dar mais motivação e colocá-lo em meu quarto.Parabenizo o Coronel pela humildade,iniciativa e envergadura moral;que pude constatar em suas entrevistas e na criação do blog.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde dignissimo senhor comandante "Cel PM Alvaro Batista Camilo" venho atravez deste parabeniza-lo pelo trabalho de toda a policia militar do estado de São Paulo e especialmente aos policias do 22°batalhão que atendem aqui nossa região.
    Independente do nome "Policia Militar" ou "Força Publica" voces merecem todo o nosso apoio e nosso respeito pois são homem que arriscam suas proprias vidas em prol de uma sociedade. Gostaria de deixar aqui a minha admiração e o meu respeito por esses profissionais tão nobres que Deus os proteja e que os acompanhe em cada missão.
    E mesmo quando receberem as maiores criticas saibam que tem pessoa que admiram o seu trabalho e pode ter certeza aqueles que criticam precisaram ou ainda precisarão de seus trabalhos um dia.

    Aqui vai o meu abraço a todos os militares do Estado de São Paulo e um abraço especial aos militares do 2 Gp do 22° Batalhão que presta serviço aqui em nossa cidade.

    Sucesso a todos voces se Deus quiser um dia também serei uma policial em quanto isso fico aqui admirando-os e torcendo pelo sucesso de cada um.

    DENISE VIEIRA

    Guarei

    ResponderExcluir
  7. apóia a idea de voltar a se chamar força publica e seria melhor ainda se tirassem a desiganção (soldado,cabo e sargentos respectivamente)e denominassem apenas agentes de policia

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de levar ao conhecimento de VSª o excelente trabalho que realiza os Policiais Militares de Itapeva e Região, são profissionais que realmente gostam daquilo que fazem, um orgulo para a PM

    ResponderExcluir
  9. voltar ao nome de FORÇA PUBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO é bom , alem de que o nome dá muita sorte , poderia voltar tambem as divisas e insignias e o laço hungaro voltar a ser usado .

    ResponderExcluir
  10. Parabenizo o Sr. Coronel PM Comandante Geral Alvaro Batista Camilo pela excelente ideia de divulgação institucional personificada nesse espaço público de interação. São iniciativas que fogem às convenções e manuais que definem o perfil do novo oficialato, que está transformando nossa imagem junto às comunidades e nos aproximando da imagem de polícia realemente cidadã. Iniciativas que trazem em si, o gérmen de novos dias sem fragmentos e estigmas herdados de tempos esquecíveis. Parabéns à PMESP.
    Major QOPM BECKER - PMMA - Atualmente, Deputy Contingent Commander -UNMIT- Timor Leste.
    martins15@un.org

    ResponderExcluir
  11. Parabenizo o Sr Comandante Geral pelas corajosas iniciativas de elevar o bom nome de nossa quase bi centenária Instituição. Mudanças sempre causam uma rejeição a primeira vista, e nesse caso não é diferente, mas creio que é uma acertiva.
    Nossa Sociedade mudou e está mudando a todo instante, nossa Instituição não é diferente, pois nosso efetivo é oriundo desta mesma Sociedade que deseja respostas e providências coerentes no que tange a questão da Segurança Pública. Creio que continuaremos lutando, sendo leais e constantes sob o manto da proteção de Deus, com o apoio e credibilidade por parte de nossa Sociedade, coragem por parte de nosso Comando Geral, a satisfação do dever cumprido e envergando o novo nome "Força Pública".
    "Força oriunda do povo, para proteger o povo."

    ResponderExcluir
  12. SERA QUE A VERDADEIRA INTENÇÃO DE MUDANÇA DE NOME DE POLIIA MILITAR PARA FORÇA PUBLICA NAO SERA PARA APROVAÇÃO DA PEC 300 QUE INCLUI PARA BENEFICIO POLICIAIS MILITARES. SERÁ

    ResponderExcluir
  13. Um dos grandes problemas que o Brasil enfrenta em âmbito internacional, no que diz respeito à segurança pública, é justamente a vinculação que muitos estrangeiros fazem entre o nome "Polícia Militar" com as polícias das forças armadas.

    Isso acaba criando uma série de contratempos internacionais, sempre com este ou aquele relator, de um ou outro organismo internacional, dizendo não ser recomendável que militares exerçam funções de polícia junto à população civil.

    Isso não acontece com outras polícias militares que não ostentam esse nome, tais como a Gendarmerie francesa, Carabinieri italiana, Guarda Nacional Republicana portuguesa, Guardia Civil espanhola, Royal Marechaussée holandesa, entre outras. Todas elas polícias, e militares.

    Creio que o retorno ao nome "Força Pública" seja um primeiro grande passo para mudarmos essa situação.

    fernandoviana@policiamilitar.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  14. Certamente, em primeiro momento poderá causar resistência ou rejeição com relação a nova denominação da Instituição policial-militar. Contudo, os frutos que futuramente serão colhidos por toda a sociedade, serão de grande valor, e sendo esta, uma mudança em busca de melhorias, que seja investida tal mudança. É válido salientar que a nossa sociedade, de qualquer forma, estará sempre esperando respostas rápidas e sensatas às questões que abrangem o dia-a-dia de cada cidadão, até mesmo de um policial militar. Assim sendo, este é o momento de inovar, juntamente com a sociedade, e as mais altas e competentes autoridades, a fim de reunir condições favoráveis, no conjunto que envolve toda a problemática da segurança pública do Estado. A Instituição continuará buscando a excelência dos seus serviços, jamais desistindo da luta diária, conquistando desta forma, o respeito de cada cidadão, pelo excelente desempenho do seu papel. Juntos somos uma Enorme "Força", a força de todos e para todos, "A Força Pública".
    Parabéns Cmt Geral PM Álvaro Batista Camilo
    Torço pela Instituição, pois é séria, e acredito na boa vontade e postura de V. Sª.
    Sd PM Cristina
    email.: jcristinagomes@policiamilitar.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  15. Como já caminhamos por longos e longos anos, vendo e vivendo mudanças, que em primeiro plano, nos são apresentados de forma a nos fazer acreditar que a intenção é a melhor e mais pura,visando sempre benefícios aos maiores interessados que são o povo da sociedade e o policial militar, este, o maior cliente do produto que vende. Vemos com certa desconfiança essa mudança,pois quando o ato se concretiza, vem sempre acompanhado de uma decepção porém, se realmente, o que está sendo apresentado, tiver essa total e irrestrita boa intenção e seja para o real bem de todos.Que seja bem vinda. E sucesso Coronoel Camilo, pela iniciativa. Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela iniciativa. Isso refletirá em melhoras para a nossa nobre instituição.

    ResponderExcluir
  17. Quero parabenizar nosso exmo cmt cel Camilo pela grandeza em que defende os interesses da nossa corporação,e também da nossa sociedade tudo o que for feito para a melhoria de nossos homens e mulheres sera sempre bem vindo CMT, e se a intenção é resgatar a historia da nossa querida corporação o senhor tem todo meu apoio.sou sd pm temp e espero um dia ingressar nas fileiras da corporação em definitivo

    ResponderExcluir
  18. Por todo o exposto e por tudo que a proposta representará para o futuro de nossa Instituição e de todos nós, contamos com seu apoio e compreensão, pois temos a firme convicção que a alteração constitucional significará um novo marco para o Estado de São Paulo e para a Segurança Pública, que poderá retomar o brado declamado por Guilherme de Almeida e cantado pelos nossos cem mil homens e mulheres que atualmente a compõe que assim diz: “...seus passo deixam, fundo, na terra, rastro e raízes: é a Força Pública...”
    _____________________________________________

    Conforme decreve as ultimas linhas do comentário do Comandante Geral, nós como Policiais Militares carregamos sobre os ombros um legado de honras e glórias que pertencem a Força Pública...
    Deixo aqui minha contribuição, para que se inspire um slogan " Força Pública, braço forte mão amiga"
    Até mais.

    ResponderExcluir
  19. Parabenizo o sr CelPM Camilo pela sua brilhante iniciativa,vejo que será muito bom ser instituida a Pm de SP "FORÇA PUBLICA" mas gostaria mesmo que a denominação" MILITAR" não mas existisse uma vez que ao meu ponto de vista "MILITAR" teria que ser utilizado somente nas FORÇAS ARMADAS, preservariamos a hirarquia e disciplina mas que fossemos tidos outros direitos do cidadâo comum que nao temos como direitos "POLITICOS" que não temos em virtude de sermos "MILITARES".fora isto Sr CMT o senhor esta de parabes.

    ResponderExcluir
  20. SOU POLICIAL MILITAR DESDE 1986, MEU AVÔ FOI DA FORÇA PUBLICA, MEU TIO E MEU PAI PERTENCERAM A FORÇA PUBLICA E POSTERIORMENTE A POLICIA MILITAR, PORTANTO NÃO IMPORTA O NOME E SIM A FORTE INSTITUIÇÃO A QUE PERTENCEMOS, E CONTINUAR A SER ESSA GRANDE CORPORAÇÃO

    ResponderExcluir
  21. Sr Comandante,
    Gostaria de parabenizá-lo por este Bloge onde o cidadão e o proprio PM tem oportunidade de comunicar com seu Chefe, o Cmt Geral. Aqui em MG não temos esta oportunidade, tudo é através do "Canal de Comando", e mesmo assim a mensagem não chega ao final. Existe o Conselho Nacional de Cmt Gerais das PM. Sugiro a V.Exa. para apresentar esta sugestão aos demais Comandantes. (Militar da Reserva PMMG)

    ResponderExcluir
  22. Nos primórdios da criação das polícias militares no Brasil, essa denominação "Força Pública" era utilizada por quase todas as Polícias, nada mais justo e apropriado, tendo em vista que, o povo precisava de uma força pública para lhes defender. Já havia uma desordem na sociedade brasileira, dai a Corte Real criou nos moldes da Guarda Real de Polícia de Portugal uma força pública para manter ordem pública no Rio de Janeiro. Sua idéia é ótima, Cmt Geral da PMSP. Quando criança, tive a oportunidade de ver na minha cidade de origem, Teresina-PI, a Polícia piaiuense usar esse nome. Inclusive, o antigo Quartel do Comando Geral, que virou museu, ostenta até hoje na sua fachada o nome: FORÇA PÚBLICA. Já há sugestões aqui em Brasília-DF, entre políticos e o povo, para mudar a denominação da Polícia Militar. A população sente um resquício da ditatura militar com esse nome "Militar". Seria bom que fosse adotada para todas as polícias do Brasil, a FORÇA PÚBLICA. Gostei da sugestão. Subtenente PM J. Rodrigues - PMDF.

    ResponderExcluir
  23. Sr Cmt, estou quase no fim de minha caminhada nesta gloriosa Corporação. meu Pai pertenceu a Força Pública e sentia muito orgulho de vê-lo envergando a farda. Espero, ainda estar na ativa, quando ocorrer a mudança, pois me sentirei muito orgulhoso de pertencer a esta família "FORÇA PÚBLICA. Parabéns pela iniciativa. Sgt PM Maloni (COPOM/SP)

    ResponderExcluir
  24. "FORÇA PUBLICA"
    Trabalhando Dia e Noite para võce, assegurando a tranquilidade e a proteção da sociedade Paulista. Sgt PM Cesar UIS/CPI-1

    ResponderExcluir
  25. meu pai pertenceu ao efetivo da força publica,sempre acreditei que o nome força pública deveria retornar para que os feitos heroicos da milicia bandeirante, nunca fossem esquecidos,pois como bem disse o poeta, seus passos deixam fundos na terra, rastros e raizes, é a FORÇA PUBLICA.Me sentirei muito honrado e orgulhoso em pertencer à Força Publica do Estado de São Paulo CAP PM ELIDIO do 48º BPM/I

    ResponderExcluir
  26. gostei muito da proposta de voltar com o nome de "Força Pública".
    Ao Exmo Cel PM Álvaro Batista Camilo, meus sinceros parabéns pela sugestão,e que todos os colegas de farda sintam orgulho de tornar a defender um nome tão histórico .

    ResponderExcluir
  27. Muito Boa iniciativa, esperamos melhorias em todos os sentidos, tanto no atendimento ao Público como também no reconhecimento do trabalho dos Policiais, sonhamos com uma Polícial parecida com as de primeiro mundo, Japão, Eua, Canadá..., sentiremos muito honrados e orgulhoso em pertencer à Força Publica do Estado de São Paulo Sgt UMBERTO do 35º BPM/M, vamos lá Gloriosa!

    ResponderExcluir
  28. Parabenizo o Sr Comandante Geral pela iniciativa.

    Gostei muito a volta do nome Força Pública. Gostei mais ainda, que não vai mudar o nome na tageta,e vai ficar o mesmo(Sd "PM" Temp).

    Hoje sou Soldado PM Temporário, e futuramento um Soldado PM Efetivo.

    Uma Otima Tarde.

    ResponderExcluir
  29. Parabenizo também nosso Excelentíssimo Comandante Geral pela brilhante inciativa.
    Quando nasci nas fileiras da Corporação (final dos anos 70) acredito que o Espirito da Força Pública,ascendia em nossas mentes e até hoje para mim permanece. Hoje prestes a deixar as fileiras, participei até com sugestões do slogan e tenho até desejo de criar logotipo.

    Boa tarde!

    arogerio@polmil.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  30. Boa iniciativa, esperamos melhorias em todos os sentidos, tanto no atendimento ao Público como também no reconhecimento do trabalho dos Policiais,e no relacinamentos interpessoal do publico interno,sentiremos muito honrados e orgulhoso em pertencer à Força Publica do Estado de São Paulo!SD PM walder.

    ResponderExcluir
  31. Não era nascido ainda nesta época,porém sempre ouvi muitas histórias a respeito da Força Pública,através do meu tio que hoje é Ten da reserva.E através dele pude descobrir o valor que se tinha e a força da instituição, denominada Força Pública.Um grande orgulho para o Estado de São Paulo o qual sou fã inveterado e para o nosso País.Obrigado ao Srº Cel por resgatar isto novamente,forte abraço.

    ResponderExcluir
  32. ACHO QUE O NOME MAIS ADEQUADO SERIA " FORÇA POLICIAL" E DEVERIAM SER ACRESCENTADO MAIS UMA ESPECIALIDADE NA AREA DOS BATALHOES A FORÇAS ESPECIAIS OU FORÇA ESPECIAL UMA FORMA DERIVANTE DE FORÇA TATICA COM VIATURAS MENORES COMPOSTA DE NO MINIMO 3 OCUPANTES, COM O REQUISITO MINIMO " SER HABLIATDO EM DIREÇAO PREVENTIVA.....E TAISER

    ResponderExcluir
  33. Sgt RAIMUNDO - 29º BPM/I - 1ª Cia26 de março de 2010 às 10:56

    Exmo Sr Cmt G,é muito bom participar desse momento histórico de mudanças na corporação e respeito a democracia, onde todos tem um canal aberto de comunicação com o seu Comandante Geral. É oportuno e muito bem vindo à Sociedade Bandeirante o resgate as suas origens, desde 1831, do nome da Corporação Policial, conforme preconiza a nossa eterna canção: "...é a Força Pública".
    Parabens. Sgt RAIMUNDO - 29º BPM/I - 1ª Cia

    ResponderExcluir
  34. Parabenizo o Cmt Geral pela iniciativa com relação a denominação da Força Pública....pena que nosso governantes só lembram da segurança pública com o intuíto eleitoral somente....não reconhecem nossa importância de forma alguma...Basta lembrar o que ocorre em Brasília....Por isso ratifico meus elogios ao Cmt Geral que tem trabalhado arduamente pra oa menos levantar o moral da tropa paulista tão desmerecida e desvalorizada pelos nossos governantes....Obrigado

    ResponderExcluir
  35. SD PM GLEIDSON 1ª CIA 39º BPM-M28 de março de 2010 às 05:00

    ATITUDE MUITO NOBRE DA PARTE DE NOSSA SRº CMT POPIS RESGATARA A HISTORIA DE NOSSA POLICIA. PARABENS PELA INICIATIVA CONTAMOS COM ISSO

    ResponderExcluir
  36. todos nós ficamos sempre com um certo receio das mudanças, e de uma certa forma sempre temos que estar preparados, faz parte do aperfeiçoamento da evolução; o termo "força" já diz por si só. muito boa a atitude; que venha a nossa gloriosa FORÇA PUBLICA.

    ResponderExcluir
  37. Ola bom dia queria parabenizar os policiais da 3ªcia do 3ºBPMM, que vem realizando um otimo trabalho aqui no bairro Planalto Paulista, onde que até uns dias atrás tinha até medo de sair de minha residencia, mas hoje com a presença e participação dos policiais na minha região, só tenho a agradecer esse empenho, dedicação e amor ao trabalho policial militar, parabéns pelo ótimo trabalho e que continue assim.....obrigado excelentíssimo coronel pelo trabalho que seus policiais militares desempenham aqui na minha região. obrigado.

    ResponderExcluir
  38. EXMº SR CMTE GERAL PARABENS PELA ESPERANÇA QUE NOS TEM PASSADO APESAR DE SABERMOS QUE TAMBEM É VITIMA DE SONHOS E ILUSÕES, MAS LUTAMOS PELO AMOR A VIDA E DIGNIDADE HUMANA ISSO NINGUEM PODE NOS TIRAR DO CORAÇÃO QUANTO AO RESTO DEUS TUDO VE E TUDO COBRARA NO DEVIDO TEMPO A QUEM DE DIREITO SOMOS HUMANOS TAMBEM E TEMOS FAMILIA MAS NÃO SOMOS VALORIZADOS COMO TAL, POREM NOS É COBRADO ISSO, E NADA VAI NOS SEPARAR DO AMOR QUE TEMOS PELA NOSSA GLORIOSA INSTITUIÇÃO POLICIAL MILITAR ANJOS E GUARDIÃES DO DIA E DA NOITE FOMOS ESCOLHIDOS POR DEUS AMEM , PARABENS QUE DEUS O ABENÇOE PELAS PALAVRAS DE ESPERANÇA E CONFIANÇA EM SEUS COMANDADOS CONTE CONOSCO DIGNISSIMO CORONEL SEMPRE DEFENDEREMOS A NOSSA DIGNIDADE E HONRA E ORGULHO DE SERMOS POLICIAIS MILITARES MESMO DESVALORIZADOS ESTAREMOS LA PARA DEFENDER AQUELES QUE NOS PISAM E MALTRATAM NOSSA FAMILIA POIS O QUE FAZEM A NÓS FAZEM A DEUS ELE NOS SEPAROU PARA OSTENTARMOS A FARDA E DEFENDERMOS A SOCIEDADE BRASILEIRA E ESTRANGGEIRA JA QUE NO BRASIL TEMOS TODAS AS LINGUAS E NAÇÕES PRESENTES JUNTO A NOS E MESMO FORA DO PAIS TEMOS REPRESENTANTES

    ResponderExcluir
  39. Parabens ao Sr Cmt Geral pela iniciativa. A alteração do nome da nossa corporação com certeza estreitará os laços com o cidadão de bem facilitando assim nosso trabalho e valorizando a instituição e o bom policial, contudo esperamos campanhas com o mesmo afinco, no sentido de que nosso digníssimo governador passe a olhar por nossos policiais com respeito e nos dê um soldo digno da responsabilidade que abraçamos diuturnamente!

    ResponderExcluir
  40. Parabens pela iniciativa e coragem, defender direito de policiais hoje em dia é tido como afronta mas os policiais militares são pessoas com sentimentos, e necessidades tambem, fazem parte dos direitos da Constituição Federal, são humanos, e merecem serem recohecidos como tal, isso é muito mais importante que troca de nomes de \Organizações, mas o Senhor esta fazendo sua parte parabens, que os politiocs brasileiros aprendam com essa instituição o que é moralidade transparencia, dignidade, e dedicação a causa publica parabens Policia Militar de São Paulo e do Brasil, voces são herois anonimos onde todos precisam mas não valorizam, Força Publica/Policia Militar, enfim voces são imortais, Deus vos abençoe e lhes conceda uma grande e merecida benção Deus vos proteja, vossas familias se orgulhem muito de voces pois são valentes de todas as formas, no lar e na rua, valentia de honra, comprometimento, dignidade, carater, e tudo que deveriamos ter em nossos corações, brilhem sempre nunca se apague vossas luzes divinas.parabens Alambari/SP, por ter esses policiais em favor de vos, poucos mas com qualidade

    ResponderExcluir
  41. UM DIA INGRESSAMOS, E UM DIA VAMOS SAIR DA GLORIOSA, MAS SEUS PRINCÍPIOS E VALORES LEVAREMOS CONOSCO, SEJA POLÍCIA MILITAR OU FORÇA PÚBLICA, O IMPORTANTE É SERVIR, COM AMOR, COM DIGNIDADE E ACIMA DE TUDO COM O CORAÇÃO, PRIMANDO PELO PROFISSIONALISMO E HONRA, DESDE O 1º ANO AO 30º ANO, SOMOS SERES HUMANOS, E HONRADOS POR ENVERGAR ESSA FARDA, QUE TRAZ EM SI MUITAS GLÓRIAS E ALEGRIAS. PARABÉNS AO CMDO GERAL.

    ResponderExcluir
  42. Estamos Orgulhosos de te-lo como nosso Comandante Geral, suas palavras de esperança e estimulo nos tem criado conforto e confiança mais amor ainda pelo que fazemos em prol da sociedade e de nós mesmos (Somos celulas tirado da Sociedade) para servir bem e com total dedicação esperando de retorno uma consciência tranquila e de dever cumprido a cada dia em prol do nosso semelhante. Isso é um Dom de DEUS, (amar ao proximo como a si mesmo) Deus abençoe o Senhor digníssimo COMANDANTE GERAL, Força Pública ( Força do Povo ) é merecido a nossa população paulista tal nome pois somos representantes dos anceios da população força essa que elas nos concedem para defende-las dos reprobos (pessoas que não respeitam os dereitos do semelhantes ) ao qual muitos defendem seus direitos e esquecem os direitos das afamilias que pagam seus impostos e vivem de maneira ordeira e digna. Ai a importancia da Força fardada preparada respaldada na legalidade para defender os direitos da população uma vez que so essa força realmente luta dentro do possivel e ate impossivel para cumprir suas missõescom grande garbo e amor . parabens pela coragem e honra digno Coronel.

    ResponderExcluir
  43. Muito boa iniciativa, tomara que esta mudança tambem reflita no conhecimento e na valorização do cliente interno que somos nós, e que possa também gerar uma maior aproximação dos cmdos com seus comandados, pois ainda há na cabeça de alguns uma certa dificuldade em enchergar que a Nossa Gloriosa instituição está mudada.

    ResponderExcluir
  44. Isso é Brasil, falam tanto do regime militar, mas é com esses herois que sempre mantiveram o respeito aos que caminham na justiça, agora politica (Democracia) só existe quando temos pessoas serias, honestas, dignas, infelizmente no meio politico do noso Brasil não existe tais pessoas, mas ainda há esperança Força Publica, Gloriosa, Digna de respeito, amor e dedicação ao povo quem dera se os politicos do Brasil fizessem curso de moralidade junto a esses homens de farda quem dera, teriamos um Brasil Gigante cheio de Vida de Paz Amor e esperança, mas deixa pra la, parabens Policia Militar ou Força Publica, voces são muito especiais para o povo Brasileiro, mesmo que não vos dão o devido valor que merecem, mas ainda são nossas esperança, todos param reviindicam seus melhores salarios e direitos vocces mesmos injustiçados saiem as ruas expondo voças vidas e trabalham não param são valentes guerreiros da causa publica. Amamos voces nos o povo que não tem coragem de se manifestar em favor de todos os nossos policiais militares Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  45. Feijo e Tobias legalistas dos cento e trinta e trinta e um. que linda poesia. se Eles estiverem vendo estão saltando de alegria em saber que renace nossa gloriosa FORÇA PUBLICA. Parabens Senhor Coronel Comandante Geral da Policia Militar de São Paulo. Parabens povo Paulista dde ter uma policia tão digna como essa. Viva a Nossa Gloriossa Força Publica.

    ResponderExcluir
  46. Perdoe me mas não quis dizer legalista e sim Idealistas pois legalista não tem nada a ver com tão dignos homens da farda chamada esperança vida paz e confiança. Viva a Força Publica.

    ResponderExcluir
  47. ATITUDE MUITO NOBRE DA PARTE DO NOSSO CMT GERAL RESGATARA A HISTORIA DE NOSSA POLICIA. PARABENS PELA INICIATIVA.
    CB PM REF ALVARO
    AUTOLIDER@NETSITE.COM.BR

    ResponderExcluir
  48. ATITUDE MUITO NOBRE DA PARTE DO NOSSO CMT GERAL RESGATARA A HISTORIA DE NOSSA POLICIA, PARABENS PELA INICIATIVA.

    ResponderExcluir
  49. Enviei e mail p fale conosco conforme o senhor orientou para fazer ontem em Barueri.
    Julio Cesar Salvador guardacivildecotiasalvador@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Sábia e oportuna a mudança de nomenclatura da PM de São Paulo, acredito que todos os Estados da Federação deveriam mudar ou acrecentar o nome de suas polícias militares, pois como policial militar percebo que os resquícios da ditadura ainda refletem na desconfiança, descrédito e no tratamento hostil por parte da comunidade para com o nosso policial.
    Em França, como bem falou, lá existe o chamado GUARDA DA PAZ, criado na Revolução Francesa de 1789, onde o povo massacrado pelo poder absolutista da monarquia, com seus altos impostos e tratamentos desumanos e arbitrários por parte dos seus funcionários deixaram de servir a um Rei e passaram a servir ao povo, única fonte de poder que o exerce por meio de seus representantes eleitos diretamente. Portanto nesse país a missão da polícia é estritamente regulamentada em sua Constituição não admitindo que Atos unilaterais de Chefes de Estado venham a desviar a finalidade da missão constitucional da sua força de segurança e guarda da paz, ou seja, garantidor dos direitos fundamentais do cidadão.Coisa que aqui no Brasil estamos ainda engatinhando.

    ResponderExcluir
  51. Ola comandante, parabens pelo seu trabalho... mas vou usar esse canal de comunicação para dizer ao Sr. que assista melhor a cia 19M, muita coisa errada ocorre por la.

    ResponderExcluir
  52. Bom Dia! Sr. Comandante.

    Meu nome é willian, e gostaria muito de tirar algumas duvidas da policia militar de SP.
    Tenho um grande sonho de fazer parte dessa familia que tanto eu admiro e respeito, em 2008 prestei o concurso e quando chegou na fase do exame medico, fui reprovado pelo motivo da minha tatuagem.
    Tenho duas uma nas costas que é um tigre e outra na cintura pelvis, a tatuagem das costas concordo que ela é grande, mais ela ñ aparece se eu estiver fardado ou se estiver com roupas de educação física. Essas duas tatuagens fiz na época em que morei no japão e seu significado ñ afronta a politica da PM, pois ela apenas significa as caracteristica de um tigre, que é uma pessoa teterminada e objetiva.
    Fico muito triste em saber que por causa disso o meu sonho pode dar errado é muito ruim ter esse sentimento de derrota!

    Afinal o policial pode ter ou ñ tatuagem, já vi policias com tatuagem amostra usando a farda, principalmente quando ela fica no braço. O que eu acho estranho é que pra entrar a pessoa ñ pode ter, mais quando entra ela pode fazer, isso ñ é justo com os candidatos!

    De coração, gostaria da sua ajuda!

    Obrigado!

    Meu e-mail:

    will_verdes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Ótima idéia (FORÇA PÚBLICA) mas com esta cor de fardamento nada haver se é pra mudar que faça voltar aquele saudoso <4º uniforme> que desapareceu com este fardamento azul. Gostaria de vê-los novamente.mudança só no nome é como mudar o nome ( PRAÇA DA SÉ ) para (PRAÇA JOÃO XXIII).

    ResponderExcluir
  54. BOA TARDE SR CMT GERAL, ADMIRO V. EXCELENCIA EM QUERER ALTERAR O NOME DA NOSSA GLORIOSA CORPORAÇÃO O QUAL TAL MUDANÇA DEVERÁ AUMENTAR O CONTATO COM A POPULAÇÃO. AGRADEÇO TODAS AS MENSAGENS DE ORIENTAÇÕES E AGRADECIMENTOS QUE O SR. TRANSMITE VIA REDE RÁDIO, FATO ESTE QUE RESULTA EM COMENTÁRIOS ELOGIOSOS AO sr.

    ResponderExcluir
  55. Ao Comandante Geralda policia Militar.
    Alvaro Batista camilo.

    ResponderExcluir
  56. A reportagem do SBT (Conexao Reporter - Cabrini) do dia 11/01/12 é perniciosa. Atenta contra o policial - por puro censacionalismo e feroz por ibope - quase destruiu a vida de um trabalhador. Todos os policiais tem que ter vergonha na cara e nunca mais colaborar com esses reporteres.

    ResponderExcluir
  57. Comandante a grande corporação nesse momento ira ficar muito feliz, se for aprovado o aumento de vagas de sub tenentes , tenho a certeza que a menos tempo o praça seria promovido e muitos não aposentariam tão cedo, acompanho a força e nunca vi um comando trabalhar tanto para o bem estar da tropa, mas essa vitoria de aumento de vagas sera uma satisfação imensa que valorizara o estudo e a vontade de realmente seguir a carreira abraço apenas um praça que ama essa corporação

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caso o(a) Senhor(a) se identifique (o que não é obrigatório) a Instituição responderá à solicitação apresentada