A Polícia Militar na Gestão para a Qualidade




A Polícia Militar do Estado de São Paulo, ao longo dos seus quase 178 anos de existência, sempre primou por uma condição de adequação ao tempo e circunstâncias para melhor servir, e, nesta linha, em 1996 adotou a gestão para a qualidade, definindo processos e padrões, com a utilização de ferramentas modernas de administração para planejamento, organização, liderança e controle.

O sistema de gestão utilizado pela Polícia Militar de São Paulo é o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), estabelecido pelo programa de avaliação em três fases: autoavaliação, certificação e reconhecimento.
A aplicação da Gestão à Corporação está calcada em três princípios: Polícia Comunitária, Doutrina de Direitos Humanos e Gestão para a Qualidade. E, esses pilares estão presentes como reflexo nas ações diárias pró-ativas de cada policial militar, condição para o exercício desta profissão que é, em essência, altruísta.

O suporte doutrinário é o sustentáculo da imagem da Polícia Militar quando revelada e exercida pela linha de frente, no desempenho da manutenção da ordem pública, transmitida em ações de segurança à sociedade. Para tanto, o Policial Militar, desde a sua formação, firma-se a necessidade de se ter um profissional que atue sempre de forma imparcial, evitando qualquer tipo de preconceito ou discriminação. Constrói-se, desta foram, um compromisso de atuação profissional nos seguintes termos consolidados a toda a Polícia Militar do Estado de São Paulo, absorvidos por todos os seus níveis: “Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana”.


Tão importantes são os preceitos que regem a atuação da Polícia Militar, que é através dos princípios de Polícia Comunitária que se alcança a estratégia e a aplicação do policiamento planejado, contando com a aproximação com a comunidade. Pois somente ouvindo a comunidade que se pode conhecer os problemas e transtornos que afetam o bem-estar das pessoas, resultando na aplicação lógica do policiamento: identificar estrategicamente, locais e horários para a melhor alocação humana e material objetivando viabilizar o policiamento que agregue confiança e eficácia.


A Doutrina de Direitos Humanos é o que constrói o eixo do respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana, o que impulsiona o sentimento policial em garantir a convivência pacífica, ordeira e igualitária.
Para a Polícia Militar o pensamento sistêmico é mais facilmente demonstrado e compreendido pelas pessoas de uma organização quando esta adota um sistema de gestão e o dissemina de forma transparente, com monitoramento por meio de autoavaliações sucessivas. O sistema de gestão da Polícia Militar do Estado de São Paulo está compartimentado da seguinte forma:


- Gestão de Pessoas;

- Gestão de Logística;

- Gestão de Finanças;

- Gestão de Tecnologia de Informação e Comunicação;

- Gestão do Conhecimento;

- Gestão Operacional; e

- Gestão da Comunicação Social.

Comentários

  1. Bom dia!
    Parabéns pelo blog e pelas matérias!

    Tenho muito orgulho da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo!

    Desde pequeno sempre gostei muito e sempre tive também muito orgulho do meu pai, que é Cabo do Corpo de Bombeiros aqui de Limeira-SP.

    Agora em 2009 vou prestar o concurso, vou estudar e treinar bastante, pois quero muito fazer parte da PM e poder dedicar minha vida protegendo e salvando vidas!

    Abraços e que Deus proteja a todos!

    ResponderExcluir
  2. Olá senhor comandante...gostaria de novamente cumprimenta-lo pelo Blog, infelizmente fiz um comentário e não o vi postado...será que é porque esqueci meu nome?? mas outros, que não estavam, foram posteriormente postados.

    estava lendo este novo post e vi ..."desde a sua formação, firma-se a necessidade de se ter um profissional que atue sempre de forma imparcial, evitando qualquer tipo de preconceito ou discriminação."...
    Agora faço a mesma pergunta que outrora havia feito...
    onde esta a dignidade do homem/mulher policial militar???
    venho de um família que tenho parentes Policiais Civis e Militares, por estas e outras, conheço perfeitamente a vida desses batalhadores..

    Mas eu não vejo essa felicidade, essa "qualidade" em se primar pela "qualidade" de vida e dignidade desses heróis...onde seus salários não "condizem com essa realidade" onde existem policiais que não tem residência, moram de aluguel, muitas vezes próximos de quem estes combatem...
    o que dizer...??? isso não seria um preconceito ??
    Gostaria de saber??? quando vão fazer desses hérois pessoas dignas???
    quando vão trata-los da mesma forma que querem que estes tratem as pessoas da comunidade...?

    Aprendi com meus pais que antes de querer tratar alguem de fora bem eu tenho que TRATAR OS DA MINHA CASA BEM...pois assim, lá fora é mais fácil...

    Gostaria de uma resposta....

    ResponderExcluir
  3. Prezada Melissa,

    Obrigado pelas suas palavras e por externar com sinceridade seu ponto de vista. Não respondi antes por pura falta de tempo.

    Realmente o profissinal de polícia precisa ter dignidade para trabalhar, assim como qualquer outro profissional. Isso é condição para o desempenho para um bom trabalho e para a busca da excelência.

    Contudo, a dignidade se faz com um bom ambiente de trabalho, com infraestrutura para trabalho, com apoio e principalmente com respeito dos superiores. Isso não quer dizer que não faz parte dessa dignidade um bom salário.

    As ações que estão na minha competência estão sendo executadas: infraestrutura por exemplo, não falta colete, arma, munição, algema, viatura, treinamento, orientação para nosso policial militar.

    Quando percebo algum preconceito e discriminação, trato de corrigi-la imediatamente, como foi o caso da identificação das mulheres policiais que tinham a expressão "Feminino" no nome e não tem mais.

    Também não falta reconhecimento, elogiamos sempre que merecem, faço o Café com o Comandante para reconhecê-los perante a família, visito as unidades, converso com todos, procuro mantê-los informados de como cuidar melhor da sua vida para serem mais felizes e terem mais qualidade de vida.

    Também trabalho forte para conseguir melhoria salarial. Nessa questão, posso informar que já encaminhei na última sexta-feira, proposta de correção do ALE, pleiteando sua elevação para quem está nas cidades menores e incorporação. E, para não gerar falsas expectativas, reforço que é uma proposta, mas é para você e todos saberem que estamos trabalhando.

    Assim, Melissa, procuro "TRATAR OS DA MINHA CASA BEM", para que todos se sintam melhor, trabalhem melhor e façam um serviço de maior qualidade a cada dia, sempre visando nosso cidadão, que em última análise, são nossos filhos, somos nós mesmos. Tenho certeza e eles também, de que "sempre é possível fazer mais e melhor".

    Todas as minhas ações, as faço com muita vontade, dedicação e entusiasmo, pois tenho a consciência de que tenho os melhores homens e mulheres de qualquer instituição. Tenho homens e mulheres que estão dispostos a entregar a própria vida em prol do cidadão de São Paulo e isso não tem o que paga. Isso é que me dá mais energia para "brigar" sempre por eles.

    Por isso que sempre termino minhas orientações informando que eles podem sempre "contar com o comando".

    Obrigado pela sua participação.

    Alvaro Camilo
    Coronel PM Comandante Geral.

    ResponderExcluir
  4. Olá comandante Geral
    Cel PM Alvaro Batista Camilo, sou o Cabo Azevedo da PM da Paraiba, estava navegando na e por felicidade minha encontrei esse seu maravilhoso blog, agora serei seguidor dele, ao mesmo instante quero convida-lo pra nos fazer uma visita e quem sabe ser nosso seguidor também. Estamos as ordens Cabo Azevedo
    www.rondadosertao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Senhor Comandante ds policia Militar do Estado de São Paulo, estou fazendo o CAO, no Rio Grande do Norte, preciso que o Senhor se for pssível, ao endereço martinsronaldomartinsdasilva@gmail.com algumas informações sobre o modelo de gestão empregado na PMSP. Sou Capitão da Policia Militar do Estado de Roraima.

    ResponderExcluir
  6. boa noite,eu sempre dive orgulho da policia militar e o corpo de bombeiros.nao e atoa que agora eu quero ser um dele,vou fazer o concurso para pm ,e escolhi para fazer a prova em itajai.mas nao conhoso muita coiza pra la,se alguem poder passar o endereco de onde vai ser a prova o dia eu ja sei,so nao sei o lugar em itajai.se for posivil me responder eu agradeco de coracoa.que deus abrencoe dos voces.

    ResponderExcluir
  7. Nobre Comandante.
    Quero parabeniza-lo pela iniciativa e criação do blog.
    Tenho certeza que sera muito util para todos os integrantes desta gloriosa corporação policial militar.
    Parabens.

    Marcio Bernardes 26 BPM/M.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caso o(a) Senhor(a) se identifique (o que não é obrigatório) a Instituição responderá à solicitação apresentada

Postagens mais visitadas